Tempo em Portugal na próxima semana: calor abrasador sim, mas já há data para a descida das temperaturas e chuviscos
A próxima semana caracterizar-se-á por uma influência clara das altas pressões. Prevê-se a persistência do calor abrasador durante mais alguns dias, mas já há data estimada para descida das temperaturas em Portugal continental e inclusive para a queda de precipitação.
O tempo em Portugal este domingo, 18 de agosto, manteve a toada de calor abrasador dos últimos dias, apesar de uma descida ligeira e generalizada das temperaturas em praticamente todo o território do Continente. A única exceção foi o Sotavento Algarvio onde o tempo quente inclusive se intensificou, com os valores das máximas a alcançarem registos entre 35 e 40 ºC ou até mesmo mais.
O nevoeiro e a nebulosidade baixa persistiu durante boa parte do dia no litoral Norte, Centro e Oeste e a nortada soprou com grande intensidade, sobretudo durante a tarde em várias zonas do país.
Por último é de salientar a permanência, além do dia de hoje, dos avisos amarelo e laranja de tempo quente nos Açores, Madeira e Continente. O risco moderado a significativo de persistência de valores elevados ou muito elevados da temperatura máxima do ar irá manter-se, pelo menos, até às 18:00 da próxima terça-feira, 20 de agosto nestas três unidades territoriais portuguesas (exceto nos Açores onde durará apenas até segunda, dia 19).
É de realçar o caso particular da Região Autónoma da Madeira onde um incêndio de grandes dimensões continua a lavrar. Infelizmente, as condições meteorológicas previstas não abonam nada a favor da extinção do fogo, uma vez que não só não se vislumbra precipitação no curto prazo, como também as temperaturas continuarão substancialmente elevadas e bem acima da média para a época do ano nos próximos dois dias.
Arranque da semana com calor abrasador, até quando durará?
O modelo de confiança da Meteored prevê uma semana quente e seca em grande parte do território de Portugal continental, com anomalias de calor de +1 a +3 ºC em relação à média do período de referência. Poderá ser muito quente (anomalias superiores a +3 ºC e até +6 ºC) no interior Norte e Centro (principalmente nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco).
Na segunda-feira (19), as temperaturas vão atingir ou ultrapassar os 35 ºC em boa parte das regiões do interior, nomeadamente em zonas do vale do Douro, na Beira Baixa, no interior alentejano (Portalegre, Évora e Beja) e no Sotavento Algarvio. Realce-se que várias localidades dos distritos de Castelo Branco, Évora, Beja e Faro as temperaturas máximas deverão alcançar os 38-39 ºC e que nalgumas localidades do Barlavento o termómetro roçará os 35/36 ºC.
No arquipélago da Madeira, o calor também será intenso, com temperaturas máximas de 28-29 ºC no Funchal, Câmara de Lobos e Ponta do Pargo.
Na terça-feira (20) o panorama meteorológico será muito semelhante, com o calor abrasador a persistir durante mais um dia. Nessa jornada espera-se que o aviso amarelo de tempo quente cubra os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro, bem como todo o arquipélago da Madeira até às 18:00.
As noites vão continuar tropicais (temperatura do ar igual ou superior a 20 ºC durante todo o período noturno) em várias regiões do país durante pelo menos mais três a quatro dias, destacando-se a Beira Baixa, o Alentejo e o Algarve. Na metade ocidental do país (mais próxima ao mar), as temperaturas mínimas oscilarão entre 14 e 19 ºC, com algumas zonas a ficarem substancialmente mais frescas à noite.
O tempo refrescará na quinta e na sexta e não se exclui a hipótese de precipitação fraca nestas zonas
É para quinta-feira (22) que se prevê uma descida geral e acentuada das temperaturas e um ambiente substantivamente mais fresco na geografia do Continente. Tal dever-se-á à aproximação de uma massa de ar mais amena e procedente de latitudes setentrionais (vinda de norte), à intensificação da nortada em todo o território de Portugal continental e ao ligeiro afastamento para leste da massa de ar quente que nos tem afetado até agora.
As máximas mais elevadas nesse dia ficarão remetidas à Beira Baixa, ao Alentejo, ao Sotavento Algarvio e a algumas zonas do Nordeste Transmontano (entre 30 e 35 ºC). No resto do país as máximas irão situar-se entre 20 e 28 ºC.
Na sexta-feira (23), embora se estime um ligeiro aquecimento do estado do tempo, as temperaturas não deverão registar valores tão elevados como os do início da semana. O calor estará mais contido nas regiões que já são habitualmente mais quentes, com as temperaturas diurnas a rondarem os 30 a 34 ºC em zonas do Oeste e Vale do Tejo, Beira Baixa, Alentejo e vale do Guadiana e Sotavento Algarvio.
É também para este dia que se prevê a passagem “de raspão” de precipitação fraca e muito residual, associada a uma frente em desagregação que passará pelo Norte de Espanha e pelo Noroeste de França. A atual previsão antecipa a possibilidade de queda de chuviscos ou aguaceiros fracos no Minho, sendo mais prováveis e frequentes no Alto Minho (distrito de Viana do Castelo). Até lá, é possível que a previsão mude, sendo que nos próximos dias adiantaremos mais pormenores aqui na Meteored.