Tempo em Portugal este fim de semana: a chuva regressa para ajudar no combate aos incêndios, saiba em que regiões

Depois de um período de tempo quente e seco, uma mudança drástica pode ajudar no combate aos incêndios, que não têm dado tréguas aos agentes de proteção civil. Fique a conhecer a previsão, no nosso portal!

O início da semana ficou marcado por tempo seco e quente que provocou uma vaga de incêndios florestais sem precedentes, desde a tragédia de 2017. Milhares de bombeiros, centenas de viaturas e dezenas de meios aéreos têm combatido as centenas de incêndios que diariamente, desde domingo, têm afetado o Norte e Centro do país.

De forma progressiva, o estado do tempo tem mudado, com a intensidade do vento a diminuir, a humidade no ar a subir e as temperaturas a ficarem mais amenas, o combate aos incêndios fica facilitado e será altura para os dolorosos rescaldos. O balanço será sempre negro: perto de uma dezena de mortos (direta ou indiretamente relacionados com os incêndios), milhares de hectares de área ardida e dezenas de desalojados.

Precipitação.
Mapa da precipitação acumulada em Portugal Continental, na sexta-feira, dia 20 de setembro.

Final de semana, novo paradigma

Depois de um início de semana escaldante, tanto quinta-feira como sexta-feira serão dias de acalmia nas temperaturas. A precipitação vai regressar, na forma de aguaceiros, que vão ser mais frequentes nas áreas mais afetadas pelos incêndios. As temperaturas máximas vão descer significativamente no litoral ocidental, a Norte do Cabo Carvoeiro.

Os aguaceiros poderão ser acompanhados de trovoadas, tanto no interior como na Área Metropolitana de Lisboa. No período da manhã a nebulosidade também marcará presença em quase todo o território nacional. A temperatura mínima para sexta-feira vai variar entre os 13ºC de Bragança e os 18ºC de Faro. Já a máxima não superará os 19ºC em Viana do Castelo, sendo a temperatura mais elevada os 28ºC de Évora.

Uma semana depois de um fim de semana com temperaturas na ordem dos 30ºC e em que milhares de portugueses foram à praia, a chuva regressa já no final desta semana.

Nos territórios insulares, as ilhas do Açores poderão contar com alguma chuva, nos grupos Central e Oriental, durante o dia de hoje. Para sexta-feira é esperada chuva em todas as 9 ilhas do arquipélago, com as temperaturas mínimas a variarem entre os 19ºC de Angra do Heroísmo e da Madalena (Ilha do Pico) e os 21ºC de Santa Cruz das Flores. Já as máximas vão variar entre os 23ºC e os 24ºC em todo o arquipélago.

Para o arquipélago da Madeira, é expectável chuva na maior ilha, tanto na quinta-feira como na sexta-feira. Durante o dia de hoje, a ilha do Porto Santo só terá alguma nebulosidade, mas na sexta-feira também poderá contar com alguma precipitação. As temperaturas máximas vão variar entre os 22ºC da Calheta e os 24ºC do Funchal, sendo que as mínimas poderão variar entre os 17ºC de São Vicente e os 21ºC da Vila Baleira (Porto Santo).

Temperatura.
Mapa da previsão de temperatura para a madrugada de domingo, dia 22 de setembro.

Fim de semana: confirmação da precipitação

O fim de semana, para além da chuva que já virá de sexta-feira, também trará uma descida acentuada das temperaturas máximas e mínimas, para o território continental. No sábado, os episódios de precipitação serão dominantes, de Norte a Sul, com alguma trovoada a incidir no interior.

no domingo prevê-se mais nebulosidade, com alguns aguaceiros (Lisboa, Leiria, Coimbra, Viseu e Vila Real), com a exceção a ser o Algarve, que poderá registar algumas abertas. Neste dia, as mínimas vão descer para perto dos 10ºC em grande parte do interior Norte e Centro. Já as máximas não vão superar os 26ºC de Beja.

Para o arquipélago da Madeira, é expectável alguma chuva, tanto no sábado como no domingo, com as temperaturas a manterem o padrão da semana. Para os Açores o sábado pode ser de contrastes, já que está prevista chuva no grupo Ocidental e Central, mas céu pouco nublado ou limpo no grupo Oriental. No domingo a chuva vai generalizar-se nas 9 ilhas (novamente), sendo as temperaturas mínimas estarão entre os 19ºC e os 22ºC e as máximas na casa dos 25ºC.