Tempo em Portugal esta semana: nortada forte desencadeia aviso amarelo em 2 distritos e haverá “montanha-russa” térmica

Esta semana a precipitação será pouco significativa em Portugal continental. Porém, o arrefecimento do estado do tempo, seguido de uma nova escalada térmica provocará uma “montanha-russa” das temperaturas. Além disto, 2 distritos estão em aviso amarelo de vento forte.

Hoje (2), nos Açores e na Madeira, as condições meteorológicas foram caracterizadas por períodos de céu nublado, abertas e aguaceiros fracos. O outono climatológico arrancou “a todo o gás”, tal como avançado pela Meteored há vários dias, embora tal se verifique somente para o elemento climático da temperatura.

Em Portugal continental, apesar de o estado do tempo ter arrefecido de maneira considerável, a precipitação ocorreu somente nalgumas zonas do país e de uma forma muito residual.

Esta segunda-feira (2) o maior destaque do ponto de vista meteorológico no Continente ocorreu no litoral Norte e Centro onde, durante a madrugada e manhã, o céu esteve encoberto e choveu devido à passagem de uma frente fria de fraca atividade, já em fase de dissipação. E para o resto da semana, o que esperar? Abaixo contamos-lhe a previsão do tempo em Portugal para os próximos dias.

anomalia de temperatura
Os próximos dias serão geralmente mais frescos do que o normal no interior e mais amenos ou quentes do que o habitual no litoral.

Terça-feira fresca e ventosa: 2 distritos em aviso amarelo devido ao risco moderado de vento forte

Amanhã - terça-feira, 3 de setembro - prevê-se novo arrefecimento do estado do tempo graças à grande influência de uma massa de ar polar marítima (fria e húmida). O céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo, mas com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos em locais do interior Norte e Centro durante a tarde.

A iminente descida das temperaturas deixará a nossa geografia consideravelmente mais fresca de norte a sul. Tanto assim será que, de acordo com os mapas de referência da Meteored, apenas 2 capitais de distrito registarão uma temperatura máxima de 30 ºC - Castelo Branco e Portalegre. Em todo o resto do Continente as máximas situar-se-ão entre os 22 e 29 ºC.

IPMA colocou 2 distritos de Portugal continental (Leiria e Lisboa) em aviso amarelo devido à previsão de risco moderado de vento forte esta terça-feira, 3 de setembro, entre as 09:00 e as 18:00. Não se exclui a possibilidade de que este aviso seja alargado a mais distritos nas próximas horas.

Além disto, os ventos do quadrante Norte (Nortada) ganharão ‘pujança’ e soprarão com moderada a forte intensidade nalgumas zonas do território (faixa costeira e algumas serras), entre 50 e 75 km/h, nomeadamente nos seguintes distritos: Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa e Faro (Barlavento Algarvio).

As zonas mais expostas aos ventos de feição atlântica - Leiria, Lisboa e a metade ocidental de Faro - são aquelas onde se preveem as rajadas mais fortes (até 75 km/h). Porém, destes três distritos, apenas os dois primeiros estão em aviso amarelo.

A previsão de rajadas de até 75 km/h na terça-feira (3) 'obrigou' o IPMA a ativar aviso amarelo para os distritos de Leiria e Lisboa, onde o vento forte constituirá um risco moderado.

Quarta e quinta-feira com tempo estável, vento de rumos variáveis e com nova variação térmica

Na quarta-feira (4) já não se vislumbram sequer resquícios de precipitação, esperando-se um panorama de céu pouco nublado ou limpo. A partir da tarde são expectáveis períodos de maior nebulosidade (nuvens altas) na Região Norte e nalguns locais da Região Centro.

O vento soprará predominantemente do quadrante Norte, fraco a moderado, e temporariamente de sudoeste na faixa costeira do Sotavento Algarvio durante a tarde. Além disto, prevê-se um novo aquecimento do tempo devido à expectável subida das temperaturas, em particular das máximas e nalgumas zonas do litoral.

À semelhança de terça-feira (3), prevê-se que quinta-feira, 5 de setembro, seja um dia novamente muito ventoso. São esperadas rajadas máximas - entre 60 e 70 km/h durante a tarde e início da noite - em zonas dos distritos de Leiria e Lisboa. A intensidade e a área geográfica abrangida pelo vento serão ligeiramente menores, mas a possibilidade de emissão de outro aviso amarelo não deve ser totalmente descartada.

Na quinta-feira (5) o tempo manter-se-á estável, com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora com alguma nebulosidade a alta altitude em quase toda a extensão do território de Portugal continental durante a tarde. Ainda na quinta-feira (5) o vento sofrerá uma mudança de rumo nas terras do interior, passando a soprar de Este/Nordeste. Nas regiões do litoral o vento soprará tendencialmente do quadrante Norte, embora em certos períodos da manhã ou início da tarde possa soprar do quadrante Leste.

É expectável, também, uma ligeira subida das temperaturas na quinta-feira (5), em particular das mínimas e na região Sul, com destaque para o Algarve. Aqui os termómetros poderão alcançar novamente valores de temperatura de noite tropical, tanto no Sotavento como no Barlavento, com 23 ºC previstos para Faro e 21 ºC para Portimão.

chuva portugal
Até às 22:00 de sexta-feira, 6 de setembro, a precipitação acumulada em Portugal continental deverá ser residual, cingindo-se praticamente à Região Norte e a alguns locais do Centro.

Sexta-feira, dia 6, com possível mudança de tempo no Norte de Portugal

Após vários dias caracterizados pela estabilidade atmosférica - uma pequena frente associada a uma depressão que se situará a norte da Península Ibérica na sexta-feira, 6 de setembro - poderá interromper a sequência de dias de céu pouco nublado ou limpo, produzindo períodos de chuva fraca durante a tarde nas zonas montanhosas da Região Norte do Continente, nomeadamente nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real.

Entre o final da tarde e até à meia-noite também poderá chover em zonas do interior e do litoral do distrito do Porto. A precipitação poderia ainda expandir-se para locais montanhosos do distrito de Aveiro. No resto do país o céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo. De um modo geral, é expectável um ligeiro arrefecimento das condições meteorológicas, mais notório no Sul de Portugal continental. Além disto, o vento deverá soprar tendencialmente moderado a forte de Noroeste, ainda que pela manhã deva surgir do quadrante Leste.