Tempo em Portugal este fim de semana: ‘disparam’ avisos de uma depressão que trará chuva, neve e forte agitação marítima

Ar polar, chuva e neve vão continuar a chegar a Portugal continental, impulsionados pela circulação de depressões atlânticas. Além disto, prevê-se um temporal marítimo agreste, tendo já sido emitidos vários avisos. Eis a previsão do tempo ao detalhe.

Esta quinta-feira (29) confirmou-se a anunciada mudança de tempo. Uma frente atlântica entrou pelo Noroeste de Portugal continental, estendendo a sua área de influência desde o Minho até ao sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Deste modo, ocorreu precipitação nas regiões a norte do mencionado acidente geográfico, que se manifestou em períodos de chuva ou aguaceiros, geralmente fracos. Caiu neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela. Nas regiões a sul de Montejunto-Estrela não houve precipitação e o céu apresentou-se geralmente pouco nublado.

Em grande parte do país registou-se uma diminuição das temperaturas máximas (Norte e Centro). O vento soprou quase sempre de noroeste, geralmente moderado, mas pontualmente com rajadas fortes.

Amanhã - sexta-feira 1 de março - o dia amanhecerá nublado, mas isso será ‘sol de pouca dura’ nas regiões do Noroeste do Continente. A meio da manhã começarão a cair os primeiros aguaceiros no Minho (Viana do Castelo e Braga), região onde poderá chover de maneira persistente durante mais um dia.

chuva acumulada Portugal
Previsão da precipitação acumulada até ao meio-dia de segunda-feira, 4 de março. A distribuição da chuva será, uma vez mais, bastante 'generosa' nas regiões a oeste da Barreira de Condensação.

A precipitação irá espalhar-se para outras zonas das regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sendo particularmente mais abundante e persistente nas zonas a oeste da Barreira de Condensação (distritos do Porto, Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra). Nas regiões a sul do Tejo pouco ou nada choverá, predominando o céu parcialmente nublado ou limpo.

As temperaturas máximas vão baixar de norte a sul da nossa geografia. O vento soprará fraco a moderado de oes-sudoeste. Além disto, não se exclui a possibilidade de granizo ocasional. Por último, é possível que caiam aguaceiros de neve acima dos 1000 metros de altitude, com a cota a subir gradualmente ao longo do dia para 1200/1400 metros.

Forte temporal de chuva e agitação marítima previsto para este sábado. Também se espera queda de neve

A circulação de oeste vai permitir a chegada de mais uma frente neste próximo sábado - 2 de março -, desta vez associada a uma rede de depressões que se distribuirão entre as Ilhas Britânicas e o Golfo da Biscaia. Deste modo, preveem-se períodos de chuva geralmente fracos e pontualmente intensos em toda a Região Norte, mas também nalgumas zonas do Centro tais como os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra e Guarda.

Não se descarta a ocorrência de granizo e de trovoadas isoladas. A precipitação passará a regime de aguaceiros a meio da tarde de sábado (2). Nas regiões a sul da Cordilheira Central (parte do Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve) prevê-se a ocorrência de aguaceiros, mas mais fracos e dispersos.

O mapa de altura máxima de onda da Meteored antecipa ondas de noroeste com 5 a 6 metros para o próximo sábado (2), que poderão atingir até quase 11 metros de altura máxima na faixa costeira ocidental a norte do Cabo Raso.

Devido ao risco moderado a significativo de queda de neve e agitação marítima, o IPMA já emitiu avisos meteorológicos para sexta-feira (1), mas principalmente para o dia de sábado (2), quando se prevê a fase mais crítica do temporal.

Assim, estão em vigor os Avisos Amarelo por causa da previsão de queda de neve (10 distritos do Norte e Centro) e Amarelo e Laranja devido à previsão de forte agitação marítima em toda a faixa costeira ocidental e meridional do Continente. A ondulação mais agreste prevê-se para o litoral Norte e Centro a norte do Cabo Raso.

As temperaturas diurnas vão descer, enquanto as mínimas poderão registar uma ligeira subida. O vento soprará moderado, pontualmente forte do quadrante oeste, esperando-se rajadas de até 70 km/h em zonas do litoral e de até 90 km/h nas terras altas.

Para domingo mantém-se o panorama de frio, aguaceiros de chuva e neve e vento

No domingo (3) o vento soprará geralmente fraco a moderado de norte e noroeste, sendo pontualmente forte no litoral Oeste e nas terras altas de Portugal continental. Nas primeiras horas do dia os aguaceiros surgirão fracos, concentrando-se apenas em zonas do litoral Norte e Centro.

queda de neve portugal
Para os próximos dias prevê-se queda de neve em vários pontos da Região Norte e nalguns da Região Centro.

Entretanto, as linhas de instabilidade poderão reativar-se com a precipitação a surgir noutras partes das Regiões Norte e Centro. Espera-se a ocorrência de aguaceiros de neve acima dos 700 metros de altitude. As temperaturas mínimas vão descer ligeiramente.

Não se exclui a hipótese de que, a qualquer momento destes próximos dias, uma destas depressões que se têm passeado em catadupa sobre o Atlântico, seja nomeada como uma tempestade de grande impacto por parte da Météo-France, AEMET ou IPMA.

Caso se reúnam as condições atmosféricas para a nomeação, Monica seria o nome atribuído à próxima tempestade de grande impacto.

A instabilidade vai continuar a chegar a Portugal continental de domingo (3) em diante, com previsão de mais chuva e vento forte para a próxima segunda-feira (4).