Tempo em Portugal este fim de semana: mapas da Meteored revelam as zonas mais afetadas pelas poeiras e pela chuva

Ao que tudo indica, os próximos dias trarão mais vento e chuva, tanto na nossa geografia continental, como na insular. Para além disso, as poeiras também estarão presentes. Fique a saber tudo, na nossa previsão!

Depois de um início de semana relativamente ameno, o estado do tempo em Portugal estará prestes a mudar, com o regresso da chuva a marcar a reta final desta semana, bem como parte do fim de semana. Na verdade, o estado do tempo já sofreu um ligeiro agravamento na tarde/noite de ontem, com o aumento significativo de intensidade do vento, nas regiões Norte e Centro, bem como nas terras altas.

Esta quinta-feira ficará marcada por uma ligeira subida das temperaturas máximas no território continental, sendo que as mínimas continuarão baixas, enquadradas no início iminente do inverno meteorológico. Nos territórios insulares, são as ilhas açorianas que mais perigo correm, já que estão a sofrer os efeitos da passagem de um ciclone que se encontra uns milhares de quilómetros a Norte, indo na direção das ilhas britânicas.

Já na próxima sexta-feira, último dia útil da semana, as temperaturas máximas voltam a descer, mas em contrapartida, as mínimas vão registar uma ligeira subida em todo o território continental.

Devido à agitação marítima estão em vigor desde ontem e até hoje ao meio-dia avisos amarelos para o Grupo Central e Ocidental dos Açores. Todo o cuidado é pouco para quem vive ou depende do mar, nesta altura do ano.

Final da semana: as quatro estações do ano!

Já na próxima sexta-feira, último dia útil da semana, as temperaturas máximas voltam a descer, mas em contrapartida, as mínimas vão registar uma ligeira subida em todo o território continental. Contudo, este dia ficará marcado pela precipitação que se verificará em todo o litoral Norte e Centro, bem como em certas áreas do Norte do Alentejo.

Temperatura em Portugal.
Mapa da temperatura em Portugal Continental, para a meia-noite da próxima sexta-feira, dia 29 de novembro. É esperado um certo arrefecimento noturno para o vale do Douro e para o Nordeste transmontano, mas com tendência à subida das mínimas, nos dias seguintes.

A faixa do interior Centro e Norte continuará a ser a exceção, do ponto de vista das mínimas: Bragança, Vila Real, Guarda e Castelo Branco continuarão a registar temperaturas abaixo dos 10 ºC. A região mais quente estará no Alentejo, onde se prevê que Beja chegue aos 22 ºC.

Nos Açores, a precipitação continuará a afetar, de forma geral, as 9 ilhas do arquipélago, sendo esperada alguma trovoada no Grupo Central, nomeadamente na Graciosa. As temperaturas continuarão a ser bastante simpáticas, com as mínimas a variarem entre os 15 ºC (Madalena do Pico) e os 16 ºC (Ribeira Grande), sendo que as máximas podem variar entre 19 ºC (Santa Cruz das Flores) e os 20 ºC (Ponta Delgada).

Para a Madeira, não está prevista chuva, mas alguma nebulosidade, fruto do transporte de poeiras do Norte de África. As temperaturas mínimas vão variar entre os 16 ºC (São Vicente) e os 20 ºC (Vila Baleira). Já as máximas poderão variar entre os 21 ºC (Calheta) e os 24 ºC.

Poeiras do Norte de África.
Mapa da qualidade do ar para sexta-feira, às 18:00h no território continental. Toda a faixa litoral, a Norte do Cabo de Sines, registará concentrações mais elevadas de poeiras que têm como origem o deserto do Norte de África.

O inverno a aproximar-se a passos largos no fim de semana

Para o dia 30, sábado, que curiosamente também será véspera de feriado, a previsão aponta para alguma nebulosidade, fruto do transporte de poeiras do Saara, efetuado pelos ventos do quadrante Sul. Os mapas de referência da Meteored apontam para chuva apenas no Noroeste do território continental (Minho).

Do ponto de vista das temperaturas, o Centro e principalmente o Sul do país vão ser agraciados com uma ligeira subida das temperaturas, tanto das máximas como das mínimas. A cidade mais quente será Beja, que chegará aos 24 ºC, sendo que no extremo oposto estará a Guarda, que não verá o mercúrio subir acima dos 15 ºC. Do ponto de vista das mínimas, Bragança contará com 7 ºC, Guarda e Castelo Branco com 9 ºC. O Algarve registará a mínima mais elevada, podendo Faro e Portimão chegar aos 15 ºC.

Chuva em Portugal Continental.
Mapa de chuva, em Portugal Continental, para domingo, dia 1 de dezembro, às 09:00h. O Minho será a região mais afetada, com os valores de precipitação a superarem os 7mm.

Nos Açores, chuva para o Grupo Ocidental e para o Central à exceção da ilha Terceira. Na Madeira, chuva na costa Norte e tempo ainda algumas poeiras a turvarem o céu, na costa Sul e na ilha de Porto Santo. Já para domingo, espera-se chuva em todo o arquipélago madeirense, bem como no Grupo Central e Ocidental. Mesmo o Grupo Oriental do arquipélago dos Açores poderá contar com um aumento significativo da nebulosidade.

Para o território continental, será o regresso dos aguaceiros, principalmente no litoral Norte e Noroeste. Tanto Castelo Branco como Portalegre também poderão registar aguaceiros, no período da tarde. Para Viana do Castelo espera-se ainda a ocorrência de trovoadas. Tanto as temperaturas máximas, como as mínimas voltarão a registar uma ligeira descida: Bragança não superará os 5ºC de mínima, sendo que a região Centro será uma exceção já que Coimbra será a cidade mais quente: 22 ºC.