Tempo em Portugal até sexta-feira, 25 de abril: noites frias e calor diurno até 10 ºC acima da média nestas regiões

O anticiclone está de volta, pelo que Portugal voltará a viver dias estáveis, secos e soalheiros. Nesta semana do 25 de Abril prevê-se mais calor e uma gradual subida das temperaturas, nalgumas zonas até 28 ºC. Saiba a previsão completa!
Esta Segunda-feira de Pascoela, 21 de abril, o tempo manteve-se instável e chuvoso durante uma parte considerável do dia devido a uma frente fria que “varreu” a geografia de Portugal continental de noroeste para sudeste, deixando a maior parte da precipitação tendencialmente concentrada na Região Centro e na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
O famoso anticiclone dos Açores - centro de altas pressões assim conhecido por se situar normalmente perto do arquipélago português que lhe dá o nome, e representado na cartografia sinóptica pela letra “A” a oeste de Portugal continental - vai finalmente voltar a condicionar o tempo no território do continente, trazendo tempo estável, seco e predominantemente soalheiro durante alguns dias.
Para amanhã, terça-feira (22), apesar da nebulosidade predominante durante boa parte do dia e da possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas Regiões Norte e Centro até ao início da tarde, as condições meteorológicas irão mudar drasticamente no nosso país, contrastando bastante com o tempo da Semana Santa 2025.

Graças à subida em latitude do anticiclone dos Açores e ao seu desdobramento em crista, a tão ansiada estabilidade atmosférica chegará finalmente ao Continente.
Além do processo de subsidência do ar próprio das altas pressões, a influência de uma massa de ar ligeiramente mais amena e o facto de o período diurno ter cada vez mais minutos de luz solar provocará uma subida gradual das temperaturas máximas nos próximos dias, a começar já amanhã, 22 de abril.
Quarta e quinta-feira com tempo seco, maioritariamente soalheiro e máximas até 26/28 ºC
Para quarta-feira (23) prevê-se uma continuidade do tempo seco, com a consolidação das altas pressões sobre o nosso território a traduzir-se não só em mais calor, como também em condições de céu pouco nublado ou limpo. As temperaturas máximas irão registar uma nova subida.

Porém, devido ao facto de estarmos na estação primaveril, há que ter atenção ao contraste térmico acentuado que ainda ocorre entre o dia e a noite, uma vez que o mesmo pode provocar ou agravar problemas no sistema circulatório, respiratório e na termorregulação do corpo humano.
É na quinta-feira, 24 de abril que se espera o dia mais quente da semana. Com o anticiclone em crista plenamente instalado sobre o nosso país, as temperaturas máximas terão tendência a registar uma subida. Haverá várias regiões a registarem anomalias térmicas positivas, entre 7 a 10 ºC acima dos valores médios de referência.
Os valores térmicos diurnos mais elevados (entre 22 e 28 ºC) estão previstos para as regiões situadas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, embora com algumas exceções à escala local. A norte da referida cordilheira as temperaturas máximas serão inferiores, situando-se geralmente entre 14 e 25 ºC.

Na capital Lisboa e em localidades como Coruche (distrito de Santarém), Grândola e Alcácer do Sal (distrito de Setúbal), Ponte de Sor (distrito de Portalegre), Odemira e Mértola (distrito de Beja) e Alcoutim (distrito de Faro) espera-se que os termómetros registem 26 a 28 ºC de temperatura máxima.
Eis o tempo previsto entre o feriado do 25 de Abril e o último domingo deste mês
Prevê-se que o tempo arrefeça ligeiramente na sexta-feira, 25 de abril - feriado, dia da Liberdade e no qual se assinala a Revolução dos Cravos em Portugal. Adicionalmente, apesar do céu parcialmente nublado ou limpo em grande parte da geografia do Continente, perspetiva-se a possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos em locais montanhosos do extremo norte dos distritos de Vila Real e Bragança.
Quanto a sábado e domingo, dias 26 e 27 de abril, a incerteza na previsão permanece razoavelmente elevada, mas, de acordo com as primeiras tendências reveladas pelos mapas de referência da Meteored, tudo indica que as altas pressões continuarão a condicionar o estado do tempo no nosso país, prolongando os dias de sol e calor. Para sábado (26) preveem-se temperaturas máximas até 25/26 ºC, mais prováveis na Beira Baixa, Baixo Alentejo e Algarve.