Tempo em Portugal: Depressão Diana a caminho dos Açores
Está quase a chegar aos Açores a depressão ‘Diana’. Para além de rajadas fortíssimas de vento, as ondas poderão atingir os nove metros. Não perca também a previsão semanal do tempo para Portugal Continental!
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para terça-feira está prevista a passagem da depressão ‘Diana’ a oeste do arquipélago. Em comunicado, o IPMA aponta que está previsto a depressão afetar o arquipélago a partir das 18 horas de hoje, no grupo Ocidental, prevendo-se “vento forte com rajadas que se irão intensificando” e que podem atingir os 130 quilómetros/hora na terça-feira.
Além disso, prevê-se igualmente uma forte agitação marítima com ondas que poderão atingir os nove metros. No que toca à meia noite de terça-feira, prevê-se que a depressão provoque um considerável incremento da intensidade do vento e da agitação marítima ao longo de toda a região, mas com particular destaque nas ilhas dos grupos Ocidental e Central.
Tempo em Portugal Continental durante a semana
Para amanhã prevê-se a vinda de um anticiclone térmico que dominará a situação meteorológica, com o aparecimento de uma massa de ar fria e estável sobre o território continental. No entanto, ao longo do dia uma frente quente aparecerá sobre o Norte de Portugal, em particular no Minho e Douro Litoral.
Assim está prevista uma madrugada e manhã muito frias, com neblina matinal e mínimas abaixo de 5ºC em muitos locais bem como a formação de nevoeiro espesso em vales e planícies do Centro e do Sul. As temperaturas serão mais agradáveis no Algarve, Litoral Sudoeste e Litoral Centro, com máximas a oscilar entre os 14 ºC e os 16 ºC.
No Noroeste dominará um panorama meteorológico com a presença de nebulosidade e com a aproximação da frente quente pode haver períodos de chuva fraca ou chuvisco, que tenderão a ser mais frequentes a partir da noite, estendendo-se ao longo das primeiras horas de quarta-feira.
Na quarta-feira a situação meteorológica em território continental será praticamente a mesma, com provável ausência de precipitação, períodos de céu muito nublado na região Norte e céu nublado ou pouco nublado no restante território. As temperaturas sobem ligeiramente na máxima, e vento soprará em geral do quadrante sul de forma ligeira a moderada nas regiões Centro e Sul e de forma moderada na região Norte, com ventos a poder chegar até aos 45 km/h.
Na quinta-feira as temperaturas voltam a subir ligeiramente e a chuva retorna de forma generalizada a todo o país, incidindo com particular destaque nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. Quanto às Regiões Autónomas, mantém-se o alerta para o arquipélago dos Açores devido à passagem da depressão ‘Diana’, sendo que na Madeira a precipitação diminui de intensidade a partir de amanhã, deixando de chover na sexta-feira e a temperatura máxima oscilará entre uns agradáveis 20 ºC e 21 ºC.