Tempo em Portugal este fim de semana: tréguas pós-Caetano serão curtas. No domingo a chuva voltará forte a estas zonas
A partir desta quinta-feira os estados do tempo vão manter uma “luta” em Portugal, com regiões mais chuvosas e outras mais soalheiras. Acompanhe a previsão do estado do tempo nas várias regiões do país!
Quarta-feira marcou uma mudança no estado do tempo depois da semana ter arrancado com alguma estabilidade. A aproximação de um anticiclone ao território continental proporcionou dias soalheiros, com temperaturas diurnas bastante agradáveis.
O paradigma parece ter mudado com a aproximação de algumas frentes, de diferentes tipos, efeitos da passagem mais a Norte da depressão Caetano. Algumas regiões do país vão ser fustigadas por chuvas, que podem ser intensas, por vezes - primeiro o Sul, depois o centro e Norte do país.
Quinta e sexta com muita chuva nos locais do costume
No dia de hoje, a chuva vai ser 'imagem de marca' em todos os distritos a Norte do rio Tejo. Apesar de não terem sido emitidos avisos meteorológicos, de Santarém a Bragança, passando pelo Porto, Viana do Castelo e Vila Real vai registar-se chuva, em geral fraca. Esta chuva vai tornar-se persistente, no litoral Centro e Norte, a partir do final da tarde devido à passagem de uma superfície frontal fria.
Posteriormente, a passagem de uma frente quente será responsável por uma ligeira subida das temperaturas, de Norte a Sul. Desde o início da semana que as mínimas desceram para valores abaixo dos 8 ºC, principalmente no interior do país, situação que vai melhorar um pouco nos dias vindouros. A mínima para hoje será de 7 ºC para Guarda, 8 ºC para Bragança e 9 ºC para Castelo Branco e Portalegre. O Algarve será a região do país onde a máxima será mais elevada, 20 ºC (Faro e Portimão).
Nas regiões autónomas, a chuva é esperada nos grupos Ocidental e Central dos Açores, e alguma nebulosidade no grupo Oriental. A influência do Atlântico vai continuar a sentir-se nas temperaturas com as mínimas a variarem entre os 16 ºC (Angra do Heroísmo) e os 19 ºC (Santa Cruz das Flores).
Já na Madeira, não é esperada chuva, mas alguma nebulosidade no Funchal e em São Vicente (costa Norte). As temperaturas serão bastante agradáveis, para altura do ano: mínimas a variar entre os 17 ºC (Calheta) e 21 ºC (Vila Baleira). Já as máximas vão estar entre os 22 ºC (Vila Baleira) e os 25 ºC (São Vicente).
Fim de semana com 'dicotomia' meteorológica
O fim de semana, que será de férias para muitos portugueses, tendo em conta a paragem letiva que se regista em algumas escolas do país (reuniões intercalares), vai, segundo a nossa previsão, registar um sábado mais soalheiro e um domingo mais chuvoso.
Para sábado poderemos contar com alguma chuva, confinada essencialmente ao Noroeste de Portugal Continental (Minho). As temperaturas mínimas vão descer ligeiramente em algumas regiões, nomeadamente no distrito de Évora. Contudo, as máximas chegarão aos 22 ºC em Santarém e aos 21 ºC em Coimbra, Lisboa e Beja. Poderemos contar com períodos de boas abertas, na maior parte do dia, no litoral centro e no Sul do país.
Já para o dia de domingo, a chuva, por vezes forte, vai voltar a alastrar-se a todo o território continental a norte do rio Tejo. No Sul também teremos alguma nebulosidade, mas o sol brilhará com mais intensidade. As máximas vão registar uma ligeira subida em quase todo o território, com valores iguais ou acima dos 20 ºC. No que toca às mínimas, só a Guarda (8 ºC) registará uma mínima abaixo dos 10 ºC.
No que concerne aos territórios insulares, para os Açores, no sábado, todas as ilhas poderão contar com chuva, que passando a domingo se restringirá ao Grupo Oriental. As temperaturas máximas vão registar uma ligeira descida entre sábado e domingo. Já para o Arquipélago da Madeira, o fim de semana espera-se que seja de bastante chuva, que será acompanhada por uma ligeira descida das temperaturas, tanto da máxima como da mínima.