Tempo em Portugal: depois de dias consecutivos com anomalias positivas de temperatura, esta poderá sofrer alterações
Uma massa de ar polar vai afetar a Europa, de forma quase geral, podendo influenciar as temperaturas em Portugal, a partir do meio da semana. Saiba mais aqui!
Depois de dias consecutivos com anomalias de temperatura positivas, por praticamente todo o país, dando lugar a dias quentes e algumas noites agradáveis, a chuva e a trovoada vieram marcar a reta final da semana, essencialmente nas regiões Centro e Sul do país. Como será a semana que se irá iniciar?
Massa de ar frio a caminho: de que forma vai influenciar Portugal?
Como avançamos na nossa previsão, uma massa de ar frio vai afetar a Europa, podendo alcançar a Península Ibérica, ainda que não tenha um impacto muito significativo no nosso país.
Contudo, estima-se que a temperatura comece a descer, a partir de amanhã, ainda que apenas em algumas partes do país, como a região de Trás-os-Montes, onde o distrito de Bragança poderá contar com uma temperatura mínima de apenas 3ºC e máxima de 17ºC. Todavia, as máximas mais elevadas deverão alcançar os 26ºC em Lisboa e Santarém, seguidos de 25ºC em Évora, Beja e Coimbra.
Ainda assim, o dia será soalheiro, na maior parte do continente, podendo apresentar alguma nebulosidade apenas no Sul do país, apesar de ser parcialmente.
Entre segunda e terça-feira, a descida das temperaturas será mais evidente nas mínimas e poderá denotar-se por praticamente todo o país, tal como a descida das máximas, ainda que esta seja menos significativa.
Desta forma, e ainda que o dia seja totalmente soalheiro, sem nuvens, as máximas não deverão ultrapassar os 24ºC em Beja e Coimbra e as mínimas poderão baixar até aos 2ºC em Bragança e na Guarda.
De terça para quarta-feira, e contrariando a tendência de descida, as temperaturas deverão manter-se ou aumentar, mas sem grande impacto, sendo que apenas em Viana do Castelo a diminuição se mantenha, fazendo os termómetros chegarem apenas aos 19ºC, registando 10ºC de mínima. Em geral, as mínimas deverão sofrer um ligeiro aumento, um pouco por todo o país, mas isto será sol de pouca dura.
O frio poderá voltar à nossa geografia, a partir de quinta-feira
A maior descrepância das temperaturas deverá notar-se entre quarta e quinta-feira, por todo o país, à exceção do Algarve, onde a maior parte dos distritos poderão registar uma descida da temperatura máxima de cerca de 5ºC e, em alguns casos, esta descida pode chegar aos 7ºC.
Posto isto, a máxima mais alta será para o distrito de Faro, que poderá chegar aos 24ºC. De seguida, Beja será o segundo distrito mais quente com máxima de 20ºC. Os distritos de Lisboa e Évora poderão contar com 19ºC. O distrito mais frio deverá ser a Guarda com 12ºC.
Apesar da elevada incerteza, devido à distância temporal entre o dia de hoje e quinta-feira, os modelos indicam que, efetivamente haverá alterações tanto a nível de temperatura como a nível de estabilidade atmosférica. Contudo, aconselhamos que se mantenha a par das nossas previsões, aqui, para acompanhar estas mudanças.