Tempo em Portugal este fim de semana: saiba em que regiões vai chover, após a frente e o rio atmosférico
Após a frente e o rio atmosférico desta quinta-feira, a precipitação deverá manter-se em Portugal continental neste próximo fim de semana. Saiba quando e em que regiões se prevê mais chuva.
Tal como se previra, a chegada de uma frente fria - reforçada por um rio atmosférico de humidade com origem subtropical (a ligar as Caraíbas à Península Ibérica) - provocou, esta quinta-feira (7) chuva abundante, com carácter localmente forte e persistente durante uma grande parte do dia, sobretudo no Noroeste de Portugal continental e em particular nas regiões a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto e de maneira parcial os de Aveiro, Vila Real e Viseu).
O resto do país também registou precipitação significativa, à exceção das regiões do Baixo Alentejo e Algarve onde as acumulações foram, em geral, escassas.
Este episódio meteorológico adverso gerou inundações localizadas, em particular nas áreas urbanas e rurais historicamente vulneráveis a este tipo de ocorrências. Por causa do ar temperado e húmido transportado pelo rio atmosférico verificou-se uma subida significativa das temperaturas, quer das máximas, quer das mínimas. Por último, o vento soprou moderado, por vezes forte, dos quadrante Sul e Oeste, atingindo rajadas de até 70 km/h.
Dia da Imaculada Conceição com aguaceiros e Aviso Amarelo por agitação marítima
Para esta sexta-feira, 8 de dezembro e feriado (Dia da Imaculada Conceição) prevê-se céu nublado ou muito nublado de norte a sul de Portugal continental, com aguaceiros fracos e dispersos em grande parte da geografia. Serão pontualmente moderados ou fortes, sobretudo nas primeiras horas da madrugada, e em particular na Região Norte, caindo sob a forma de neve acima dos 1400/1600 metros de altitude. Ao longo do dia, a precipitação praticamente cessará, mas quase à meia-noite de sexta-feira (8) para sábado (9), reativar-se-á no Litoral Norte.
Quanto às temperaturas, prevê-se uma ligeira descida generalizada das máximas. O vento soprará fraco a moderado, maioritariamente de oeste/noroeste, podendo eventualmente soprar forte em partes do interior Norte e Centro. Cautela com a agitação marítima. Para amanhã, sexta-feira (8), estará em vigor Aviso Amarelo devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura para a faixa costeira ocidental a norte do Cabo Raso.
Fim de semana ainda com alguma precipitação no Norte e Centro
O céu estará nublado ou muito nublado durante todo o dia de sábado (9) de norte a sul do Continente, não se excluindo a hipótese de formação de nevoeiro ou neblina matinal. Para sábado (9) preveem-se aguaceiros nas regiões Norte e Centro, que poderão ser fortes nas zonas montanhosas do Minho e nas dos distritos de Aveiro e Viseu, associados à trajetória de um pequeno e muito estreito rio atmosférico, que contribuirá para o aumento da nebulosidade, humidade e água precipitável. Também poderá chover noutros pontos do país, apesar da probabilidade ser menor.
Estima-se uma pequena subida das temperaturas, com mais ênfase nas Regiões Norte e Centro, em resultado do ar temperado e húmido que continuará a ser injetado em direção à nossa latitude. Lisboa, Santarém e Coimbra registarão 19 ºC de máxima, Braga e Porto atingirão 17 ºC e Viana do Castelo 18 ºC. No interior Norte e Centro as temperaturas máximas oscilarão geralmente entre 12 e 16 ºC. O vento soprará geralmente mais forte dos quadrantes Sul e Oeste, em particular nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. No Sul soprará fraco.
Para domingo (10) prevê-se nevoeiro matinal nalguns locais e ocorrência de precipitação no Norte e Centro de Portugal continental, mas com maior probabilidade e frequência nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. Quer para as regiões a norte de Montejunto-Estela, quer para Lisboa, Península de Setúbal, Litoral Alentejano e Barlavento Algarvio, espera-se céu nublado ou muito nublado, ainda que exista a possibilidade de ocorrência de aguaceiros ou chuviscos fracos.
Céu parcialmente nublado, com possibilidade de boas abertas ou até mesmo limpo, nas outras regiões, tais como a Beira Baixa, quase todo o Alentejo e grande parte do Algarve. Por último estima-se uma pequena subida das temperaturas e um vento geralmente fraco do quadrante Sul, por vezes moderado no litoral a norte do Cabo Mondego e forte nas terras altas do interior Norte e Centro.