Tempo em Portugal na próxima semana: chuva, vento, agitação marítima e nevoeiro farão parte dos próximos dias. Onde?

O estado de tempo adverso está de volta a Portugal continental. Desde chuva até ao nevoeiro, serão vários os fatores a afetar o nosso quotidiano nos próximos dias.

Neste momento, todos os distritos do continente português estão sob aviso amarelo. Estes avisos, que não entrarão todos em vigor ao mesmo tempo, são para precipitação, por vezes intensa, vento forte e agitação marítima, no continente. Ainda assim, os últimos avisos estarão ativos, pelo menos, até às 18h de amanhã, segunda-feira.

Hoje o estado de tempo sofre uma mudança drástica

Como temos vindo a avançar, o dia de hoje, domingo, será marcado pela chegada de uma frente fria que irá resultar em queda de chuva, por vezes, abundante, em boa parte do território continental.

A chuva que começou a cair de forma mais persistente durante a madrugada, especialmente no noroeste do país, irá alastrar-se e intensificar-se nas próximas horas.

Ainda assim, é esperado que com o passar das horas esta comece a enfraquecer e a concentrar-se mais nas regiões Norte e Centro e Algarve, já nas últimas horas do dia.

A semana será de altos e baixos em relação à chuva.

Também o vento, que começou a ganhar força nas últimas horas de ontem, se irá intensificar até ao final da manhã, devendo depois começar a perder força. Ainda assim, as rajadas poderão ir até aos 80 km/h no litoral e até aos 100 km/h nas terras altas.

Para além disto, é esperada uma diminuição generalizada das temperaturas, especialmente as mínimas na próxima madrugada, pelo que há possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, estando assim o distrito da Guarda sob aviso amarelo de neve entre as 00:00h e as 18:00h de amanhã, tal como Castelo Branco.

A semana inicia-se chuvosa e fria, mas terá tréguas

Segunda-feira, como já referimos, contará com chuva durante a madrugada, que poderá ser em forma de neve nos locais supracitados, mas esta chuva deverá começar a dissipar-se ao longo da manhã.

Contudo, esta dissipação não será imediata. Os aguaceiros vão concentrar-se na faixa litoral Norte e Centro, podendo voltar a dispersar-se, para vários pontos do território.

acumulação de precipitação
Às 23h de segunda-feira a acumulação de precipitação no noroeste do país poderá ultrapassar os 100mm.

Ainda assim, é expectável que nas últimas horas da tarde já não haja precipitação a registar em Portugal continental, ainda que os valores de acumulação de precipitação nas últimas horas deste dia sejam significativos.

No fim do dia de amanhã, o estado de tempo irá estabilizar, ainda que esta estabilidade seja "sol de pouca dura", pois para terça-feira, a partir das primeiras horas da manhã, já se esperam mais aguaceiros para a região Norte do país.

Quarta-feira será mais um dia bastante chuvoso

Apesar da chuva sentida na terça-feira, os nossos mapas mostram que na quarta-feira uma nova linha de instabilidade chega ao continente. Esta, à semelhança da que chegou hoje, também resultará em muita chuva, rajadas de vento com velocidades superiores a 80 km/h no litoral Norte, e ondas com altura máxima de 8 metros, também na mesma zona.

rio atmosférico
Rio atmosférico provocado pela linha de instabilidade proveninente de um centro de baixas pressões.

Desta vez, a região Sul poderá não registar tanta chuva, ainda que seja provável que também chova nessa região. Todavia, a maior quantidade de água irá precipitar no Norte e Centro do país.

Os nossos modelos apontam para uma acumulação de precipitação na ordem dos 250 mm na zona do Soajo, em Viana do Castelo, até à reta final da semana. Em suma, a região a oeste da Barreira de Condensação será a mais fustigada pela chuva.

O nevoeiro também fará parte do cocktail

Quinta e sexta-feira deverão ser os dias mais estáveis da semana. Apesar de na quinta-feira ainda poder chover, devido aos restos deixados pela frente fria, esta chuva deverá dissipar-se ao longo do dia.

Desta forma, sexta-feira aguarda-se seca, ainda que nublada na generalidade da nossa geografia. Porém, o nevoeiro será intenso, especialmente no Centro e Sul do país.

nevoeiro
Nevoeiro às 6h da manhã de sexta-feira. Esta deverá ser a madrugada com menos visibilidade da semana, até onde é possível verificar.

A partir de hoje até ao final da semana, o nevoeiro deverá intensificar-se durante as horas noturnas, em boa parte do país, com tréguas entre segunda e terça-feira. A visibilidade será pouca em vários locais, pelo que aconselhamos cautela caso vá conduzir nas horas de menor visibilidade.

Aconselhamos, também, que se mantenha atento às nossas atualizações das previsões, em tempo.pt, pois a margem de erro em previsões como esta é mais elevada.