Tempo em Portugal este fim de semana: após a depressão Oscar, tréguas na chuva?
A depressão Oscar vai continuar a provocar tempo instável em Portugal nas próximas horas e dias, com aguaceiros ou chuva localmente forte, vento e trovoada. E depois, chegará o tempo veranil? Consulte a previsão!
Após meses e meses sem chover, com um abril marcado por recordes de temperaturas elevadas, o tempo registou um volte-face no nosso país praticamente desde o início da segunda quinzena de maio, com chuva e trovoadas em boa parte da geografia de Portugal continental.
A precipitação da última semana até pode ter-se notado nas albufeiras e solos, mas, em termos genéricos podem até nem ter tido grande benefício, e sim prejuízo, por causa das inúmeras e violentas chuvadas de granizo e enxurradas que ocorreram em várias regiões do país. A destruição de culturas agrícolas foi altamente prejudicial nalgumas zonas. A chuva vai continuar a cair durante mais alguns dias.
Hoje haverá aguaceiros fortes e trovoada; amanhã a precipitação será mais provável a norte do Mondego
Hoje tem chovido e continuará a chover, de norte a sul do país. Nalguns locais a precipitação será acompanhada de trovoada, podendo ocorrer sob a forma de granizo. Será mais abundante ao longo da tarde desta quinta-feira (8) e menos provável pelo Baixo Alentejo e Barlavento Algarvio e isto porque as frentes associadas à Depressão Oscar continuarão a descrever uma trajetória de sul para norte e de oeste para leste (litoral-interior).
A temperatura registou nesta quinta (8) uma suave descida no Centro e no Sul de Portugal continental, ao passo que no resto do território não se verificaram grandes oscilações. Hoje o vento manter-se-á dominante do quadrante Sul, soprando moderado a forte em praticamente todo o país, com rajadas máximas de até 70 km/h no Litoral Oeste e de até 75 km/h nas terras altas.
Para amanhã - sexta 9 de junho - antecipa-se nebulosidade abundante, sobretudo nas regiões a norte do Mondego e Serra da Estrela, prevendo-se períodos de chuva ou aguaceiros que poderão ser fortes nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda. A precipitação será mais fraca e dispersa quanto mais para sul. Espera-se céu menos nublado em parte do Centro e Sul do país.
Prevê-se uma ligeira descida da temperatura máxima nas Regiões Norte e Centro, não se esperando oscilações significativas no Sul (Alentejo e Algarve). Espera-se 21 ºC de máxima no Porto, de 23 ºC em Lisboa e em Faro e de 25 ºC em Évora. O vento continuará a soprar moderado - pontualmente forte - de Sul ou Sudoeste.
No fim de semana ainda se prevê alguma instabilidade meteorológica
No sábado (8) a depressão Oscar estará perto do seu término, mas a precipitação continuará a produzir-se, fraca e irregular, pelo Norte e Centro de Portugal. Não se descarta trovoadas dispersas. Prevê-se uma subida ligeira da temperatura máxima nos territórios do interior, sendo que no litoral não são esperadas alterações térmicas relevantes. O vento soprará fraco, por vezes moderado, em geral de Oeste e por vezes de Noroeste.
No domingo (9) a depressão já terá dissipado, mas ainda existe a possibilidade de aguaceiros ou chuva fraca no período da tarde nalgumas regiões do interior, tais como Alto Tâmega e Douro, Nordeste Transmontano, Beira Alta, distrito de Viseu e Alto Alentejo. Para o resto da geografia de Portugal continental espera-se períodos nublados, com boas abertas, especialmente no Centro e no Sul. Para o Algarve prevê-se céu pouco nublado ou limpo, em particular no Sotavento.
A temperatura máxima não registará oscilações significativas, exceto nalgumas áreas do interior e no Sul onde poderá subir ligeiramente. O vento soprará em geral fraco, pontualmente moderado, de Oeste.
E nos Açores e na Madeira, o que esperar?
Para os Açores e para a Madeira prevê-se a continuidade de alguma instabilidade meteorológica, mas nada de muito significativo. O estado do tempo irá variar entre períodos mais nublados ou soalheiros, por vezes interrompidos por chuva ou aguaceiros fracos.
Ainda assim, as Regiões Montanhosas madeirenses bem como a metade ocidental da ilha poderão somar uma quantidade pluviométrica interessante, sobretudo no domingo 11 de junho. Até domingo espera-se temperatura máxima entre 22 ºC e 23 ºC no Funchal e mínima a rondar os 19/20 ºC. O vento soprará moderado, pontualmente forte, e tendencialmente de Oes-Sudoeste.
Quanto aos Açores é esperado um panorama de nuvens e abertas, por vezes marcado por queda de chuva fraca, sobretudo hoje, sexta e domingo. Sábado poderá ser o dia mais soalheiro nesta Região Autónoma. A temperatura máxima prevista para Ponta Delgada, até domingo, oscilará entre 19 ºC e 20 ºC, ao passo que a mínima deverá rondar os 16/17 ºC. O vento soprará moderado, pontualmente forte, e tendencialmente de Oes-Noroeste.