Tempo em Portugal esta semana: a chuva dos próximos dias será seguida por calor intenso, saiba em que regiões!
A semana começa com tempo estável, soalheiro e valores térmicos normais para agosto. Mas, a segunda metade da semana será marcada pelo regresso da chuva e pela subida acentuada das temperaturas. Saiba onde vai chover e onde fará mais calor!
O passado fim de semana foi quente, estável e soalheiro em Portugal continental, sobretudo no sábado (12), mas, a partir de domingo (13) ocorreu uma descida das temperaturas que se traduziu numa normalização térmica, isto é, em valores de temperaturas normais para um agosto - mês que em 2023 se caracterizou pelo calor tórrido na sua primeira dezena de dias no nosso país e também no resto da Península Ibérica.
A canícula vai despedir-se sem situações de calor extremo em Portugal, apesar da ligeira subida das temperaturas mínimas prevista para terça, 15 de agosto, e último dia do período que estatisticamente é o mais quente e seco do ano. Para os dias seguintes, prevê-se a passagem temporária de uma frente atlântica que produzirá chuva nalgumas regiões da nossa geografia continental.
Últimas horas da canícula com temperaturas normais para agosto, o que poderá acontecer depois?
Esta segunda, 14 de agosto, amanheceu com nevoeiro nalguns locais e o céu vai exibindo um padrão predominantemente limpo, embora com alguma nebulosidade no litoral Norte e Centro. Hoje, a nortada - o vento mais comum da época estival no nosso país e que é proveniente de Norte ou Noroeste - vai soprando com intensidade fraca a moderada, por vezes forte (rajadas até 40 km/h) - sobretudo na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca e nas terras altas.
A temperatura máxima mais elevada nas capitais distritais foi de 34 ºC em Castelo Branco e a mínima mais baixa foi de 13 ºC em Viseu e algumas outras capitais de distrito. Os Açores registaram esta segunda (14) um estado do tempo variável - com períodos nublados e algum sol, intercalados com chuviscos ou chuva fraca - e a Madeira registou céu parcialmente nublado.
Para amanhã, terça 15 de agosto, feriado da Assunção de Nossa Senhora e último dia da canícula, o panorama meteorológico não irá registar alterações significativas. O dia deverá amanhecer com nevoeiro nalguns pontos do Norte e do Centro de Portugal. Prevê-se céu geralmente pouco nublado ou limpo, exceto no litoral a norte do Cabo Raso onde se prevê céu temporariamente muito nublado durante toda a manhã.
A temperatura máxima praticamente não deverá oscilar na maioria das regiões do país, sendo que somente se espera uma subida em Faro (33 ºC), e em poucas cidades mais. Ainda assim, é de destacar a ligeira subida da temperatura mínima prevista de norte a sul de Portugal. No Algarve a noite será tropical nalgumas localidades (mínima igual ou superior a 20 ºC). Será também mais um dia marcado pela nortada, sobretudo durante a tarde e com especial incidência na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Raso e nas terras altas. Nestes locais a rajada máxima deverá atingir 50 km/h.
Quarta e quinta mantêm a tendência de estabilidade meteorológica
Nestes dois dias - quarta 16 e quinta 17 - o tempo manterá, regra geral, as mesmas características em Portugal continental, embora com algumas nuances. O céu mostrar-se-á pouco nublado ou limpo durante grande parte destas duas jornadas, exceto nos períodos matinais e nas áreas geográficas do litoral Norte e Centro.
O vento continuará a soprar fraco a moderado e maioritariamente de Noroeste, exibindo uma intensidade moderada e pontualmente forte no litoral ocidental a sul do Cabo da Roca e nas terras altas com rajadas até 40 ou 50 km/h. Na quinta, dia 17, o céu também poderá ficar temporariamente nublado de manhã na região Sul.
Contudo, a temperatura mínima baixará na quarta (16) produzindo-se uma noite que será bastante fresca para um mês de agosto. Na esmagadora maioria das capitais de distrito do nosso país, a mínima será igual ou inferior a 15 ºC na quarta, dia 16, destacando-se, por um lado as cidades da Guarda (13 ºC), Porto e Portalegre (14 ºC); e por outro as de Santarém (16 ºC), Lisboa (17 ºC) e Faro (20 ºC).
Na quinta, dia 17, as mínimas subirão em Portugal de um modo geral, e as máximas manter-se-ão ou registarão uma pequena subida na maioria das regiões, exceto no Litoral Norte e Centro onde se prevê uma suave descida.
Reta final da semana marcada pelo regresso da chuva e pela subida das temperaturas
Num prazo superior a 72 horas a incerteza na previsão meteorológica aumenta consideravelmente. Como faltam mais de três dias para sexta, dia 18, não se pode tomar esta aposta do modelo Europeu como uma garantia. Ainda assim, o nosso modelo de maior confiança (ECMFW) insiste no provável regresso da chuva a algumas regiões de Portugal já na próxima sexta-feira (18).
A ocorrência de precipitação seria gerada pela passagem de uma frente atlântica associada a uma depressão que se situará a oeste da Irlanda e do Reino Unido. Uns dias antes de chegar ao Continente - ou seja no decorrer desta semana - a chuva produzida por este mesmo sistema meteorológico cairá pelos Açores. As últimas atualizações indicam possibilidade de períodos de chuva fraca nas regiões do Minho e Douro Litoral (Viana do Castelo, Braga e Porto) a partir da tarde, caindo em maior quantidade e durante mais tempo nas terras minhotas.
No sábado, dia 19, o cenário de precipitação deverá manter-se, esperando-se que se repita não só no Minho e Douro Litoral, como também a poder expandir-se para sul e para leste, em direção aos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Aveiro. Quanto mais para sul e para leste, menor será a frequência e intensidade da chuva que deverá ocorrer de uma maneira mais intermitente e dispersa. O vento soprará geralmente de Oeste nestes dois dias, soprando de Sudoeste nas regiões onde se prevê mais chuva.
No domingo (20), em princípio, a chuva já se terá dissipado do nosso território.