Tempo em Portugal esta semana: vem aí uma gota fria que trará chuva, trovoada e poeiras. Saiba a previsão completa!

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 29 de outubro, o aparecimento de uma gota fria a sul da Península Ibérica começará a tecer as condições meteorológicas que marcarão o resto da semana em Portugal continental. Saiba quando e que regiões serão potencialmente mais afetadas.

Esta segunda-feira (28) foi predominantemente estável e soalheira, apesar de alguns períodos de céu nublado durante a tarde nalguns distritos de Portugal continental. O tempo aqueceu de forma ligeira, sobretudo nas Regiões Norte e Centro e a temperatura máxima mais elevada bateu nos 21 ºC na cidade de Braga. O vento soprou do quadrante Leste e posteriormente rodou para o quadrante Norte, denunciando intensidade pontualmente forte nas terras altas.

Gota fria surgirá amanhã no Sul da Península Ibérica, eis como afetará Portugal a partir de terça-feira, dia 29

Para amanhã - terça-feira, 29 de outubro - uma depressão barométrica irá isolar-se em altitude no sul da Península Ibérica (gota fria ou depressão isolada em altitude), produzindo efeitos à superfície, tanto em Espanha como em Portugal continental. De acordo com os mapas de referência da Meteored, o país vizinho será severamente afetado.

trovoada
A localização exata de onde e quando irá suceder trovoada acarreta sempre uma grande incerteza devido à trajetória caótica e errática, típica das gotas frias. Porém, os mapas da Meteored detetam probabilidade de atividade elétrica nas regiões a sul do Tejo já na tarde desta terça-feira, dia 29.

Quanto ao nosso país, embora se preveja que escape a uma grande parte da instabilidade meteorológica gerada pela referida gota fria; a chuva, a trovoada, as poeiras do Saara e o fenómeno conhecido como “chuva de lama” integrarão o ‘menú’ dos fenómenos meteorológicos adversos para os próximos dias, condicionando o estado do tempo em diversas regiões portuguesas.

Chuva de lama é o fenómeno que consiste na coalescência das gotículas de água da chuva com as poeiras do Saara, isto é, uma combinação da precipitação com as partículas provenientes do deserto do Norte de África. Poderá ocorrer em qualquer dia desta semana entre terça (29) e sexta-feira (1), sendo mais provável no Baixo Alentejo e no Algarve.

Assim, para terça (29), preveem-se aguaceiros, especialmente nas regiões Centro e Sul a partir da tarde, podendo ser acompanhados de trovoada (distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro). A precipitação também poderá ocorrer de manhã, embora os mapas mostrem que será mais provável e frequente durante a tarde, salientando-se em particular nas regiões do interior.

Além disto, fruto da movimentação da depressão, haverá um transporte de poeiras do Saara que tornarão o céu mais turvo, havendo potencial para a geração do fenómeno conhecido como “chuva de lama”. Também se prevê uma subida da temperatura graças ao ar quente e tropical procedente de África e que será impulsionado pela movimentação da já referida depressão. O vento soprará fraco a moderado de nordeste.

De acordo com as atuais previsões, terça-feira 29 de outubro será um dos dias com maior concentração de poeiras do Saara o que, em conjunto com a precipitação gerada pela gota fria, poderá originar o fenómeno "chuva de lama".

Na quarta-feira também poderá chover na Região Norte

Para quarta-feira (30) a gota fria continuará a influenciar o estado do tempo em Portugal continental produzindo períodos de céu muito nublado e de aguaceiros que serão prováveis em qualquer ponto do território. O vento soprará fraco a moderado de Leste, por vezes forte nas terras até ao meio da manhã.

É expectável uma descida das temperaturas máximas, mais notória no Centro e no Sul do nosso território. As mínimas também poderão baixar um pouco na Região Sul. A influência das poeiras do Saara será menor, mas o céu manter-se-á ligeiramente turvo.

Previsível posição da gota fria na próxima quarta-feira, 30 de outubro, às 05:00 da manhã, a gerar aguaceiros em boa parte da Península Ibérica, incluindo o interior Norte, o Centro e o Algarve.

Quanto a quinta-feira, 31 e último dia do mês de outubro, não se esperam grandes alterações nas condições meteorológicas na geografia do Continente. Prevê-se novamente precipitação em regime de aguaceiros, sobretudo durante a tarde, com o céu a apresentar-se muito nublado durante grande parte da jornada. O vento deverá soprar de novo do quadrante Leste, embora com intensidade geralmente fraca. Além disto, vislumbra-se uma pequena descida das temperaturas.

Na sexta, 1 de novembro, feriado e Dia de Todos os Santos, prevê-se a continuidade da influência da gota fria no tempo em Portugal. Haverá períodos de céu muito nublado e aguaceiros, mais prováveis e frequentes nas regiões do interior Centro e Sul e em especial durante a tarde. O Algarve também poderá ser afetado. O vento manterá o seu domínio a partir de Leste, soprando com intensidade fraca a moderada.

Por fim, de acordo com o mapa de geopotencial a 500 hPa, a gota fria só parará de exercer a sua influência no estado do tempo em Portugal continental por volta do meio-dia de sábado, dia 2. Isto significa que, mesmo na primeira metade do dia de sábado (2), haverá condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros.