Tempo em Portugal esta semana: vislumbram-se trovoadas dispersas numas zonas e temperaturas superiores a 40 ºC noutras
Nos próximos dias o calor vai intensificar-se em praticamente todo o território nacional, deixando temperaturas superiores a 40 ºC nalgumas regiões. Noutras, a nortada intensa e as trovoadas ganharão destaque. Eis a previsão do tempo em Portugal esta semana.
O primeiro fim de semana de agosto foi caracterizado por um estado do tempo típico da canícula, com temperaturas elevadas e em crescendo em grande parte de Portugal continental. Porém, como já explicámos nas últimas previsões lançadas aqui na Meteored, poderão ser testemunhadas algumas mudanças nas condições meteorológicas nos próximos dias.
A primeira metade da semana será predominantemente estável, com céu geralmente limpo e alguma nebulosidade matinal (e ao final do dia) no litoral Norte e Centro.
Além disto, o regime de nortada também assumirá o protagonismo meteorológico, especialmente nas zonas onde soprar com maior intensidade, como será o caso das zonas de litoral e interior dos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém, mas também no Barlavento Algarvio (metade ocidental do distrito de Faro).
A semana arranca com aviso amarelo de tempo quente e nortada forte
O tempo estável, seco e maioritariamente soalheiro conjugar-se-á, simultaneamente, com o calor e com a subida gradual das temperaturas, tanto em intensidade como em extensão geográfica. Por isto mesmo, o IPMA manteve e inclusive expandiu o aviso amarelo de tempo quente devido à previsão de risco moderado de persistência de valores elevados da temperatura máxima.
As regiões do interior do Continente (distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja) são aquelas onde se vislumbra atualmente este risco de calor intenso, porém, a partir de quarta-feira, dia 7, o distrito de Vila Real e o distrito de Braga (este último também tem zona de litoral) também estarão sob aviso amarelo.
Para terça-feira (6) não se perspetivam grandes mudanças generalizadas nas condições meteorológicas. Todavia, há dois elementos climáticos que vão merecer destaque: a ligeira descida da temperatura máxima e mínima no Algarve, assim como da mínima nas regiões do interior; mas também a intensificação dos ventos do quadrante Norte.
Nas zonas onde se prevê que a nortada sopre com mais força (zonas de litoral e interior dos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém), estão previstas rajadas máximas de 60 km/h. Ao mesmo tempo que isto ameniza substancialmente o calor, também pode tornar desagradável a estadia nas praias de muitos turistas e veraneantes.
O calor vai intensificar-se a partir de quarta-feira
Durante a segunda metade da semana, a crista subtropical irá, de novo, fortalecer-se verticalmente sobre Portugal continental, intensificando o calor nas regiões do interior (Nordeste Transmontano, Beira Alta, Beira Baixa, Alentejo, Oeste e Vale do Tejo, algumas zonas do Algarve) mas também nalgumas zonas da Região Norte mais para oeste e mais próximas ao mar (Alto Tâmega e Douro e Baixo Minho).
No referido período de três dias correspondente à segunda metade da semana (8 a 10 de agosto), prevê-se que os termómetros rondem os 38 a 41 ºC - ou até mesmo ultrapassem localmente os 41 ºC - nos vales do Côa, Sabor, Tua e Douro e nas regiões da Beira Baixa, algumas zonas do Alentejo e do Oeste e Vale do Tejo.
As temperaturas mínimas continuarão a manifestar valores próprios de noites tropicais, especialmente a partir da madrugada de sexta-feira (9), nas regiões do interior (Norte, Centro e Alentejo) e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Se as previsões do nosso modelo de referência se cumprirem, Portalegre, cidade e capital de distrito registará uma temperatura mínima de 23 ºC no próximo sábado, 10 de agosto.
Tardes de quarta, quinta e sexta-feira com possível ocorrência de trovoadas dispersas
Apesar da elevada incerteza plasmada nos nossos mapas de densidade de raios, as sucessivas saídas do ECMWF têm apostado na possível ocorrência de atividade elétrica em zonas montanhosas do interior Norte e Centro, Beira Baixa e Alto Alentejo nas tardes de quarta (7), quinta (8), sexta-feira (9) e sábado (10).
Naturalmente que, tratando-se de precipitação do tipo convectivo, estas trovoadas não só serão muito irregulares no tempo e no espaço, como se distribuirão de uma maneira muito dispersa, o que torna bastante complexa a tarefa de definir com precisão onde serão mais prováveis.
Porém, de acordo com a atual previsão dos mapas de referência da Meteored, é possível vislumbrar trovoadas dispersas em locais dos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre, sobretudo nas zonas e localidades de maior elevação (serras, cordilheiras e montanhas), para o referido período (quarta, dia 7 a sábado, dia 10).