Tempo em Portugal esta semana: vem aí chuva, neve, geadas e muito frio, saiba que regiões serão mais afetadas
Nos próximos dias, prevê-se a ocorrência de chuva em várias regiões de Portugal continental, temperaturas baixas devido à presença de uma bolsa de ar frio em altitude, geadas fortes e ainda queda de neve. Mais detalhes aqui na previsão!
Nos últimos dias, o ar polar tem estado a influenciar o estado do tempo em Portugal continental, deixando temperaturas mais condizentes com a época do ano. Também tem caído chuva e já houve queda de neve nalgumas das principais serras do país nestes primeiros dias do ano. É uma situação perfeitamente normal para esta época do ano e que há muito se fazia esperar.
Aliás, hoje mesmo, voltou a cair neve em várias serras do extremo norte e esta precipitação de hidrometeoros brancos poderá gerar impacto na acumulação, entre o final desta segunda-feira (8) e a madrugada de terça (9) de acordo com os mapas de previsão, o que converge com o Aviso Amarelo que está em vigor por queda de neve para as serras do extremo norte acima dos 600 metros de altitude, precisamente para este período de tempo.
Semana arrancou com frio, chuva e neve
Após a madrugada gélida desta segunda-feira (8), a tarde ficou marcada pelo avanço de uma frente derivada de uma depressão a oeste do Continente, e associada a uma massa de ar de origem marítima, mais quente, e que substituiu temporariamente o ar polar. Caiu chuva em praticamente toda a faixa costeira ocidental (litoral Norte, Centro e Sul), no Alentejo, no interior Norte e em algumas zonas mais.
Tal como já foi referido, também houve precipitação sob a forma de neve nas serras do extremo norte nas últimas horas, correspondentes ao Parque Nacional Peneda-Gerês, às serras mais setentrionais do distrito de Vila Real e às serras do distrito de Bragança, algo comprovável pelo vídeo que se vê acima, publicado na rede social X.
Amanhã, terça-feira 9 de janeiro, ao final da manhã e depois durante grande parte da tarde, várias baixas pressões pouco definidas à superfície irão rondar a metade ocidental da Península Ibérica, onde se situa Portugal continental, produzindo assim períodos de chuva fraca e muita nebulosidade de norte a sul do país. A chuva será mais provável e frequente nas Regiões Norte e Centro (apenas até à Cordilheira Central), mas também no Alentejo Central, Baixo Alentejo e Algarve. Além da nebulosidade e da chuva, prevê-se uma pequena subida da temperatura mínima associada ao ar marítimo.
Afinal, o frio geral em camadas médias-baixas não vai ser tão intenso como se previa
Apesar de nos últimos dias os modelos meteorológicos terem sido bastante consistentes em apontar para um tremendo episódio de frio para os próximos dias, parece que afinal a entrada de ar polar continental dificilmente assumirá os contornos que estavam inicialmente previstos, tanto em Espanha como em Portugal continental. No país vizinho, além das baixas temperaturas e do ambiente gélido que também se previam para o nosso país, esperava-se muita chuva e neve. Mas, ao que parece, a chuva e neve ficarão restritas a apenas algumas zonas do único país que faz fronteira com Portugal.
Deste modo, para os próximos dias em Portugal continental, nomeadamente entre terça (9) e sexta (12), apesar da previsão da entrada de uma bolsa de ar frio em altitude com origem na região da Escandinávia até ao Norte da Península Ibérica, o frio generalizado nas camadas médias e baixas não será tão rigoroso como se esperava, um cenário que aliás já tínhamos explicado que não podia ser descartado.
Para quarta-feira (10) prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros suaves e escassos, que se espalharão intermitentes e dispersos pelas Regiões Norte e Centro. Ocorrerá uma pequena subida da temperatura máxima. Mas, ainda na quarta-feira (10), ao final da tarde, a mencionada massa de ar polar continental (ou bolsa de ar frio) começará a invadir a Península Ibérica pelo norte, provocando uma descida significativa nos termómetros que será mais sentida a partir de quinta-feira, 11 de janeiro.
Quinta e sexta com frio mais intenso e generalizado
Nestes dias a instabilidade atmosférica já se deverá ter dissipado, mas, por causa da chegada do ar polar continental, o estado do tempo estará mais frio (ainda que não tão intenso como inicialmente se esperava). Na quinta (11) preveem-se temperaturas mínimas entre -5 e 0 ºC nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda onde aliás deverá ser aplicado o Aviso Amarelo por tempo frio, não se descartando que seja alargado a mais regiões do país. Esperam-se mínimas entre 1 e 5 ºC na Beira Baixa, Alentejo e Litoral Norte e Centro, e até 7 ºC em Lisboa e Algarve.
Na sexta-feira (12) estima-se outra descida das temperaturas mínimas, entre 2 a 4 ºC, não se descartando que alguns locais do Nordeste Transmontano e da Beira Alta baixem até -8 ºC, havendo localidades do Litoral - Norte e Centro - que poderão reduzir quase até aos 0 ºC. Com o ar frio estacionado em altitude, pouco vento e a ausência de sistemas de baixas pressões, estarão reunidas as condições favoráveis à formação de gelo ou geada intensa, sobretudo no interior Norte e Centro, o que poderá trazer um impacto considerável na circulação rodoviária.
Na quinta (11) e na sexta (12) a temperatura máxima deverá variar entre 4 e 9 ºC no interior Norte e Centro, entre 9 e 14 ºC no interior Sul e em todo o litoral. Poderá ficar abaixo dos 4 ºC nas terras altas dos distritos de Bragança e da Guarda.