Tempo em Portugal esta semana: temperaturas de até 39 ºC e possibilidade de precipitação fraca nestas zonas

Arrancou uma semana quente e seca em Portugal continental, com possíveis exceções, sob a forma de aguaceiros, nalgumas zonas. As temperaturas serão elevadas em várias regiões, mas distantes de serem excessivamente quentes ou de ostentarem os valores típicos de uma onda de calor.

A dinâmica atmosférica em Portugal continental esta semana será caracterizada, essencialmente, pelas altas pressões, e pela maior ou menor influência de massas de ar quente, ou ameno. Ademais, ainda se estima a possibilidade de chuviscos nalguns locais.

Nos Açores ocorrerá a variabilidade meteorológica típica desta unidade territorial e, para a Madeira, já se vislumbra a possível chegada de precipitação a médio prazo, algo que idealmente poderia ajudar no combate ao incêndio de grandes dimensões que está a assolar a “Pérola do Atlântico”.

Até quarta-feira haverá várias zonas com temperaturas acima dos 35 ºC

Para esta semana (19-25 agosto) o modelo de referência da Meteored antecipa tempo quente e seco numa parte muito significativa da geografia do Continente. Haverá anomalias térmicas positivas (1 a 3 ºC acima da média climatológica de referência). Estima-se que a semana seja muito quente (entre 3 e 6 ºC superiores ao habitual) no interior Norte e Centro - distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Esta segunda-feira (19) o aviso amarelo e laranja de tempo quente manteve-se no Continente, Açores e Madeira. Em Portugal continental o céu apresentou-se pouco nublado ou limpo e o nevoeiro e a nebulosidade baixa persistiram durante toda a manhã em zonas do litoral Norte e Centro. De tarde a nortada foi soprando com forte intensidade, gerando rajadas de até 65 km/h na faixa costeira ocidental. Muitas regiões do país, sobretudo no interior, atingiram ou ultrapassaram hoje os 35 ºC.

No arquipélago da Madeira, o calor também está a ser intenso e as temperaturas elevadas (máximas de 29-30 ºC), bem como o vento forte e a própria orografia insular têm dificultado o trabalho dos bombeiros no combate às chamas que assolam a ilha.
calor abrasador
A persistência de valores elevados da temperatura máxima continuará até quarta-feira (22) no interior de Portugal continental.

Para terça-feira (20) e quarta-feira (21) são expectáveis condições meteorológicas muito semelhantes. A estabilidade das altas pressões, associada aos valores altos de radiação solar típicos da estação estival e à massa de ar quente e seco de origem tropical continental continuarão a contribuir para que os termómetros registem temperaturas elevadas (ainda que não sejam demasiado excessivas ou com valores típicos de onda de calor).

Para amanhã - 20 de agosto - o aviso amarelo de tempo quente deixará de se aplicar aos Açores, mantendo-se apenas nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro e no arquipélago da Madeira até às 18:00.

Já na quarta-feira, dia 21, o aviso amarelo continuará vigente na metade oriental (regiões do interior) de Portugal continental. Prevê-se que as temperaturas máximas mais elevadas (entre 35 e 40 ºC) sejam registadas no vale do Douro, na Beira Baixa, em vastas zonas do Alentejo e no Sotavento Algarvio. Na Madeira o calor perderá intensidade, o que já não justificará a emissão de aviso amarelo.

Noites tropicais nestas regiões

As noites vão continuar tropicais (temperatura do ar igual ou superior a 20 ºC durante todo o período noturno) em várias regiões do país durante boa parte da semana, salientando-se a Beira Baixa, o Alentejo e o Algarve. Nas regiões do litoral, mais expostas à influência do Atlântico, as temperaturas mínimas oscilarão entre 14 e 19 ºC, com vários locais a ficarem substancialmente mais frescos à noite.

descida das temperaturas Portugal
Como se observa no mapa de anomalia de temperatura (até 5 ºC abaixo da média), o tempo arrefecerá consideravelmente na quinta-feira, 22 de agosto.

Segunda metade da semana será mais fresca e a previsão de chuviscos para estas zonas mantém-se

Na quinta-feira (22) espera-se uma descida generalizada e acentuada das temperaturas e um ambiente consideravelmente mais fresco no território de Portugal continental. A aproximação de uma massa de ar mais amena e procedente de latitudes setentrionais (polar marítima - mais fria e húmida), à intensificação da nortada no país e ao ligeiro afastamento para leste da massa de ar quente que nos tem influenciado até ao momento.

As temperaturas máximas mais altas nessa jornada ficarão remetidas à Beira Baixa, ao Alentejo, ao Sotavento Algarvio e a algumas zonas do Nordeste Transmontano (entre 30 e 35 ºC). No resto do país as máximas irão situar-se entre 20 e 28 ºC.

precipitação fraca
Estima-se a possibilidade de chuviscos residuais em zonas do Minho na sexta-feira (23) e no sábado (24).

Na sexta-feira (23) o estado do tempo sofrerá um pequeno aquecimento, mas as temperaturas não deverão registar valores tão altos como os do arranque da semana. O calor estará mais contido nas regiões que já são normalmente mais quentes, com as temperaturas máximas a oscilarem entre 30 e 35 ºC em zonas do Oeste e Vale do Tejo, Beira Baixa, Alentejo e vale do Guadiana e Sotavento Algarvio.

Sábado e domingo, estará a tão desejada precipitação à vista para o Arquipélago da Madeira?

Acrescente-se ainda que entre sexta (23) e sábado (24) se estima a ocorrência de precipitação fraca e muito residual nalguns locais de Portugal continental devido à passagem de “raspão” de uma frente desagregada que passará pelo Norte de Espanha e pelo Noroeste de França.

Os mapas sugerem, na presente data, a possibilidade de queda de chuviscos ou aguaceiros fracos no Minho, sendo mais prováveis e frequentes no Alto Minho (distrito de Viana do Castelo). A previsão ainda poderá mudar, mas mais pormenores serão conhecidos nos próximos dias aqui na Meteored.

No sábado (24) as temperaturas deverão baixar, de um modo geral, mas no domingo (25) poderão registar uma pequena subida. O vento soprará tendencialmente de Noroeste no fim de semana, apesar de nalgumas regiões do interior estar previsto que sopre de Este ou Nordeste.

chuva Madeira
Esta é a previsão de precipitação acumulada até à madrugada de domingo, 25 de agosto. Ainda que residual, a precipitação fraca e o aumento da humidade relativa do ar poderá constituir um auxílio importante para a extinção das chamas que assolam a Madeira neste momento.

Nos Açores, durante toda a semana e como já é habitual, as condições meteorológicas serão variáveis, com períodos de nebulosidade, sol e aguaceiros. Mesmo assim as temperaturas estarão geralmente superiores à média, com máximas de 27 ºC previstas para Ponta Delgada.

Quanto ao arquipélago da Madeira, não se exclui a possibilidade de precipitação fraca no fim de semana de 24 e 25 de agosto associada a vestígios de ondulações atmosféricas.

Caso a atual previsão se concretize, poderá registar-se a tão desejada chuva no próximo fim de semana em zonas da Costa Norte e Sul da “Peróla do Atlântico”, o que seria fulcral para o auxílio no combate ao incêndio de grandes proporções que deflagrou em Serra de Água na manhã da passada quarta-feira, dia 14.