Tempo em Portugal este fim de semana com muita chuva, avisa Hélder Lopes: "mais de 100 mm acumulados nestas zonas"
Para aqueles que estão a planear atividades ao ar livre ou têm eventos marcados para o próximo fim de semana, as notícias meteorológicas para Portugal continental não são as mais animadoras.
A previsão do estado do tempo para os dias 5 e 6 de outubro de 2024 dita que haverá muita chuva em várias regiões de Portugal continental, especialmente no Norte. Espera-se que no domingo, dia 6 de outubro, se registem valores de precipitação acumulada superiores a 100 mm, em particular na região do Minho.
Já no Douro Litoral, embora se preveja bastante chuva, os valores acumulados deverão ficar abaixo desse limiar, com precipitações moderadas, mas persistentes.
Espera-se que a reta final da semana seja marcada por uma fase de transição no estado do tempo, com a chuva a aumentar progressivamente e a possibilidade de ventos moderados a fortes em algumas áreas. A explicação para este aumento significativo de precipitação está associada à chegada de sucessivas frentes atlânticas, que trazem consigo muita humidade do ar e instabilidade atmosférica.
Os modelos meteorológicos usados na Meteored e provenientes do ECMWF confirmam que, além de chuva intensa, haverá um aumento da nebulosidade e da humidade, o que poderá causar sensação térmica superior à temperatura verificada, especialmente no sábado.
Sábado será um dia particularmente mais seco
Embora o fim de semana esteja marcado pela previsão de muita chuva, o sábado, 5 de outubro, será relativamente mais seco, especialmente nas primeiras horas do dia. As temperaturas também deverão subir ligeiramente, criando uma sensação de tempo abafado e desconfortável, com humidade elevada.
A manhã será marcada por nuvens e algumas abertas, mas, ao longo da tarde, o cenário muda. O Minho e o Douro Litoral começarão a sentir os primeiros efeitos de uma nova frente que trará chuva, inicialmente de forma intermitente, mas que se intensificará à medida que a noite avança.
O sábado será ainda caracterizado por temperaturas relativamente amenas, com máximas a rondar os 20 a 22 ºC no Norte, enquanto no Sul os valores poderão ser ligeiramente mais elevados, mas com céu nublado a dominar. As temperaturas do ar mais elevadas registar-se-ão em Santarém, Évora e Beja, com 28 ºC.
Domingo com chuva forte e generalizada a todo o país
O domingo, 6 de outubro, será claramente o dia mais chuvoso do fim de semana. De acordo com as previsões atuais, a chuva deverá começar a cair de forma mais significativa ainda durante a madrugada, especialmente no litoral Norte, e estender-se gradualmente ao longo do dia para outras regiões.
No entanto, a chuva não ficará confinada apenas ao Norte. Com o decorrer do dia, outras áreas a Norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela poderão também registar valores de precipitação significativos. Embora o Sul de Portugal deva continuar relativamente seco, há uma possibilidade de chuviscos e períodos de chuva fraca no final da tarde de domingo.
Além da chuva, as temperaturas deverão começar a descer ligeiramente, especialmente nas máximas. As temperaturas irão rondar os 18 a 22 ºC nas regiões mais afetadas pela precipitação. Esta descida será acompanhada por ventos moderados a fortes em algumas áreas, aumentando a sensação de frio.
E nos arquipélagos dos Açores e da Madeira?
Nos Açores, a previsão para o fim de semana também inclui precipitação, embora de menor intensidade em comparação com o Continente. O sábado trará alguma chuva, sobretudo nas ilhas orientais, mas o domingo será mais seco, com aberturas de sol e temperaturas mais frescas.
Na Madeira, a situação será ligeiramente diferente. Enquanto o sábado será marcado por um tempo seco e ensolarado, o domingo poderá trazer alguma humidade e chuviscos.
Previsão da próxima semana indica possibilidade de mais chuva a caminho
A próxima semana poderá trazer ainda mais precipitação. A observação dos modelos permite-nos vislumbrar a possibilidade de uma primeira quinzena de outubro bastante chuvosa, com uma quantidade de precipitação acumulada que poderia ser até 2 vezes superior à média para esta altura do ano.
Para aqueles que esperam um alívio no tempo húmido e chuvoso, as previsões para as semanas seguintes não são muito promissoras. Parece que a chuva veio para ficar, pelo menos por mais alguns dias, com risco de inundações e cheias localizadas em algumas áreas do país.