Tempo em Portugal esta semana: eis a data da brusca subida das temperaturas. Rondarão os 40 ºC nestes 3 distritos
Após as fortes trovoadas dos últimos dias, o calor intenso vai ganhar terreno em praticamente todo o território de Portugal continental nos próximos dias. Preveem-se até 40 ºC em localidades destes três distritos.
Esta segunda-feira, 1 de julho, o estado do tempo em Portugal continental está a manifestar um contraste bastante nítido com aquilo que caracterizou os últimos dias de junho, repletos de aguaceiros, por vezes fortes, trovoadas, granizo e inclusive supercélulas. O tempo aqueceu significativamente e a influência do anticiclone na nossa latitude já é bem percetível perante a instabilidade meteorológica que ‘reinou’ nos últimos dias.
O dia de hoje nas regiões do litoral (sobretudo Centro) foi marcado por nebulosidade matinal temporária e alguns períodos de chuva fraca ou chuvisco, mas, durante a tarde o tempo abriu e o céu apresenta-se agora pouco nublado ou limpo. Algumas localidades situadas em maior altitude no interior Norte e Centro podem ter experimentado a ocorrência de aguaceiros esta tarde.
No Continente as temperaturas máximas registaram uma subida significativa - até 4 ºC superiores ao dia de ontem nalgumas zonas - e o vento passou a soprar maioritariamente do quadrante Norte. No arquipélago dos Açores impera um panorama meteorológico de céu parcialmente nublado ou com nuvens dispersas, enquanto no arquipélago da Madeira vão-se verificando condições meteorológicas variáveis, com períodos nublados, boas abertas mas também chuva fraca.
A crista subtropical vai afirmar-se ao longo dos próximos dias
De amanhã - terça-feira, dia 2 - em diante, até sexta-feira, dia 5 pelo menos, a crista subtropical ganhará terreno a partir do Atlântico, influenciando decisivamente o estado do tempo em Portugal continental e fazendo jus finalmente aquilo que é o típico calor de verão nesta altura do ano na nossa latitude.
Contudo, haverá uma pequena porção do território continental que constituirá exceção na tendência de intensificação de calor nos próximos dias: entre terça (2) e quarta-feira (3), a faixa costeira a norte da Península de Setúbal verá interrompida a subida das temperaturas, esperando-se o contrário, uma pequena descida dos valores das máximas.
De acordo com o modelo de referência da Meteored, entre quarta (3) e sexta-feira (5) a geografia lusa vai aquecer substancialmente, com a isotérmica de 24 ºC a cerca de 1500 metros de altitude a aparecer sobre regiões do interior como a Beira Baixa e o Alentejo. Neste período de três dias prevalecerá uma atmosfera estável e soalheira e as temperaturas situar-se-ão entre os 34 e os 37 ºC nas principais capitais distritais do interior Centro e Sul - correspondentes aos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
O contraste térmico entre estas cidades do interior e outras capitais de distrito mais a norte e situadas junto ao mar será enorme: cidades como Porto e Viana do Castelo registarão máximas entre 21 e 24 ºC nas mesmas 72 horas.
Quinta-feira, dia 4, será o apogeu do calor intenso desta semana em Portugal continental
Se o atual cenário projetado pelos nossos mapas de referência se mantiver, o dia mais quente da semana em Portugal continental - sobretudo em termos de área geográfica abrangida - será o dia de quinta-feira (4). As regiões mais quentes serão a Beira Baixa, o Alentejo inteiro e o Sotavento Algarvio e o modelo de confiança da Meteored revela que os termómetros poderão situar-se perto dos 40 ºC, podendo mesmo atingir este valor localmente.
O destaque vai para o vale do Guadiana, localizado no Baixo Alentejo, e para o Alentejo Central, em específico para a vila de Mértola e para Portel (40 ºC na quarta e na quinta-feira). Atualmente, o modelo Europeu prevê pelo menos 39 ºC nas seguintes localidades na próxima quinta-feira (4): Campo Maior, Elvas, Évora, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Moura, Serpa e Vidigueira.
Por outro lado, no Litoral Norte, como já foi referido acima, a maioria das cidades registará máximas inferiores a 25 ºC.
As noites tropicais (temperatura igual ou superior a 20 ºC durante todo o período noturno) serão também outro dos aspetos mais chamativos esta semana. Vão claramente ganhar terreno no Algarve, salientando-se quer as cidades do Barlavento (Portimão) quer as do Sotavento (Faro). Até agora, não tem sido complicado dormir de noite este verão, mas isso pode estar prestes a mudar.
Além da região mais meridional do país, também vastas zonas do Alentejo poderão testemunhar uma ou outra noite tropical durante a semana. Em cidades como Portalegre e Beja o termómetro atingirá pontualmente 20 ºC ou mais, com as madrugadas de quarta (3) e quinta-feira (4) a apresentarem-se também como as mais quentes da semana.