Tempo em Portugal este fim de semana: estas são as regiões em que pode esperar chuva, neve e vento

O cardápio para o fim de semana em Portugal engloba chuva e a continuidade do tempo frio, na continuação de uma semana típica de inverno. Acompanhe a previsão e fique a saber quais serão as regiões mais afetadas pela chuva, pelo frio e até mesmo pela neve!

Depois de uma semana típica de inverno, que se iniciou com temperaturas muito baixas, principalmente no interior de Portugal continental, o final da semana e o próprio fim de semana vão continuar com a toada, sendo que no sábado haverá chuva e no domingo, regressa o tempo soalheiro, mas com os termómetros em franca descida.

O dia de hoje, como tem sido hábito esta semana, poderá contar com geada no interior, aguaceiros em algumas regiões do Sul, sendo que a cota de neve estará próxima dos 1000 metros. O vento vai soprar moderado a forte, principalmente nas terras altas, de Sudeste.

Sexta-feira com mais chuva a caminho

Para o final de semana, espera-se um agravamento do estado do tempo em quase todas as geografias do país. O dia de sexta-feira será de chuva em algumas regiões do território continental, situação que servirá de antevisão para um sábado ainda mais chuvoso. As temperaturas poderão subir um pouco, principalmente as mínimas, nas regiões do litoral.

Para sexta-feira (13), logo desde o meio da manhã, espera-se que a geração de uma nova linha de instabilidade alcance as regiões mais próximas ao litoral, produzindo aguaceiros nos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal.

A cidade mais fria será Bragança, onde a mínima não ultrapassará os 0 ºC. Para Vila Real e Guarda as mínimas não vão superar os 2 ºC, sendo que Beja só chegará aos 3 ºC. Por outro lado, Faro será a cidade mais quente, com a temperatura máxima a atingir os 16 ºC. É de salientar que em toda a faixa litoral, de Viana do Castelo ao Algarve, as máximas vão variar entre os 13 ºC e os 16 ºC.

Nos Açores, o vento e a chuva em forma de aguaceiros serão a imagem de marca neste dia, com especial incidência nos grupos Central e Oriental, conforme indicam os nossos mapas de referência da Meteored. As temperaturas mínimas vão variar entre os 11 ºC (Angra do Heroísmo) e os 14 ºC (Santa Cruz das Flores). Já as máximas entre os 15 ºC e os 17 ºC (Santa Cruz da Graciosa).

No domingo, dia 15, de uma forma geral o Sol vai brilhar em todo o território continental (...)

Para a Madeira é esperada alguma nebulosidade, mas com boas abertas na parte Ocidental da ilha. Contudo, para o Funchal e para São Vicente (costa Norte) são esperados alguns aguaceiros. Em relação às temperaturas, as máximas podem chegar aos 19 ºC e as mínimas poderão variar entre os 11 ºC e os 17 ºC (Porto Santo).

Temperaturas.
As temperaturas e em particular as mínimas, continuarão muito baixas nos próximos dias, principalmente nas regiões do interior Norte e Centro.

Sábado com chuva, neve e vento, saiba em que zonas

No dia de sábado (14), o estado do tempo no Arquipélago dos Açores será muito idêntico ao de sexta. Os aguaceiros, alternados com períodos de boas abertas nas 9 ilhas, em conjugação com o vento, continuarão a ser a imagem de marca.

Já para a Madeira, a situação será bem diferente: está prevista mais chuva, sendo a ilha de Porto Santo e o Noroeste da ilha da Madeira as únicas áreas onde não se prevê este fenómeno. As temperaturas, contudo, podem subir ligeiramente, em especial a máxima.

No território continental, as temperaturas voltam a descer, principalmente as mínimas no interior Norte e Centro. A norte do tio Tejo, também é expectável que ocorra alguma precipitação. A neblina matinal nas regiões do litoral e a geada nas regiões do interior também são situações que poderão ocorrer.

precipitação acumulada
O dia de sábado será cinzento em grande parte do país, e chuvoso em várias zonas, acentuando os efeitos de uma sensação térmica desconfortável.

Nas regiões do Sul é esperada alguma nebulosidade, com boas abertas e com as máximas a chegarem aos 16 ºC, sendo esta a região mais quente do território continental.

Domingo de chuva nas ilhas, calor a milhas

No domingo, dia 15, de uma forma geral o Sol vai brilhar em todo o território continental, com a contrapartida de as temperaturas mínimas voltarem a registar uma descida considerável. As regiões do interior Norte e Centro vão ter mesmo mínimas negativas (-1 ºC, para a Guarda e Bragança). As temperaturas máximas vão manter-se estáveis num intervalo entre os 13 ºC (Porto) e os 18 ºC (Faro).

Rajadas de vento
Durante este dia também é expectável que o vento se intensifique, com as rajadas na terras altas a chegarem perto dos 50 km/h.

Já nos territórios insulares, para o Arquipélago dos Açores continuará o tempo chuvoso, principalmente no Grupo Central onde os aguaceiros serão mais fortes e frequentes. Para a Madeira também se espera um agravamento do estado do tempo com a passagem de um rio atmosférico ao final do dia, associado a um centro de baixas pressões localizado a Noroeste destas ilhas.

É importante salientar que o regime de precipitação para os próximos dias, tanto nos Açores como na Madeira, podem levar à ocorrência de inundações repentinas, deslizamentos de terras ou derrocadas que colocam em perigo tanto vidas humanas como atividade económicas.