Tempo em Portugal este fim de semana: estas serão as regiões com temperaturas a rondar os 35 ºC, segundo Alfredo Graça
Esta quinta-feira algumas regiões ainda registaram aguaceiros fracos e dispersos, mas em grande parte da geografia de Portugal continental o tempo estabilizou e as temperaturas subiram. Saiba em que regiões fará mais calor no fim de semana de São João.
Nestes últimos dias houve aguaceiros fortes, alguns deles com carácter tempestuoso (trovoadas) e sob a forma de granizo, tendo causado grandes prejuízos na agricultura nalgumas zonas.
Hoje, quinta-feira 20 de junho e dia em que arranca o verão astronómico às 21:51, hora de Portugal continental e Madeira (-1 hora nos Açores), foi o último dia marcado pela ocorrência de aguaceiros, pelo menos durante alguns dias.
Hoje já foi registada uma subida nas temperaturas máximas, sobretudo no interior Centro, interior alentejano e Algarve. E, ao longo dos próximos dias, as temperaturas vão continuar a aumentar, esperando-se valores elevados em várias regiões do país, sobretudo as mais centrais e meridionais.
Alguns modelos meteorológicos chegaram a vaticinar uma onda de calor nas suas previsões para a próxima semana, mas esse cenário por agora parece descartado de acordo com o ECMWF, pelo que a incerteza nas temperaturas da próxima semana ainda se manifesta bastante elevada.
O calor vai ganhar terreno em Portugal nos próximos dias
Esta quinta-feira, 20 de junho, o céu apresentou-se parcialmente nublado, com aguaceiros fracos no interior Norte e Centro, últimos vestígios da instabilidade associada à gota fria, que entretanto, na sua deslocação para latitudes mais setentrionais, dissipou-se do nosso país.
Com esta mudança na configuração sinóptica, o vento também alterou o seu rumo passando a soprar predominantemente de Nor-Noroeste e ocorreu uma subida das temperaturas máximas. Nos Açores o tempo apresentou-se com muitas nuvens, chuva fraca e abertas e na Madeira o céu esteve muito nublado, tendo ocorrido alguns aguaceiros fracos.
Para os próximos dias prevê-se uma subida gradual das temperaturas máximas e uma grande estabilização da atmosfera em Portugal continental graças à subida em latitude de uma crista subtropical (altas pressões) que chegará pelo oeste do nosso país. Entre sexta-feira, 21 e domingo 23 de junho, o panorama será em geral de céu pouco nublado ou limpo.
Até domingo (23), o vento soprará fraco a moderado, geralmente de Nor-Noroeste, assumindo uma forte intensidade na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em particular durante a tarde de sábado, dia 22. No arquipélago da Madeira o vento soprará predominantemente de Nordeste e no arquipélago dos Açores soprará de rumos variáveis, embora com um domínio do vento Sul.
Este fim de semana haverá regiões com temperaturas perto dos 35 ºC e outras que poderão ultrapassar este valor
Este sábado (22) haverá neblina matinal nalguns locais das Regiões Norte e Centro e o céu apresentar-se-á limpo ou com nuvens dispersas. As temperaturas mínimas vão subir em todo o interior e no Algarve e as máximas deverão subir de um modo geral, sobretudo nas regiões mais meridionais. Estão previstas temperaturas máximas entre 30 e 35 ºC nos distritos de Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
No domingo (23), a situação será quase idêntica à do dia anterior, esperando-se condições meteorológicas novamente estáveis em toda a geografia do Continente, com céu pouco nublado ou limpo de norte a sul. As temperaturas voltarão a subir nesta jornada, pelo que as máximas estarão ainda mais elevadas.
Situar-se-ão geralmente entre 32 e 35 ºC nas regiões a sul do Mondego, mas poderão atingir valores iguais ou superiores a 35 ºC nalguns locais do país, tais como o Sotavento Algarvio e o vale do Guadiana. Localidades como Mértola e Alcoutim poderão mesmo alcançar uns impressionantes 37 ºC! Porém, no Litoral Norte e Centro e nas regiões a norte do Mondego, as máximas mais elevadas atingirão “apenas” 28/30 ºC.