Tempo em Portugal na próxima semana: aguaceiros e trovoada nestas regiões, depois chegará uma mudança drástica
Uma zona de baixas pressões com várias bolsas de ar frio resultará em tempo instável e variável nalgumas regiões de Portugal continental, com aguaceiros e risco de trovoada nalguns locais. Antevê-se a possibilidade de uma mudança radical na reta final da semana.
O estado do tempo em Portugal continental ao longo da próxima semana será condicionado pela presença de baixas pressões em torno das Ilhas Britânicas e Oeste de França e pela libertação de pequenas bolsas de ar frio depressionárias. A combinação das bolsas de ar frio com a insolação típica desta estação do ano (já com valores elevados) poderá provocar trovoadas diurnas (durante a tarde) nalgumas zonas de Portugal continental, nomeadamente no interior Norte.
Outro aspeto notável do ponto de vista meteorológico prende-se, uma vez mais, com a ausência de uma grande crista subtropical na nossa latitude. Até sábado (25) não se observa um grande anticiclone a influenciar as condições meteorológicas na nossa geografia, pelo que as temperaturas continuarão relativamente dentro do normal, embora com exceções.
Primeiros dias da semana com aguaceiros e risco de trovoadas nalgumas zonas
De acordo com a previsão de tendência semanal do ECMWF, o modelo de referência da Meteored, a semana será ligeiramente seca em geral, em comparação com o tempo nesta época do ano em Portugal continental e arquipélago da Madeira. A única anomalia positiva de precipitação espera-se para o arquipélago dos Açores.
No caso do Continente o tempo predominantemente seco relaciona-se com o facto da maior parte da precipitação semanal prevista cair sob a forma de aguaceiros localizados, que poderão ser localmente fortes nalgumas zonas.
Para segunda (20) e terça-feira (21) preveem-se aguaceiros em toda a Região Norte (principalmente a oeste da Barreira de Condensação), na Região Centro (em particular na Cordilheira Central), no Litoral Oeste e por vezes na Área Metropolitana de Lisboa.
Destaque-se também que, para a tarde de terça-feira (21) o nosso mapa de densidade de raios antevê trovoadas para o Nordeste Transmontano (distrito de Bragança), não se descartando a hipótese de queda de granizo e de ocorrência de aguaceiros com atividade elétrica noutras zonas próximas do interior Norte e Centro.
Na quarta-feira (22) a precipitação deverá restringir-se às regiões a norte da Serra da Estrela, sendo que no período entre segunda (20) e quarta-feira (22) praticamente não choverá nada nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, precisamente aquelas que são cronicamente mais carentes de água.
É um cenário que se revela preocupante dado que estamos às portas da estação estival (verão climatológico terá início a 1 de junho), a mais quente e seca do ano. Lembremo-nos que no final de abril quase 10% do território do Continente voltou a entrar em seca fraca nalguns locais do Sul enquadrados geograficamente no Vale do Guadiana e no Sotavento Algarvio.
A partir de quinta-feira vislumbra-se a possibilidade da crista se começar a impor
Numa parte significativa da próxima semana as temperaturas vão voltar a manifestar valores inferiores à média climatológica de referência para esta estação do ano em quase todo o território de Portugal continental. De um modo geral, as temperaturas preveem-se abaixo do normal (entre 0 e 1 ºC), estando as anomalias negativas mais pronunciadas previstas para as regiões a norte da Serra da Estrela (entre 1 e 3 ºC abaixo do normal). O tempo aqui estará bem mais fresco do que o normal.
Porém, haverá algumas exceções com anomalias térmicas positivas suaves, nomeadamente no Litoral Oeste, Área Metropolitana de Lisboa, Litoral Alentejano e quase todo o Algarve. Nos Açores e na Madeira o tempo estará mais quente do que o normal, especialmente no arquipélago açoriano (1 a 3 ºC acima da média).
A partir de quinta-feira, 23 de maio, a crista anticiclónica poderá ganhar alguma força no Sudoeste de Portugal continental. As temperaturas mais elevadas da semana estão previstas para a reta final da semana, com valores máximos a rondar os 29-31 ºC nos vale do Guadiana e em zonas do Algarve, sobretudo no Sotavento. Na primeira metade da semana, as temperaturas poderão atingir ou ultrapassar os 25 ºC em locais do Baixo Alentejo (distrito de Beja) e em zonas do Algarve (Faro).
O tempo manter-se-á relativamente fresco no Litoral Norte, Centro e Oeste, com temperaturas diurnas geralmente a rondar os 16 ºC/17 ºC e raramente indo além deste valor. Já no Funchal a temperatura máxima deverá oscilar entre entre 21 e 23 ºC, enquanto em Ponta Delgada se registarão 20/21 ºC.