Tempo em Portugal esta semana: nestas datas prevê-se chuva e trovoada. Estas serão as regiões mais afetadas

Temos pela frente uma semana que, meteorologicamente, será variável em boa parte de Portugal. Uma nova frente será responsável trazer mais chuva ao nosso país. Além disso, não se exclui a possibilidade de trovoada. Saiba em que regiões se prevê precipitação nos próximos dias.

Esta segunda-feira (21) choveu nas Regiões Norte e Centro de Portugal continental, com particular abundância nas regiões do litoral e principalmente de manhã, graças à passagem do derradeiro remanescente associado à poderosa Ashley - uma tempestade que afetou nos últimos dias as Ilhas Britânicas.

O referido remanescente - um sistema frontal - deixou chuva fraca ou chuvisco até meio da tarde. Além disto, o vento, inicialmente a soprar do quadrante sul rodou para norte durante a tarde, altura em que ficou mais forte, em particular na faixa costeira ocidental.

Esta semana a meteorologia será variável na geografia do Continente, embora com tendência gradual para tempo mais estável, seco e de céu parcialmente nublado, por vezes limpo, resultante do avanço das altas pressões. Não obstante, alguns dias serão marcados por instabilidade e queda de precipitação.

Nas próximas horas as altas pressões vão ganhar terreno a oeste de Portugal continental, proporcionando condições meteorológicas de estabilidade. Assim, para amanhã - terça-feira 22 de outubro - prevê-se céu pouco nublado ou limpo, embora temporariamente mais nublado até meio da manhã nos distritos de Bragança e Guarda. O vento soprará tendencialmente do quadrante Norte, soprando forte e de Es-Nordeste nas terras altas do Norte e do Centro.

trovoada
De momento, os mapas de densidade de raios antecipam a possibilidade de ocorrência de trovoada em zonas da Região Centro (Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco).

Quarta e quinta-feira com chuva à vista, principalmente nestas regiões portuguesas

Como já foi referido, nas próximas horas, as altas pressões estender-se-ão sobre o centro do continente europeu (do Oeste para o Centro Europeu), criando uma situação de bloqueio. De acordo com o modelo de confiança da Meteored, esta posição do anticiclone favorecerá uma importante advecção de leste entre amanhã (22) e quinta-feira (24), sendo que na Península Ibérica apenas em Espanha.

Haverá também algum ar frio no ar. Esta situação trará chuva e instabilidade à parte oriental do país vizinho, enquanto em Portugal continental quase nada se passará.

E sim, quase nada significa que, ainda assim, na quarta-feira (23) existe a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos, sendo mais prováveis nas regiões do interior do nosso país devido ao facto da instabilidade ser proveniente de leste. Não se exclui a possibilidade de caírem nalguns locais do litoral.

Segundo os mapas de referência da Meteored, a probabilidade de ocorrência dos mencionados aguaceiros é maior na faixa do território entre a Beira Alta e o Alto Alentejo (abrange os distritos de Guarda, Castelo Branco e Portalegre). Porém, nalguns locais de distritos mais próximos ao mar - como Porto, Aveiro e Coimbra - tampoco se descarta a queda de aguaceiros.

O vento soprará do quadrante Leste e prevê-se uma ligeira subida da temperatura no litoral oeste. Nas restantes regiões do território do Continente o céu estará pouco nublado ou limpo.

chuva portugal
Prevê-se possibilidade de chuva em várias regiões portuguesas na próxima quinta-feira, 24 de outubro devido à chegada de uma frente.

Na quinta-feira (24) o vento mudará novamente de quadrante, produzindo outra alteração na situação meteorológica e sustentando a variabilidade que referíamos no início desta previsão. De acordo com os nossos mapas, a aproximação de uma frente e de um vale depressionário em altitude causará a referida mudança de tempo na quinta-feira, 24 de outubro.

O vento passará a soprar novamente do quadrante Sul e prevê-se chuva fraca em várias regiões de Portugal continental, sendo pontualmente moderada ou forte nalguns locais destas regiões. A chuva será mais provável e frequente nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

De momento, o nosso modelo destaca a Região de Coimbra como a mais chuvosa, em particular a sua parte interior, que contém serras elevadas, vales profundos e onde se encaixa a rede hidrográfica do Mondego - referimo-nos a localidades como Mortágua, Santa Comba Dão, Penacova e Luso, entre outras geograficamente próximas.

Porém, realçamos que a probabilidade desta previsão se alterar até quinta (24) é elevada. Recomendamos que se mantenha atento às nossas próximas previsões.

Além disto, deteta-se a possibilidade de trovoada nalgumas zonas situadas nestes distritos: Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco. Também se prevê precipitação nalguns locais da Região Sul (Alentejo e Algarve), mas será menos provável e, por isso, mais escassa.

Estabilização do estado do tempo e tendência para descida das temperaturas

A partir de sexta (25) o tempo terá tendência a estabilizar. Para a próxima sexta, dia 25, perspetiva-se céu parcialmente nublado e nebulosidade dispersa, mas com tendência para uma gradual dissipação das nuvens (céu limpo) e imposição dos ventos de Norte. Com isto, o tempo arrefecerá e as temperaturas descerão.

Espera-se um arrefecimento do estado do tempo em Portugal na reta final desta semana, algo para o qual a imposição dos ventos de Norte certamente contribuirá.

No sábado (26) espera-se nova descida térmica, sobretudo das mínimas, com o vento do quadrante Norte a reforçar o frio. Em grande parte do país preveem-se temperaturas mínimas inferiores a 10 ºC e abaixo de 5 ºC no interior Norte e Centro. Perspetiva-se céu limpo, embora pouco nublado no Norte e Centro. Já para domingo (27) prevê-se vento de Es-Nordeste, céu geralmente limpo e uma subida ligeira das temperaturas máximas, mas as mínimas permanecerão iguais.