Tempo em Portugal este fim de semana: vem aí uma depressão isolada em altitude. Saiba em que zonas deixará mais chuva
Dentro das próximas 24 horas ocorrerá uma mudança significativa no estado do tempo em Portugal continental. O avanço de uma depressão isolada em altitude provocará chuva nalgumas regiões. Saiba em quais se preveem as maiores acumulações.
Esta quinta-feira, 5 de setembro, o céu tem-se apresentado geralmente pouco nublado ou limpo em Portugal continental, apesar da existência de períodos de muita nebulosidade (nuvens a alta altitude) nas Regiões Norte e Centro.
Além disto, convergindo com as previsões de tempo fresco avançadas pela Meteored desde a semana passada, já é bem evidente a descida das temperaturas. Hoje, várias cidades atingiam por volta das 13:00 valores de temperatura inferiores a 20 ºC, de acordo com os dados oficiais registados pelas estações do IPMA.
Este notável arrefecimento do estado do tempo deve-se não só à aproximação de uma depressão isolada em altitude que contém uma bolsa de ar frio, como à influência de uma massa de ar polar marítima - fresca e húmida. Como se isto não bastasse, o vento, que vai soprando geralmente do quadrante Norte, contribui para a intensificação da sensação térmica de frio.
Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira persistem condições de variabilidade meteorológica, caracterizadas por períodos de céu nublado, abertas e aguaceiros fracos.
Amanhã vai chover nestas regiões portuguesas
Amanhã - sexta-feira, 6 de setembro - a atmosfera dará sinais de um gradual aumento da instabilidade, com as nuvens a ficarem mais carregadas. É provável que entre o final da manhã e o início da tarde de sexta-feira (6) comece a chover no noroeste de Portugal continental, ou seja no Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga), sendo que nas terras montanhosas do Alto Tâmega e Barroso (Vila Real) a precipitação também depressa se fará sentir.
De seguida, mais a sul, e ao longo das horas seguintes, prevê-se chuva no Douro Litoral (Porto) e também nalguns locais dos distritos de Aveiro e Bragança. Nas regiões a sul do rio Vouga o céu apresentar-se-á maioritariamente pouco nublado ou limpo.
É expectável uma nova descida das temperaturas, em especial das máximas. Na Região Norte prevê-se que os termómetros registem valores entre 19 e 21 ºC, sendo que no Centro e Sul do país estão previstos valores entre 19 e 29 ºC. O vento soprará fraco a moderado, geralmente de Nor-Noroeste.
Fim de semana começará com chuva nalgumas regiões e prevê-se subida ligeira das temperaturas
De acordo com os mapas de referência da Meteored, a partir da meia-noite e até meio da manhã de sábado (7) é o período em que será mais provável chover no Norte (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Porto). Nesse mesmo período e nas horas seguintes a precipitação será mais residual, espalhando-se de uma maneira muito dispersa para outros locais da Região Centro inseridos em distritos como os de Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria.
No resto do dia, nestas mesmas regiões, o céu terá tendência a abrir devido a uma gradual dissipação da nebulosidade.
Do Tejo para sul o céu manter-se-á pouco nublado ou limpo. Porém, na metade oriental do Baixo Alentejo (distrito de Beja), em toda a região do Algarve (distrito de Faro) e no arquipélago da Madeira preveem-se poeiras em suspensão provenientes do Saara. No Continente espera-se uma ligeira subida das temperaturas máximas e, em geral, o vento soprará fraco a moderado do quadrante Oeste.
Para domingo, 8 de setembro, é expectável uma estabilização das condições meteorológicas de norte a sul da nossa geografia, com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora com tendência para períodos de maior nebulosidade nas Regiões Norte e Centro. Aliás, no litoral Norte, não se exclui a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca, ainda que em quantidades residuais.
No interior Norte e Centro espera-se uma pequena subida das temperaturas, com máximas de 23 ºC previstas para Vila Real e Bragança, de 24 ºC para Viseu e de 21 ºC na Guarda.