Tempo em Portugal esta semana: mudança drástica com previsão de chuva abundante, vento forte e neve

O estado do tempo está prestes a registar uma drástica mudança em Portugal continental. A chuva será abundante e generalizada graças a um rio atmosférico. Na reta final da semana ocorrerá uma descida das temperaturas e haverá a possibilidade de queda de neve.

Esta terça-feira (6) a situação meteorológica não irá mudar muito em relação aos dias anteriores em Portugal continental. O aspeto mais proeminente será a passagem de uma depressão que deslocará a crista para leste, o que permitirá a chegada do tempo instável e chuvoso às nossas latitudes. As temperaturas máximas continuarão a ser muito amenas, com valores a rondar os 18/20 ºC, sobretudo nas Regiões Centro e Sul.

Mais uma vez, formar-se-á nevoeiro ou neblina matinal nalguns locais (destacando-se o Nordeste Transmontano e a Beira Alta) e as poeiras continuarão em suspensão sobre a Madeira, com tendência a diminuir na terça (6). Hoje - 6 de fevereiro - o tempo continuará geralmente estável, mas com o céu cada vez mais encoberto, não só devido à nebulosidade como também por causa das poeiras saarianas.

Quarta-feira, o dia em que o tempo começará a mudar

Quarta-feira, 7 de fevereiro, será um dia de transição para um panorama mais atlântico. O vento de sudoeste aumentará de intensidade, soprando moderado a forte, sobretudo nas Regiões Norte e Centro e em particular no litoral. A chuva será fraca, concentrando-se particularmente no Minho, Douro Litoral e noutras zonas da Região Norte. Afetará de maneira mais dispersa outras zonas da Região Centro.

Na quarta-feira (7) as temperaturas ainda estarão bastante amenas, com o mercúrio a tocar nos 20 ºC nas zonas mais meridionais de Portugal continental.

As temperaturas irão subir de um modo geral, destacando-se os valores das mínimas nas zonas do litoral. Preveem-se mínimas de 12/13 ºC em várias capitais de distrito junto do Atlântico, nomeadamente Porto, Lisboa e Viana do Castelo. Haverá nebulosidade e calor na Madeira, com temperaturas diurnas a chegar até aos 23 ºC.

Um rio atmosférico vai reforçar a chuva entre quinta e sexta-feira

Na quinta-feira (8) um rio atmosférico atingirá Portugal continental. As depressões atlânticas vão transportar um fluxo quente e muito húmido que terá origem praticamente nas Caraíbas e que ligará esta zona do globo ao nosso país. Deste modo, as frentes - associadas a uma depressão atlântica posicionada a noroeste do nosso território - serão reforçadas pelo elevado teor de humidade procedente do rio atmosférico.

No início deste evento meteorológico as temperaturas manter-se-ão bastante amenas, uma vez que a massa de ar subtropical associada ao rio atmosférico estará muito húmida e amena após percorrer o Atlântico.

Uma superfície frontal muito ativa entrará pelo Noroeste de Portugal continental, deixando precipitação localmente forte e persistente nas regiões do Minho, Douro Litoral, Região de Aveiro e Cordilheira Central - zonas bastante expostas aos fluxos de Sudoeste. A chuva acabará por afetar o resto do país ao expandir-se para leste e para sul, regando com substância a Região Centro e as que se situam a sul do Tejo e que precisam de muita água, nomeadamente o Alentejo e o Algarve.

chuva
Prevê-se chuva abundante para as zonas do país mais expostas aos fluxos de Sudoeste.

As temperaturas máximas descerão suavemente no país inteiro, mas as mínimas continuarão bastante elevadas para a época do ano. Entre quinta e sexta-feira, um dos elementos climáticos que poderá causar mais estragos será o vento forte. As rajadas registarão 60 a 70 km/h praticamente de norte a sul de Portugal continental, podendo atingir 90 km/h no Litoral Norte e Centro e ultrapassar os 100 km/h nas terras altas.

Sexta-feira (9) será um dia de chuva forte, abundante e persistente em todo o país, sobretudo nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e em particular naquelas a oeste da Barreira de Condensação: distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu. As maiores acumulações preveem-se portanto para as regiões supracitadas. A chuva também deverá cair em quantidades significativas nas regiões mais meridionais do Continente.

As temperaturas vão baixar um pouco por todo o país, com destaque para as mínimas nas Regiões Norte e Centro. Na Madeira, tanto na quinta (8) como na sexta (9) também deverá chover, esperando-se o domínio dos ventos de oeste.

Fim de semana de Carnaval com tempo mais frio e com possibilidade de queda de neve

Para o fim de semana de Carnaval, a incerteza aumenta, mas, de acordo com o nosso modelo de referência (ECMWF), parece que não haverá uma entrada de noroeste tão forte e prolongada. Contudo, as temperaturas descerão significativamente em praticamente todo o país. Espera-se, também, queda de neve na Cordilheira Central (Serra da Estrela), mas também e sobretudo nas serras do extremo norte. O vento manter-se-á moderado a forte, sobretudo no sábado (10).

Estima-se a possibilidade de queda de neve no fim de semana do Carnaval em serras do extremo Norte, e também na Serra da Estrela.

Olhando para os mapas, constata-se que a precipitação continuará a chegar a Portugal continental, afetando principalmente as Regiões Norte e Centro e em particular o Noroeste - zonas a oeste da Barreira de Condensação.

Os mapas continuam a insistir em queda de neve nalguns pontos da nossa geografia

No que diz respeito à neve, os nossos mapas apontam para acumulações até 8 cm nas serras do extremo norte (Serras da Peneda, Gerês, Amarela e Soajo, entre outras) e alguma acumulação na Serra da Estrela.

Mas, como sempre, as quantidades não serão tão significativas como na vizinha Espanha.