Tempo em Portugal este fim de semana: após uma breve pausa, a chuva regressará em força. Eis as regiões mais expostas
A previsão do estado do tempo para este fim de semana em Portugal não parece destoar muito daquilo que se tem verificado nos últimos dias. Saiba como planear o fim de semana, acompanhando a nossa previsão!
Desde o passado domingo, dia 19 que a precipitação, por vezes forte, tem marcado os sucessivos estados do tempo. Durante o dia de ontem, a forte chuva que se fez sentir acabou por causar algumas inundações, sendo as áreas mais afetadas, o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa.
No concelho de Alcácer do Sal, por exemplo, mais de 200 casas ficaram sem energia elétrica. Verificou-se ainda a suspensão da circulação ferroviária, num período de mais de duas horas, na Linha do Sul (ligação de Lisboa ao Algarve), devido à queda de uma árvore na linha que provocou danos na catenária.
Para o que resta da semana, espera-se uma acalmia para hoje e um novo agravamento para sexta-feira, potenciado pela chegada de dois rios atmosféricos e pela influência da passagem mais a Norte da tempestade Éowyn. Acompanhe a nossa previsão e saiba de que forma e onde sentiremos mais os efeitos indiretos da passagem deste ciclone!
Para sábado prevê-se chuva em várias regiões. Será intensa no litoral Norte e Centro
Após a passagem de uma frente fria pelo território continental nas últimas horas de sexta-feira (24), a previsão do tempo para sábado aponta para nebulosidade e chuva forte no período da manhã, em especial nas regiões Norte e Centro, passando ao regime de aguaceiros durante a tarde, aquando da passagem de um rio atmosférico. A cota de neve estará próxima dos 1300 metros. Já o vento vai soprar moderado a forte durante o período diurno, prevendo-se que perca alguma força ao final desse dia.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 2 ºC da Guarda e os 13 ºC de Faro. Já as máximas poderão variar entre os 9 ºC e os 19 ºC, mas mesmas cidades. Ao final do dia, serão as regiões do Sul que registarão mais precipitação.
Em relação aos territórios insulares, nos Açores o estado do tempo vai agravar-se a partir de hoje, sendo que para sábado são esperados períodos de aguaceiros, alternados com períodos de abertas, em todos os grupos. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 12 ºC de Angra do Heroísmo e os 14 ºC de Ponta Delgada. Já as máximas serão de 19 ºC em praticamente todas a geografias.
Para a Madeira, o cenário será muito idêntico, com chuva em forma de aguaceiro na ilha da Madeira e no Porto Santo. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 14 ºC do Funchal e os 18 ºC de Vila Baleira, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 17 ºC da Calheta e os 21 ºC de São Vicente.
Domingo, dia de novo rio atmosférico
O estado do tempo para domingo (26) vai voltar a agravar-se, com a passagem de um novo rio atmosférico, principalmente no período da tarde, nas regiões litorais do Norte e do centro. O vento soprará forte (rajadas que podem superar os 100 km/h) e também se verificará forte agitação marítima (ondas que podem chegar aos 12 metros). Poderão ocorrer ainda algumas trovoadas dispersas, principalmente no centro do país.
As temperaturas vão manter-se estáveis, se relacionadas com o dia anterior: as mínimas vão rondar os 2 ºC ou 3 ºC no Nordeste transmontano e na Beira Alta, sendo que as máximas chegarão aos 19ºC em Faro. É de salientar que as máximas estarão acima dos 10 ºC em todo o território continental.
Para os Açores, o padrão também se mantém com os períodos de céu muito nublado e os aguaceiros a dominarem a previsão do estado do tempo. Em relação às temperaturas, também se registará alguma estabilidade, prevendo-se uma variação entre os 12 ºC de Angra do Heroísmo e os 15 ºC de Ponta Delgada. Já as máximas poderão oscilar entre os 17 ºC de Santa Cruz das Flores e os 19 ºC da Ribeira Grande.
Já para o arquipélago da Madeira, apenas a ilha do Porto Santo escapará à previsão de chuva, prevendo-se que se registe períodos de alguma nebulosidade, mas predominância de céu limpo. Contudo, para a ilha da Madeira é esperada alguma precipitação em forma de aguaceiros, em linha com o que se verificará no dia anterior (sábado, 25). Prevê-se que as temperaturas mínimas variem entre os 15 ºC na Calheta e os 18 ºC em Porto Moniz. Já para as máximas é esperada uma variação entre os 18 ºC (novamente na Calheta) e os 22 ºC de São Vicente.
Espera-se que este padrão de precipitação se mantenha, pelo menos, até meio da próxima semana, condicionando as atividades ao ar livre, sejam de lazer ou com vertente económica (setor primário e secundário).