Tempo de chuva no fim de semana, com trovoada e granizo à espreita!

Os últimos dias foram estáveis depois da passagem da gota fria. No entanto, o tempo volta a mudar em breve, com regresso da chuva e instabilidade meteorológica generalizada. O que vai acontecer nos próximos dias? Confira aqui a previsão do tempo!

trovoada noite floresta chuva
O tempo volta a agravar-se em Portugal, estimando-se risco de trovoada e granizo para este fim de semana.

A semana arrancou com chuva e tempo em geral, adverso, devido à veloz passagem de uma pequena gota fria que provocou instabilidade meteorológica em grandes porções do território continental português. Em menos de 48 horas já reinava a estabilidade do estado do tempo em Portugal. Tivemos largos períodos de sol, céu limpo ou parcialmente nublado e temperaturas em crescendo, com o visível predomínio da estabilidade do tempo.

A sensação de calor aumentou nos últimos dias. De facto, os termómetros prevêem hoje temperatura máxima de 18 ºC no distrito do Porto, de 22 ºC no de Lisboa e de 21 ºC no de Faro. São valores superiores aos do início da semana.

A chuva e os fenómenos adversos locais (trovoada, granizo, entre outros) deram tréguas desde terça-feira até que hoje o risco de tempestades em várias áreas do território nacional aumentou. Na última previsão antecipávamos um cenário tempestuoso para esta sexta-feira e dias seguintes, e as mais recentes atualizações do modelo ECMWF, confirmam-no.

Onde vai chover mais?

Os vestígios de uma depressão a Sul/Sudoeste do nosso país serão responsáveis pelo regresso da chuva (perturbações frontais). Vão ser registados acumulados de precipitação significativos, especialmente nas regiões Norte e Centro, com vento fraco a moderado de Noroeste.

Além da chuva, em geral fraca, prevê-se que ocasionalmente surjam aguaceiros, possivelmente acompanhados de granizo e trovoada, sobretudo nas localidades do interior Norte e Centro. Para hoje estão ativos avisos amarelos para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Risco de trovoada persiste em solo nacional: prevê-se chuva, possivelmente acompanhada de granizo e trovoada, sobretudo no interior Norte e Centro

Durante a tarde de hoje assistiremos ao agravamento do estado do tempo por volta das 13 horas, com destaque para as terras do interior Norte e Centro. Para amanhã o risco de trovoada persiste em solo nacional, principalmente entre as 4h e as 7h da próxima madrugada (25 de abril).

Para domingo, o modelo Europeu insiste em condições de novo favoráveis para a ocorrência de trovoada, desta vez, sobretudo na Beira Interior e Alentejo. Cairá chuva débil e soprará vento de Oeste.

No recorte cartográfico abaixo, podemos apreciar com clareza as áreas onde existe maior probabilidade de desenvolvimento de núcleos de trovoada e granizo à escala nacional. Os aguaceiros de natureza convectiva poderão lançar pedras de granizo e alguma atividade elétrica, além da precipitação.

Quando é que o tempo volta a estabilizar?

No entanto, estes períodos do estado do tempo mais tormentosos, não impedirão que o sol brilhe em vários momentos neste fim de semana. Teremos uma vez mais um ‘cocktail’ meteorológico muito variável num reduzido espaço de tempo (60 horas), que ilustra na perfeição aquilo que é a primavera.

Por agora, os modelos sugerem um afastamento do tempo estável da nossa geografia. Pelo menos até dia 28 a chuva persistirá em Portugal continental. Nos Açores teremos chuva fraca durante o fim de semana, com máxima de 18 ºC em Ponta Delgada amanhã, baixando para 15 ºC no domingo. No Arquipélago da Madeira teremos tempo variável, com chuva a surgir de forma geral no domingo, depois de um sábado mais estável e soalheiro.