Tempo em Portugal na próxima semana: a tempestade Patty irá trazer chuva que pode acumular mais de 60 mm nestas regiões

A estabilidade atmosférica esperada para o continente foi adiada devido aos efeitos da aproximação da tempestade Patty. Saiba mais aqui!

No dia de ontem, o arquipélago dos Açores ficou sob aviso amarelo devido à precipitação intensa, por vezes, acompanhada por trovoada, e devido ao vento forte. O último aviso deverá ser levantado pelas 15h de hoje e é referente ao grupo oriental que será o último a ser afetado pela tempestade Patty.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo e laranja, devido à precipitação e possível trovoada, desde as 6h. Aqui, o aviso deverá ser levantado às 12h.

Qual o impacto da tempestade Patty no continente?

A tempestade subtropical Patty, que se formou a noroeste dos Açores, e teve impacto direto nas ilhas, dirige-se para a Península Ibérica, traduzindo-se em efeitos claros na instabilidade atmosférica do continente nos primeiros dias da semana que está prestes a iniciar.

Contudo, e à semelhança do que já havíamos noticiado, o dia de hoje, domingo, será estável. Não há previsão de chuva, apesar da nabulosidade aumentar à medida que as horas passam.

O fim de semana foi estável, mas o início da semana será marcada por uma mudança drástica.

As temperaturas serão agradáveis, com máximas de 23ºC para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Coimbra e Santarém. Guarda, por outro lado, será o distrito mais frio, com máxima de 16ºC.

Segunda e terça-feira já se poderão sentir os efeitos adversos da tempestade Patty

Será já na madrugada de segunda-feira que a chuva retorna à nossa geografia continental, devido a linhas de instabilidade associadas à tempestade Patty. Esta deverá entrar no nosso território pela região Sul, sendo que a primeira zona afetada deverá ser o Algarve.

A partir do início da manhã, os episódios de chuva começam a alastrar-se para a região Centro podendo ser localmente intensos em ambas as regiões, em locais como o Alentejo, Setúbal, Barlavento Algarvio, margem sul de Lisboa e Estremadura, Ribatejo e Beira Baixa.

Também o vento começará a intensificar-se, podendo, ao longo do dia contar com velocidades de rajada acima dos 50km/h na região de Leiria e da Guarda. Porém, o mesmo deverá perder velocidade à medida que as horas passam.

acumulação de precipitação
Vários locais do litoral e da região centro poderão acumular uma quantidade significativa de precipitação entre segunda e terça-feira.

A madrugada de terça-feira será semelhante ao dia de segunda, com vários períodos de chuva espalhados por praticamente todo o continente, podendo ser intensos em algumas zonas da região Centro, como a Beira Litoral e Beira Baixa, e Sul, como Lisboa e Vale do Tejo.

A chuva pode ainda chegar à região Norte, também com alguma intensidade localmente, ainda que seja mais expressiva no litoral. Todavia, é esperada uma melhoria do estado de tempo a partir das últimas horas do dia. Dando o mote para uma segunda metade da semana mais estável.

A partir de quarta-feira o cenário volta a mudar, mas será passageiro

Com a dissipação de Patty, a estabilidade volta ao nosso país a partir das primeiras horas do dia de quarta-feira. Este deverá ser um dia com céu pouco nublado ou limpo em boa parte do continente.

A próxima semana será instável, com altos e baixos em relação à precipitação.

Também as temperaturas continuarão amenas, com máxima prevista de 24ºC para o distrito de Coimbra. Santarém e Beja podem chegar aos 23ºC. Bragança, Vila Real e Guarda continuarão a ser os distritos mais frios do país, com 18ºC, 19ºC e 17ºC, respetivamente.

Quinta-feira deverá ser um dia seco, mas a nebulosidade voltará a praticamente todo o território, revelando a possibilidade do retorno da chuva já na sexta-feira, que deverá afetar o noroeste do país.

Ainda assim, e tendo em conta as atualizações diárias dos nossos mapas de previsão, aconselhamos a que se mantenha atento às nossas previsões.