Tempo em Portugal esta semana: calor intensifica e depressão que passará perto da Madeira trará aguaceiros e trovoada
A semana arrancou fresca e relativamente estável em Portugal continental após uma madrugada e manhã chuvosa nalgumas regiões. Nos próximos dias espera-se subida das temperaturas, bem como uma possível nova “incursão” de aguaceiros, chuviscos e trovoadas. Eis a previsão!
Nesta última semana de julho espera-se a chegada de alguns vales depressionários procedentes do Atlântico e, na sequência disto, as condições meteorológicas poderão ficar momentaneamente mais instáveis nalgumas regiões de Portugal continental. Os próximos dias também serão caracterizados por uma “montanha-russa” térmica, isto é, por uma subida e descida das temperaturas.
Além disto, também se prevê a chegada de uma depressão isolada em altitude ao Continente, proveniente das redondezas do Arquipélago da Madeira. Por outro lado, apesar da instabilidade ocasional, os dias estarão, em geral, estáveis e o calor poderá destacar-se nalguns dias da semana, em particular na quarta-feira, 26 de julho.
Tempo fresco dará lugar a uma gradual subida das temperaturas nos próximos dias
Esta segunda-feira (24) arrancou chuvosa nas regiões a norte do Cabo Raso. Como a precipitação fraca durou quase até final da manhã, muita gente teve de recorrer ao guarda-chuva e ao limpa pára-brisas. Entretanto, pela tarde, mais chuviscos caíram nas áreas montanhosas do Alto Minho. Em geral, a temperatura máxima registou uma pequena descida por causa da chegada de uma massa de ar atlântica mais amena.
Nas restantes regiões do país reina o tempo estável, com céu nublado a pouco nublado, por vezes limpo. A temperatura máxima alcançou, hoje, 30 ºC em Beja e Faro, e a mínima situou-se nos 13 ºC na Guarda. O vento hoje também foi soprando forte de Noroeste, especialmente durante a tarde - a chamada nortada, com rajadas até 60 km/h na Serra da Estrela, na faixa costeira da Região Sul e nas serras desta região.
Para terça (25) prevê-se uma suave subida das temperaturas, especialmente das máximas. O tempo continuará com o seu padrão de estabilidade e nebulosidade matinal, em especial nas regiões Norte e Centro, com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo no resto do dia. A nortada vai manter-se intensa.
Quarta, 26 de julho: aquele que será provavelmente o dia mais quente da semana
De acordo com o modelo ECMWF - aquele em que mais confiamos - quarta, dia 26, poderá ser o dia mais quente da semana em Portugal continental. A gradual subida da temperatura - em particular da máxima - atingirá o seu auge, ao que tudo indica, nesta quarta, 26 de julho. A exceção ocorrerá na região do Algarve, onde se prevê uma descida térmica. Será mais um dia de vento moderado a forte de oeste/noroeste no nosso país, mas desta vez com maior incidência na costa a norte do Cabo de Sines e nas terras altas (rajada máxima de 40 km/h). O céu prevê-se, em geral, limpo.
A súbita subida da temperatura - e nalgumas regiões portuguesas acentuada - será provocada pela presença do ar quente do Norte de África, pela própria estabilidade meteorológica e pela maior radiação solar típica do verão. Mas não apenas por isto… Como a corrente de jato está um pouco ondulada, permite que as baixas arrastem ar quente até Portugal e Espanha, reforçando o aumento da temperatura do ar.
Quinta, 27: depressão isolada em altitude que passará perto da Madeira chegará a Portugal, que efeitos deixará?
Com a provável chegada de uma depressão isolada em altitude a Portugal continental na próxima quinta, 27 de julho e que terá passado nas horas anteriores perto da Madeira, o tempo registará alguma instabilidade, para além de uma previsível descida da temperatura.
Com o anticiclone dos Açores invulgarmente mais fraco e a oeste do normal, bem como um jet stream mais ondulado e dinâmico do que é costume, é normal esta descida térmica na quinta (27) após uma quarta-feira (26) que se prevê quente, daí a já anteriormente mencionada “montanha-russa” térmica.
Para além da provável descida das temperaturas no nosso país na quinta-feira (27), o vento continuará a soprar fraco a moderado de Oeste/Noroeste, pontualmente forte (rajadas de até 40 km/h), em particular durante a tarde e na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Raso e nas terras altas.
Devido à depressão isolada em camadas altas da atmosfera (em altitude), também conhecida como gota fria, existe a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior das Regiões Norte e Centro durante a tarde de quinta-feira, 27 de julho, isto é, nos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda. Não se exclui a possibilidade de queda de granizo.
Voltará a chover na sexta?
Tudo indica que sim, apesar da incerteza associada à previsão meteorológica num prazo superior a 3 dias. De acordo com a última atualização do modelo Europeu, uma frente muito desorganizada e irregular - associada a uma depressão atlântica a oeste das Ilhas Britânicas - traduzir-se-á numa linha de instabilidade que deverá produzir nebulosidade e chuva fraca ou chuviscos no Norte e Centro do país - mais provável no litoral a norte do Cabo Raso e a partir do fim da manhã.
Poderá também cair nalguns pontos do interior norte, em particular nas áreas montanhosas. O vento soprará de Oeste ou Sudoeste nas áreas onde se prevê chuva. Quanto ao resto do país espera-se céu nublado ou limpo, nortada intensa e uma ligeira subida da temperatura máxima nas Regiões Centro e Sul de Portugal continental.
Açores e Madeira, o que esperar para os Arquipélagos?
Para os Arquipélagos espera-se um estado do tempo muito variável, com períodos de sol a alternar com períodos de grande nebulosidade e aguaceiros ou chuva fraca. Na Madeira, em particular entre quarta e quinta, estaria possivelmente associado à passagem da depressão isolada em altitude que posteriormente chegará ao Continente.
Nos Açores, o vento soprará nos primeiros dias desta semana de Norte, passando depois a soprar de Oeste. Já na Madeira o vento soprará predominantemente de Norte, por vezes de Nordeste. A temperatura máxima ao longo desta semana em Ponta Delgada oscilará entre 24 º 25 ºC e no Funchal também.