Tempo em Portugal na próxima semana: anomalias térmicas positivas em praticamente todo o país e possibilidade de chuva
Como avançamos anteriormente, a próxima semana espera-se um pouco mais estável do que os últimos dias e as temperaturas vão aumentar, traduzindo-se numa anomalia térmica positiva para a altura do ano.
Tal como informamos nesta previsão, o dia de hoje será geralmente seco, podendo contar com alguma chuva fraca no Norte do país, a oeste da Barreira de Condensação. A nebulosidade começará a dissipar-se a partir do final da tarde e as temperaturas máximas sofrem um ligeiro aumento em comparação com os últimos dias.
Desta forma, a máxima esperada é de 23ºC para Faro e Beja, seguida de 22ºC para Évora, Santarém e Lisboa. Os distritos mais frios serão Guarda e Bragança com 16ºC e 19ºC, respetivamente.
A semana inicia-se nublada, mas com aumento das temperaturas máximas
Assim como esperado, amanhã, segunda-feira, a nebulosidade volta a cobrir Portugal continental, a partir do meio da tarde. Contudo, a chuva deverá deixar a nossa geografia nas últimas horas da manhã, onde deverá incidir apenas nos mesmos locais dos últimos dias: no noroeste do país.
As temperaturas voltam a subir em praticamente todo o território, à exceção dos distritos do interior Norte, onde haverá uma ligeira diminuição nos distritos de Vila Real e Bragança. A máxima esperada é de 25ºC para Beja e Faro. Portimão pode chegar aos 26ºC! A máxima mais baixa deverá ser registada no distrito da Guarda com 17ºC.
O aumento gradual das temperaturas levará a uma anomalia térmica positiva
Com esta tendência de aumento das temperaturas, os nossos mapas mostram-nos que a anomalia térmica será positiva em todo o país, apesar de haver locais com valores mais elevados. Ainda assim, esta anomalia será entre 1ºC a 7ºC acima da média climatológica para esta época do ano!
Na terça-feira é esperado um dia parcialmente nublado, sem previsão de chuva. Ainda neste dia é esperado um aumento da temperatura máxima para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Coimbra e Portalegre, sendo que destes, o Porto será o distrito com o aumento mais expressivo, passando de 20ºC para 23ºC.
Na quarta-feira, apesar de não haver aumentos muito significativos nos valores de temperatura, espera-se a maior anomalia térmica da semana. Como podemos ver no mapa abaixo, todo o país estará com temperaturas acima da média, para esta altura do ano.
Assim, Coimbra deverá ser o distrito mais quente do país, com 26ºC de máxima, seguido de Santarém, Lisboa e Beja, com 25ºC! Guarda, com 18ºC será o distrito com a temperatura máxima mais baixa.
Quinta-feira, a chuva pode voltar a Portugal
Os nossos mapas mostram também que, apesar da fraca nebulosidade, a chuva pode voltar ao Norte do país durante o dia de quinta-feira, podendo esta concentrar-se, nas últimas horas do dia, no nordeste transmontano.
Esta deverá ser fraca a moderada, com intervalos e passageira, ao que nos é possível apurar tendo em conta a distância temporal. Quanto às temperaturas, estas deverão manter-se à volta dos 20ºC e os 25ºC na maioria dos distritos.
Para continuar a par de todas as atualizações face ao estado de tempo em Portugal, mantenha-se atento ao tempo.pt.