Tempo em Portugal este fim de semana: praticamente sem chuva e com temperaturas diurnas acima da média nestas regiões

Após a gota fria, tudo indica que o fim de semana trará uma tendência de estabilidade do ponto de vista atmosférico e de temperaturas amenas por grande parte do território de Portugal. Confira aqui a previsão!

A semana irá encerrar com um feriado chuvoso, com períodos de chuva a alastrarem-se pela maior parte da nossa geografia, apesar de contarem com mais intensidade no sul do país.

Contudo, estima-se que esta precipitação comece a dissipar-se nas últimas horas do dia, dando o mote para um fim de semana seco e com temperaturas bastante agradáveis para a época, na maior parte do país.

Sábado será um dia de viragem

Apesar de a chuva começar a dissipar-se na sexta-feira (1), ainda são esperados aguaceiros no Algarve, durante a madrugada. Estes podem ser, por vezes, intensos no Sotavento Algarvio, mas ainda assim, espera-se que se dissipem logo nas primeiras horas da manhã, dando lugar a um dia soalheiro e sem chuva. Para além disto, é possível que ao início da tarde haja ocorrência de chuva fraca no Alentejo, ainda que passageira.

À exceção de alguns episódios de chuva no sábado, este será um dia primaveril.

Excetuando estes episódios, espera-se um sábado com céu pouco nublado ou limpo em todo o território continental e com temperaturas bastante amenas para a época.

anomalia térmica
Praticamente todo o país contará com temperaturas acima da média para a época. O Sotavento Algarvio será das poucas zonas com temperaturas abaixo do normal.

Desta forma, são esperadas máximas de 24 ºC para Coimbra, seguidas de 22 ºC para Aveiro, Braga, Porto, Lisboa e Santarém. Os distritos mais frios serão Vila Real e Bragança, com máxima de 19 ºC, e Guarda com máxima de 16 ºC. Também Bragança e Guarda serão os distritos com temperatura mínimas mais baixas, com 8 ºC e 6 ºC, respetivamente.

Domingo as temperaturas diminuem ligeiramente e a nebulosidade volta ao país

A nebulosidade começa a dar entrada no continente pelo Barlavento Algarvio, logo no início da madrugada de domingo, sendo que com o passar das horas, irá alastrando para o resto da nossa geografia. É expectável que à tarde, grande parte do país conte com céu nublado. Contudo, esta deverá começar a dissipar-se no sul do país, também a meio da tarde.

Domingo poderá contar com céu nublado em boa parte do território, mas sem probabilidade de chuva.

Todavia, não há previsão de precipitação para este dia, podendo contar com tempo seco e com temperaturas na ordem dos 20 ºC para a maioria dos distritos, à semelhança de sábado, ainda que as máximas não devam ultrapassar os 23 ºC nos distritos de Coimbra e Porto.

E nos arquipélagos?

Tanto no sábado como no domingo, é esperada alguma chuva para o arquipélago dos Açores. No sábado, esta deverá ocorrer com mais intensidade no grupo Central e Ocidental. Já no domingo, serão os grupos Central e Oriental que deverão contar com episódios mais intensos de chuva, especialmente até ao meio-dia.

Distribuição da precipitação
Distribuição da precipitação às 8h de domingo, no arquipélago dos Açores.

As temperaturas máximas para o arquipélago serão acima dos 20 ºC e as mínimas não devem baixar dos 17 ºC. Ainda assim, o mapa de anomalia indica valores um pouco abaixo da média no que respeita às temperaturas máximas.

Quanto à Madeira, a anomalia térmica também será abaixo do normal, tanto em relação às máximas como às mínimas. Ainda assim, as máximas podem chegar aos 24 ºC no Funchal e as mínimas não devem baixar dos 14 ºC, na Calheta.

Na madrugada e manhã de domingo é esperada precipitação, por vezes intensa, por toda a ilha. No entanto, esta dissipar-se-á com o passar das horas, até ao final do dia.