Tempo em Portugal este fim de semana arranca frio, com geadas e mínimas a rondar os 0 ºC: quando irá regressar a chuva?
Prevê-se um fim de semana particularmente frio em Portugal continental, com geadas nalguns locais. Casacos, gorros e outros acessórios serão necessários, dado que os termómetros registarão temperaturas iguais ou inferiores a 0 ºC em várias regiões.
De acordo com a Climatologia, esta sexta-feira, 1 de dezembro, assinala o início da estação de inverno, período que se prolongará até 29 de fevereiro. Acontece que, neste ano de 2023, a data de hoje coincidiu precisamente com a chegada de uma massa de ar frio que penetrou o nosso país a partir do noroeste, tal como já tínhamos antecipado nas nossas últimas previsões.
Esta massa de ar frio, que se deslocará sobretudo pelo norte da Península Ibérica, será, sem dúvida, o fator responsável pela descida dos termómetros para valores a rondar os 0 °C, ou inclusive valores abaixo desse patamar em vários locais de algumas regiões do país ao longo deste primeiro fim de semana de dezembro.
O ar polar pós-frontal, responsável pelo frio generalizado
Esta sexta-feira (1), o ar polar posterior às frentes atlânticas que têm estado a despejar chuva nestes últimos dias foi progressivamente ganhando terreno em Portugal continental, ao deslocar-se de noroeste para nordeste. O frio tem reforçado a sua presença na nossa geografia com o decorrer das horas à medida que as frentes - associadas a uma depressão que ao final do dia desta sexta-feira (1) estará no Golfo da Biscaia - se vão afastando para leste.
Nas primeiras horas da manhã desta sexta (1), a precipitação de uma das frentes ainda afetou, essencialmente, o Baixo Alentejo e o Algarve. Com o passar das horas, ocorreram apenas aguaceiros fracos e dispersos, essencialmente distribuídos pelo Litoral Norte e Centro do país. Para as últimas horas de hoje prevê-se uma diminuição gradual da nebulosidade em praticamente toda a extensão territorial do Continente, com o céu a ficar cada vez mais limpo.
Primeiro fim de semana de dezembro será frio e com geadas nalgumas regiões
Este fim de semana, correspondente aos primeiros dias de dezembro e do inverno climatológico, registará uma anomalia térmica negativa de norte a sul de Portugal continental.
A descida das temperaturas, sobretudo das mínimas, será particularmente acentuada. Para este sábado (2) prevê-se que vários locais do interior Norte e Centro, tais como Castro Laboreiro, Pitões das Júnias, Penedono, Vimioso e Guarda, registem temperaturas mínimas negativas, isto é, com valores inferiores a 0 ºC.
Em vastas zonas do Norte e do Centro (e inclusive Alentejo) as temperaturas mínimas serão baixas, com valores a rondar os 5 ºC, ou muitas vezes pouco acima dos 0 ºC. Será, por isso, um fim de semana frio e perfeitamente invernal. No Sul prevê-se tempo frio, mas com temperaturas mais suaves, sobretudo de dia. O Algarve e o distrito de Lisboa serão das regiões mais amenas este fim de semana.
As altas pressões situadas a oeste de Portugal continental irão sobressair-se este sábado (2). Como consequência, registar-se-á um tempo geralmente estável, com o ar frio a penetrar pelo país e a incorporar-se nas planícies e vales abrigados, pelo que tanto sábado (2) como domingo (3) registarão geadas.
As geadas observam-se nas áreas assinaladas a branco/azul-clarinho no mapa animado da temperatura a 2 metros, presente na parte superior desta previsão meteorológica, nalguns pontos do interior Norte e Centro. Quando a temperatura do ar baixa até aos 0ºC ou para valores inferiores, as gotas de orvalho congelam, originando o que é conhecido como geada.
Nova frente atlântica a caminho de Portugal, chegará nas últimas horas de domingo
Espera-se que, ao final da tarde de domingo (3), o tempo estável dê lugar à chegada de um novo sistema frontal. Nessa ocasião, prevê-se que esteja associado a uma depressão, proveniente do Atlântico, que se estará a aproximar do nosso país.
Os primeiros pingos de chuva atingirão o solo de Portugal continental, possivelmente, a partir das 18:00 de domingo (3), afetando principalmente o Minho, Douro Litoral e distritos de Coimbra, Leiria e Santarém. Ainda no domingo (3) a precipitação poderá espalhar-se para outras zonas do país.
Segunda-feira (4) será um dia particularmente chuvoso de norte a sul de Portugal continental, podendo acumular-se até 50 mm nas zonas montanhosas do Minho (Viana do Castelo e Braga). À medida que o sistema frontal se for deslocando para leste, distribuindo precipitação pelo nosso país numa trajetória noroeste-sudeste, perderá intensidade. Ainda assim, deverá cair chuva em todas as regiões, inclusive naquelas onde habitualmente não chove (Algarve e Alentejo).
Açores e Madeira vão registar tempo mais frio do que o habitual, mas nada comparável ao que será vivido no Continente em termos térmicos. Esperam-se aguaceiros no sábado (2) nos três Grupos de ilhas dos Açores, com boas abertas, bem como vento moderado a forte, com rajadas até 70 km/h. A Madeira viverá um fim de semana com céu geralmente nublado e vento fraco.