Tempo em Portugal muda: IPMA ativa avisos perante a iminente chegada da depressão Karlotta
O tempo influenciado pelo anticiclone tem os minutos contados. De quarta para quinta-feira terá início um episódio significativo de chuva, vento forte, agitação marítima e até queda de neve, associado à passagem da Depressão Karlotta. Eis a previsão ao pormenor!
O marasmo provocado pelo tempo condicionado pelas altas pressões tem os seus minutos contados. As mudanças chegarão a Portugal continental a partir de amanhã (quarta-feira 7), mas será na quinta-feira (8) que os efeitos das alterações no estado do tempo serão mais notórias e generalizadas. Esta terça (6) o céu já se apresentou parcialmente nublado, com a presença de nevoeiro matinal e algumas poeiras em suspensão, tendo sido o último dos dias de um longo período de estabilidade e calor diurno anómalo.
Amanhã - quarta-feira 7 de fevereiro - irá abrir-se a “torneira” das frentes atlânticas. Assim, já na próxima madrugada de quarta (7) o céu ficará gradualmente mais nublado na faixa costeira ocidental, com os primeiros chuviscos a caírem de maneira dispersa pelo Litoral Norte e Centro.
Ao longo de todo o dia de quarta (7) a aproximação de uma frente atlântica gerará períodos de chuva fraca intermitentes, mais concentrados espacialmente na Região Norte e em particular no Minho e Douro Litoral. Prevê-se uma pequena subida das temperaturas mínimas, com as máximas sem grandes oscilações.
Depressão Karlotta “entrará” em força na quinta-feira
Para quinta-feira (8) prevê-se a chegada de uma frente fria atlântica muito ativa, ligada a um rio atmosférico de humidade e à referida depressão Karlotta. À medida que o dia for decorrendo, a mencionada frente atingirá o país inteiro. A chuva será abundante, persistente e generalizada na quinta-feira (8), ao espalhar-se de noroeste para sudeste de Portugal continental. As regiões com precipitação mais intensa serão Minho, Douro Litoral, Região de Aveiro e algumas zonas montanhosas do Norte e Centro do país.
Nas restantes regiões prevê-se chuva fraca, com períodos de intensidade pontualmente moderada. Destaque-se, além disto, a possibilidade da precipitação ser ocasionalmente acompanhada por trovoada. Neste dia também será notória uma ligeira descida das temperaturas máximas um pouco por todo o território.
Apesar da Depressão Karlotta não atingir diretamente a geografia de Portugal continental, o IPMA já emitiu Avisos Amarelos de chuva e vento (entre 70 e 100 km/h) para quase todos os distritos. Para os distritos do litoral estão ativos Avisos Amarelos por agitação marítima.
Na sexta-feira (9) espera-se a continuidade do tempo instável, dado que a frente associada à Depressão Karlotta irá gerar e distribuir mais chuva abundante de norte a sul de Portugal continental, sobretudo no Minho, Douro Litoral e Regiões de Aveiro e Coimbra. Espera-se que chova com bastante intensidade nas zonas supracitadas. As temperaturas, em particular as mínimas, deverão descer na generalidade do território. E, mais uma vez, não se exclui a hipótese de ocorrência de trovoada.
É provável que a neve volte à Cordilheira Central e às serras do extremo norte
O frio vai intensificar-se no sábado (10), sobretudo nas zonas do interior e em particular nas do Norte e Centro. Para este dia, prevê-se queda de neve devido à descida das temperaturas para valores invernais e à combinação do frio em altitude com a precipitação nas serras do extremo norte e na Cordilheira Central, bem como nalgumas povoações das Regiões Norte e Centro pertencentes aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco.
No primeiro dia do fim de semana do Carnaval - sábado, 10 de fevereiro - o estado do tempo continuará bastante instável, com muitas nuvens no céu e precipitação. O vento soprará intenso de Noroeste, tornando o tempo ainda mais desagradável, pois isto estará provavelmente associado a uma entrada de ar frio. As temperaturas voltarão a descer.
A madrugada de domingo (11) será apenas nublada. Contudo, a partir do meio da manhã espera-se o regresso da precipitação e mais neve em vários pontos do território do Continente. Neste dia, a chuva será particularmente intensa na Região Centro. A atmosfera estará invernosa, esperando-se o regresso das geadas às zonas montanhosas do interior Norte e Centro. O dia será muito ventoso, sobretudo nas regiões do litoral.
Próxima semana arranca com novas vagas de precipitação
A médio/longo prazo, os mapas de previsão da próxima semana, nomeadamente para segunda-feira 12, mostram que ainda é provável que o nosso país receba uma nova vaga de chuva nesse dia. Além disso, na terça-feira (13) é possível que o cenário de chuva e até mesmo trovoada se mantenha, mas há que esperar mais uns dias para confirmar este cenário.