Tempo em Portugal na próxima semana com gota fria e intrusão maciça de poeiras do Saara. Eis as regiões mais afetadas
A descolagem de uma gota fria em direção ao Cabo de São Vicente produzirá uma mudança no estado de tempo em Portugal. Espera-se uma intrusão maciça de poeiras do Saara e alguns aguaceiros, por vezes de lama, e potencialmente acompanhados de trovoada.
A crista subtropical responsável pelas temperaturas elevadas tem os dias contados. A partir de amanhã - segunda-feira, 18 de março - enfraquecerá e deslocar-se-á para leste.
Na madrugada de quarta-feira (20), todos os olhos estarão postos no aparecimento de uma gota fria ao largo da costa de Portugal continental - situada a sudoeste do Algarve, entre o Continente e a Madeira - que poderá provocar algumas mudanças no estado do tempo: a mais significativa delas sendo uma intrusão maciça de poeiras do Saara.
De acordo com as previsões mais recentes, prevê-se que a gota fria se situe perto do Cabo de São Vicente, migrando posteriormente para Marrocos e para perto das Canárias. Na sua movimentação poderá arrastar uma massa de ar carregada de poeiras do Saara, o que tornaria o céu bastante turvo no Continente.
Para o fim de semana, vislumbra-se a possível chegada de uma depressão vinda de norte que poderia trazer uma nova mudança de tempo a muitas regiões.
Semana seca no Continente, mas com alguns aguaceiros de lama, potencialmente acompanhados de trovoadas
Atualmente, a incerteza sobre a intensidade e a distribuição da precipitação é elevadíssima devido ao carácter caótico inerente às gotas frias. Qualquer pequena variação na posição das gotas frias pode ditar alterações enormes nos mapas de chuva.
De acordo com os mapas de tendência de precipitação do ECMWF, a semana será seca a muito seca nas três unidades territoriais de Portugal (Continente, Açores e Madeira), com as anomalias de precipitação negativa mais acentuadas nas 9 ilhas açorianas e em grande parte das Regiões Norte e Centro.
O valor mais elevado de precipitação acumulada até sábado rondará somente 12 mm
O modelo Europeu prevê pouquíssima precipitação em Portugal continental esta semana. Uma esmagadora maioria das regiões da nossa geografia não só não registará chuva, com o tempo seco a assumir-se como tónica dominante do ponto de vista meteorológico, como o valor mais elevado de precipitação acumulada até sábado (23) deverá rondar somente os 12 mm, previsto para o distrito de Lisboa.
Acima verifica-se a quantidade escassa de precipitação acumulada prevista para esta semana e a sua respetiva distribuição no nosso país, segundo o modelo de referência da Meteored.
Os aguaceiros, geralmente fracos e dispersos, serão mais prováveis nos dias de segunda (18) no Norte e Centro, sobretudo no interior e durante a tarde nas zonas montanhosas, onde também poderão ir acompanhados de trovoada.
Na terça (19) prevê-se possibilidade de queda de precipitação ao final do dia no litoral a norte do Cabo Carvoeiro. Na quarta-feira (20) os aguaceiros poderão surgir nas Regiões Norte e Centro, especialmente nas zonas mais próximas à costa atlântica, sobretudo durante a manhã tendendo a dissipar-se durante a tarde.
A partir de quinta-feira (21) não se vislumbra precipitação, mas os efeitos associados à sempre errática gota fria serão outros. O que está em causa?
Poderá registar-se uma intrusão maciça de poeiras do Saara
Se a gota fria se alongar para oeste de Portugal continental, arrastará uma massa de ar carregada de poeiras em suspensão. O índice de qualidade do ar da Meteored alerta para a má qualidade do ar em muitas zonas do país. Este fenómeno deve ser monitorizado com atenção.
Temperaturas de até 25 ºC, mas com acentuado arrefecimento noturno
Na segunda (18) e terça-feira (19), as máximas ultrapassarão os 20 ºC nas Regiões Centro e Sul, com cidades como Coimbra e Beja a rondar os 25 ºC. Localmente podem ser atingidos os 27 ºC no Vale do Guadiana (Baixo Alentejo) e também no Sotavento Algarvio já esta segunda-feira, dia 18.
Na quarta-feira (20) as temperaturas máximas deverão baixar ligeiramente, embora se mantenham iguais ou superiores a 20 ºC em vastas zonas do Alentejo e no Algarve. As temperaturas mínimas vão variar entre 1 e 10 ºC no interior e entre 7 e 14 ºC no litoral. Haverá um acentuado arrefecimento noturno.