Tempo em Portugal: depois de uma diminuição da temperatura, estará o calor de volta? Veja aqui!

Depois de um fim de semana que contou com chuva de lama, devido às poeiras provenientes do deserto do Saara, em boa parte do país, como será a semana que se aproxima?
Segunda-feira poderá ser marcada pela chuva
Apesar da chuva ter dado tréguas durante o dia de domingo, na maior parte do país, a mesma poderá dar entrada no nosso território ao início da madrugada de segunda-feira, pelo noroeste, espalhando-se, nas horas seguintes, pelo resto da região Norte e Centro, podendo chegar ao Sul ainda que se forma mais dispersa.
Contudo, estima-se que a partir das últimas horas do dia, esta se dissipe por completo, dando lugar a uma semana seca, com nebulosidade e com altos e baixos ao nível da temperatura.
A #chuva ️ poderá dar tréguas ao longo do dia, tendo esta maior incidência no sul e faixa interior do país. ️ pic.twitter.com/ElZ4WlbGVS
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) April 7, 2024
Quanto à temperatura no início da semana, podemos afirmar que a amplitude térmica vai aumentar, entre segunda e terça-feira. Isto é, as máximas vão sofrer um ligeiro aumento, enquanto as mínimas vão descer, de forma mais significativa, por todo o território continental.
As máximas para segunda-feira deverão chegar aos 20 ºC em Faro, seguidos de 18 ºC para o distrito de Beja. As mínimas poderão baixar até 2 ºC na Guarda seguidos de 3 ºC para Vila Real.
Também o vento tende a baixar de velocidade, com o passar dos dias, tornando-se fraco por todo o país,
Terça e quarta-feira marcam o início de dias mais primaveris
Como referimos anteriormente, a amplitude térmica vai aumentar e denotar-se-á bastante nestes dias, pois na terça-feira, as mínimas deverão andar entre os 0ºC na Guarda e os 10 ºC em Lisboa, sendo que as respetivas máximas deverão alcançar os 11 ºC e os 18ºC. Em Évora, por exemplo, a mínima deverá baixar até aos 5 ºC e a máxima poderá chegar aos 18ºC, perfazendo uma amplitude térmica de 13 ºC.
Castelo Branco deverá ser o distrito com a amplitude térmica mais elevada, visto que a temperatura pode passar de uma mínima de 2 ºC para uma máxima de 17 ºC (15 ºC de diferença).
Na quarta-feira a tendência da amplitude térmica mantém-se, pois apesar de as temperaturas mínimas aumentarem, as máximas também vão aumentar, sendo que estimamos que os termómetros subam até aos 23 ºC em Beja e Coimbra, seguido de 22 ºC em Évora, Faro e Santarém. Os distritos do noroeste do país deverão ser os mais frios durante o dia, com o Porto a registar 19 ºC de máxima e Viana do Castelo 17 ºC.
Quinta e sexta-feira podem ter temperaturas máximas dignas de verão
Será de quarta para quinta-feira que se denotará um aumento mais significativo das temperaturas máximas, podendo, na quinta-feira as máximas ultrapassarem os 28 ºC no Baixo Alentejo, como podemos observar no mapa abaixo.

Os distritos com as temperaturas máximas mais baixas deverão ser a Guarda e Viana do Castelo, com os termómetros a alcançarem os 21 ºC. Já os mais quentes deverão ser Beja, com 28 ºC, seguido de Santarém e Coimbra que podem chegar aos 27 ºC, apesar das respetivas mínimas serem de 12 ºC e 10 ºC.
Com isto, e apesar de sexta-feira poder ser também um dia bastante agradável do ponto de vista da temperatura, as temperaturas máximas e mínimas podem baixar ligeiramente por todo o país, sendo que a máxima deverá ser de 27 ºC para Évora e Santarém e 26 ºC para Lisboa, Coimbra, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre e Beja.
Também é importante referir que, à medida que os dias vão passando, desde o início da semana, que a nebulosidade deverá dissipar-se também, dando lugar a dias soalheiros.