Tempo em Portugal: fim de semana de forte nortada e grande amplitude térmica

Esta quinta foi, novamente, marcada pelo vento forte do quadrante Norte. Este panorama meteorológico irá manter-se, com noites frescas ou frias e grande amplitude térmica diária. Saiba ao detalhe o que esperar para o fim de semana em Portugal!

previsão do tempo; vento forte; Portugal; fim de semana
Para o fim de semana prevê-se a continuidade de nortada intensa em Portugal continental. E que mais novidades meteorológicas estão previstas?

O fluxo do quadrante Norte está a ser bem sentido ao longo de toda a faixa costeira ocidental de Portugal continental, bem como no Barlavento Algarvio. O Aviso Amarelo por risco moderado de vento está em vigor desde ontem e assim se irá manter, pelo menos até sexta, 12 de maio, podendo eventualmente alargar-se por mais dias, inclusive o fim de semana.

As rajadas dos próximos dias poderão atingir 80 km/h de velocidade máxima e, além disto, irão contribuir para um agravamento da sensação térmica de frio. Assim, as próximas noites na nossa geografia continental manterão a tendência de frescura ou até mesmo frio.

O ar frio marítimo polar que já está a afetar Espanha praticamente não causará efeitos em Portugal, que, estando “entalado” pelas altas pressões, escapará ao episódio de tempo instável que irá afetar o país vizinho. Esta quinta (11) o céu manteve-se limpo ou pouco nublado, mas, para sexta, 12 de maio, prevê-se algumas ligeiras alterações. O que poderá acontecer amanhã de diferente, no nosso território?

Sexta com possibilidade de chuva fraca no interior Norte e Centro

Para sexta (12), em virtude do já mencionado fluxo proveniente de Norte (e massa de ar frio marítimo polar), poderá produzir-se uma instabilidade ligeira, e muito passageira, no interior Norte e Centro de Portugal continental.

Existe a possibilidade de precipitação muito escassa, em quantidades residuais, que se deverá distribuir de maneira muito dispersa pelas áreas montanhosas da Região Norte e em pontos da Região Centro, destacando-se, desde logo, de acordo com os nosso mapas meteorológico concebidos aqui na Meteored, o distrito de Bragança e o da Guarda.

Para o resto de Portugal prevê-se céu limpo ou pouco nublado. O vento manter-se-á forte do quadrante Norte, condicionando o estado do tempo, sobretudo no litoral do nosso país e na metade ocidental do distrito de Faro (Barlavento).

Fim de semana com gradual subida da temperatura máxima, mas com acentuado arrefecimento noturno

Para o fim de semana o tempo deverá continuar estável, seco e maioritariamente soalheiro. Mas, além disto, as altas pressões reforçarão a sua influência em torno da Península Ibérica, especialmente na vertente atlântica (onde se situa Portugal). Desta forma, a temperatura máxima, correspondente ao período diurno e à presença da radiação solar, registará uma subida gradual de sexta (12) para sábado (13) e de sábado para domingo (14), de um modo geral.

Prevê-se, para domingo (14), temperatura máxima de 22 ºC em Braga, 21 ºC no Porto, 26 ºC em Coimbra, 28 ºC em Évora, 25 ºC em Lisboa e 24 ºC em Faro. As mínimas deverão baixar para uns impressionantes 4 ºC em Bragança e na Guarda no sábado (13), mas no domingo (14) subirão ligeiramente, possivelmente para 6 ºC.

previsão do tempo; temperatura; Portugal
Para os próximos dias prevê-se uma subida gradual da temperatura máxima, mas também um acentuado arrefecimento noturno, especialmente no interior de Portugal.

Ainda para domingo (14), espera-se um panorama meteorológico, em geral, mais nublado, sobretudo na Região Norte e em particular nas terras do interior, apesar de boas abertas no resto do país. O vento manter-se-á do quadrante Norte, predominantemente de Noroeste, embora soprando com um pouquinho menos de intensidade.