Tempo em Portugal este fim de semana: atenção aos aguaceiros e trovoadas, serão muito fortes e descarregarão granizo

O tempo em Portugal continental na reta final desta semana será fortemente condicionado pela chegada abrupta de uma gota fria atlântica. Preveem-se aguaceiros e trovoadas fortes, potencialmente acompanhados de fenómenos adversos. Avisos amarelo e laranja já em vigor em 13 distritos.

Nesta quinta-feira, 6 de junho, verificou-se uma subida generalizada das temperaturas máximas. Este aumento registado pelos termómetros deveu-se à massa de ar tropical continental, muito quente e seca, impulsionada pela gota fria atlântica que provocará uma drástica mudança nas condições meteorológicas na geografia de Portugal continental ao longo das próximas horas e dias.

Além do ar quente procedente do Norte de África e presente na circulação do quadrante Sul promovida pela gota fria, ocorreu um aumento na concentração de poeiras do Saara transportadas pela dita circulação meridional. Isto verifica-se claramente pelo aspeto turvo e esbranquiçado do céu encoberto, carregado de poeiras saarianas. De manhã também houve neblina ou nevoeiro nalguns locais das Regiões Norte e Centro. O vento vai soprando fraco a moderado de vários rumos.

Outro importante aspeto meteorológico do dia de hoje e que merece ser salientado: apesar da reduzida probabilidade de precipitação, a cada vez mais próxima gota fria gerará a possibilidade de queda de aguaceiros dispersos, acompanhados de trovoada em pontos das Regiões Centro e Sul.

Tal como explicámos na Meteored nos últimos dias, em certos locais destas regiões poderá gerar-se “chuva de lama” que ocorre quando numa situação de precipitação as poeiras saarianas entram em coalescência com as gotas da chuva, e esta combinação origina precipitação com poeiras agregadas.

Ainda nesta quinta-feira, 6 de junho, tal como mencionado pela Meteored sucessivamente nas últimas previsões, o arquipélago da Madeira estará a enfrentar a passagem da gota fria, especialmente durante a tarde e início da noite de hoje. O Aviso Amarelo por aguaceiros e trovoadas, por vezes fortes, entrou em vigor às 12:00 e durará até às 21:00. Nos Açores restam alguns vestígios de instabilidade com períodos nublados, de chuva e abertas.

Das poeiras e calor intenso ao potencial para fenómenos muito adversos: eis o que se prevê para sexta e sábado

Para amanhã - sexta-feira, 7 de junho - prevê-se o pico da intrusão de poeiras do Saara nas Regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alto Alentejo no território de Portugal continental durante as horas de maior luz solar, pois no resto do Alentejo e no Algarve as poeiras atingirão a sua máxima concentração ainda durante a madrugada e parte da manhã de sexta (7). Ao longo do fim de semana a concentração de poeiras saarianas em suspensão diminuirá.

poeiras Portugal
O pico da intrusão de poeiras do Saara ocorrerá entre hoje e amanhã. Esta é a previsão da concentração de partículas às 14:00 de sexta-feira, 7 de junho em Portugal continental.

As temperaturas máximas também deverão subir acentuadamente esta sexta-feira em boa parte do país. Nalguns locais a subida será de 10 ºC entre um dia e outro! No entanto, é importante relembrar que as poeiras têm a capacidade de atenuar o calor intenso, dado que tapam parcialmente a radiação solar, pelo que é possível que as temperaturas não fiquem tão extremas como o previsto.

Quanto às temperaturas, prevê-se uma descida das máximas na Região Sul e uma subida no Litoral Norte e Centro. As mínimas também deverão subir no Norte e no Centro. O vento soprará geralmente fraco a moderado de rumos variáveis, primeiro do quadrante Leste e depois de Sul. Nas terras altas soprará com forte intensidade.

Na sexta e no sábado, dias 7 e 8 de junho, a atividade elétrica poderá ocorrer em qualquer ponto do país. Todavia, o Norte e Centro de Portugal continental são as regiões onde poderá ser mais intensa.

De acordo com os mapas de referência da Meteored, além da precipitação sob a forma de aguaceiros, algumas das trovoadas previstas para sexta-feira (7) e sábado (8) apresentam um elevado grau de organização e poderão ser muito fortes à escala local. Existe o risco de queda de granizo de dimensões variáveis - pode atingir entre 1 e 4 cm, podendo ser de até 6 cm nalguns pontos! - bem como de rajadas intensas ou fenómenos extremos de vento nalgumas zonas.

Como a gota fria é muito dinâmica na sua trajetória e comportamento, torna-se bastante complexo até poucas horas antes saber exatamente quais serão as zonas mais afetadas. De momento, algumas zonas dos distritos de Vila Real, Viseu, Guarda, Santarém e Leiria são aquelas que poderão acumular mais precipitação até ao final do dia de sexta (7).

Mas a verdade é que amanhã e no sábado (8) poderá chover, trovejar e granizar de forma intensa, rápida e irregular em qualquer zona do Continente. Aliás, o IPMA corroborou a informação avançada pela Meteored nos últimos dias ao ativar nas últimas horas os Avisos Laranja e Amarelo, válidos entre as 15:00 de sexta, dia 7 e as 21:00 de sábado, 8 de junho.

O Aviso Laranja por risco significativo de precipitação e trovoadas está válido para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Portalegre entre as 18:00 de sexta-feira (7) e as 06:00 de sábado, dia 8. O Aviso Amarelo por risco moderado de precipitação e trovoadas está em vigor para os distritos de Leiria, Santarém e Portalegre e em certos períodos aplicar-se-á aos distritos mais a norte.

gota fria Portugal
Praticamente todo o território de Portugal continental poderá ser afetado com maior ou menor intensidade pela passagem da gota fria. Porém, as Regiões Norte, Centro e Alto Alentejo são aquelas onde a instabilidade meteorológica é mais provável.

Ainda no sábado, 8 de junho, a passagem vertiginosa da gota fria pela nossa geografia provocará uma descida acentuada das temperaturas, especialmente nas Regiões Norte e Centro. Nalgumas regiões, entre sexta (7) e sábado (8) a temperatura baixará cerca de 10 ºC! O vento soprará de rumos variáveis, predominando inicialmente do quadrante Sul, mas rodando para Oeste a partir da tarde.

O tempo instável irá manter-se nalgumas regiões portuguesas no domingo

Para domingo, 9 de junho, prevê-se a persistência da instabilidade atmosférica, embora diminua substancialmente em boa parte do país. Mesmo assim, de manhã, é expectável a ocorrência de chuva fraca ou chuviscos dispersos em zonas do Litoral Oeste, Alentejo e Algarve e, de tarde, a possibilidade de queda de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada no interior Norte e Centro. Apesar da probabilidade ser mais baixa, não se exclui precipitação nas restantes regiões do Continente.

As regiões Norte e Centro, sobretudo a norte do Mondego, são aquelas que após a passagem desta gota fria somarão uma maior quantidade de precipitação. Algumas zonas montanhosas poderão acumular entre 40 e 50 mm nos próximos dias!

Não são esperadas variações térmicas significativas neste dia, embora nalgumas zonas do Centro, Sul e interior Norte as temperaturas possam descer ligeiramente. As máximas mais elevadas estão previstas para a Região Centro em cidades como Coimbra e Castelo Branco e deverão rondar os 25 ºC. O vento soprará de Oes-Noroeste geralmente fraco, mas temporariamente moderado ao longo da tarde.