Tempo em Portugal: chuva, trovoada, neve e granizo poderão fazer parte do fim de semana, mas há tréguas à vista

O estado do tempo vai mudar para o fim da semana e pode marcar o padrão para o último fim de semana do mês. Acompanhe a nossa previsão e organize o seu fim de semana com a nossa ajuda!

A estabilidade de quarta e quinta-feira dará lugar ao regresso da chuva, já amanhã. A passagem de uma frente fria trará chuva em abundância, para o Norte e Centro do país, situação que se vai prolongar, pelo menos, até ao final do dia de sábado.

A chuva, em forma de aguaceiros, também será frequente nas regiões do litoral Norte e Centro (...)

Para além da chuva, o tempo continuará frio, sendo que haverá a possibilidade de queda de neve acima dos 1400 metros de altitude. A adicionar a esta situação, o vento e a agitação marítima também farão parte do cardápio, estando já alguns distritos em alerta, devido às condições meteorológicas adversas.

Acumulação de precipitação
No final do dia de sexta-feira é expectável que se verifiquem valores consideráveis de acumulação de precipitação, principalmente no Noroeste do território continental.

Para a tarde de sexta-feira, os distritos do Norte, nomeadamente Coimbra, Aveiro, Guarda, Viseu, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança estarão com um aviso amarelo em vigor, devido à intensidade da precipitação. Para os distritos a Norte do Douro o aviso amarelo estará relacionado com o vento. Os do litoral poderão contar com avisos amarelos e laranjas devido à agitação marítima e à previsão de ondas que podem chegar aos 10 metros.

Para sábado, a chuva mantém-se

Para o dia de sábado (22), espera-se nebulosidade persistente em todo o território continental. A chuva, em forma de aguaceiros, também será frequente nas regiões do litoral Norte e Centro, podendo registar-se em certas áreas queda de granizo acompanhada de trovoadas.

Probabilidade de chuva e neve
Espera-se para a manhã de sábado, uma forte probabilidade de ocorrência de chuva na faixa litoral a Norte do Cabo Carvoeiro.

Apesar de este cenário se poder dissipar, com o passar do dia, a cota de neve vai manter-se nos 1400 metros. O vento vai soprar, em geral, fraco, podendo ser moderado a forte nas terras altas. Espera-se que a temperatura desça ligeiramente, principalmente a mínima. As temperaturas mínimas mais baixas vão registar-se em Bragança e na Guarda (2ºC) sendo que Lisboa e Faro registarão 11ºC. As máximas poderão variar entre os 8ºC na Guarda e os 18ºC em Faro.

Para os Açores espera-se um dia de sábado chuvoso, principalmente no Grupo Ocidental e nas maiores ilhas do Grupo Central. Para o Grupo Oriental espera-se um dia de céu pouco nublado ou limpo, e sem precipitação. As mínimas irão oscilar entre os 13ºC (Angra do Heroísmo) e os 16ºC (Santa Cruz das Flores). Já as máximas rondarão os 18ºC por todas as geografias açorianas.

Altura máxima de onda
A agitação marítima também fará parte do fim de semana dos madeirenses, com a altura máxima das ondas a chegar próxima dos 7 metros.

Para a Madeira, também está prevista chuva, na vertente Norte da ilha, sendo que na vertente Sul e na ilha de Porto Santo é esperada alguma nebulosidade, mas sem precipitação. As temperaturas estarão, como é habitual, bastante agradáveis, com as mínimas a variarem entre os 13ºC (Calheta) e os 17ºC (Vila Baleira) e as máximas a poderem oscilar entre os 17ºC (Calheta) e os 20ºC (Funchal).

No domingo regressa a estabilidade

A previsão para domingo (22) aponta para o regresso da estabilidade meteorológica ao território continental. O céu vai apresentar-se pouco nublado ou limpo, com exceção do litoral Oeste, com a nebulosidade a perdurar durante mais tempo, sendo expectável que as temperaturas máximas subam ligeiramente, em relação ao dia anterior. Em contrapartida, espera-se nova descida das temperaturas mínimas, que levarão à formação de geada nas regiões do interior Norte e Centro.

temperatura
As temperaturas mínimas no domingo poderão chegar a valores negativos nas Serras da Peneda e do Gerês.

Os distritos de Bragança e Guarda serão os mais frios com as mínimas a não superarem os 0ºC. No polo oposto, apenas Lisboa contará com uma mínima com dois dígitos (10ºC). No que toca às máximas, a amplitude será ligeiramente menor: poderão variar entre os 13ºC (Guarda) e os 18ºC (Faro).

para os territórios insulares, o dia de domingo também será de mudança: a chuva, em forma de aguaceiros, voltará ao panorama das nove ilhas dos Açores. As temperaturas mínimas rondarão os 16ºC, com a exceção de Santa Cruz das Flores, que contará com 14ºC. As máximas esperadas rondarão os 18ºC, à exceção de Santa Cruz da Graciosa que poderá contar com 19ºC.

O cenário na Madeira não poderia ser mais diferente: o Sol vai brilhar, de forma geral, podendo surgir pontualmente alguma nebulosidade. As temperaturas poderão subir ligeiramente, em especial as máximas, que irão variar entre os 17ºC (Calheta) e os 20ºC (Funchal).

A amenidade poderá estar presente durante pouco tempo, já que durante a semana espera-se um novo regresso da chuva.