Tempo em Portugal: a semana inicia-se com muita chuva e vento. Saiba onde e até quando!
Apesar de a primavera climatológica já ter começado (no dia 1 de Março), o estado de tempo continua digno de inverno. Esta semana será diferente? Veja aqui!
Como foi referido na nossa anterior previsão, havia uma grande probabilidade de chuva para a semana que amanhã se inicia. Assim, e tal como podemos observar no mapa acima, a precipitação deverá voltar ao país nas últimas horas do dia de hoje, domingo, e permanecer, pelo menos, durante o dia de amanhã, ainda que com mais concentração na faixa litoral, entre Viana do Castelo e Aveiro, podendo alastrar-se para sul, ainda que em pouca quantidade.
Segunda-feira com chuva e vento
Como referimos, o dia de amanhã será, na sua maioria, chuvoso, mas também poderá contar com vento moderado a forte, tal como tem sucedido nos últimos dias.
Quanto às temperaturas, as mínimas podem variar entre os 2 ºC, no distrito da Guarda, e os 10 ºC nos distritos de Faro, Lisboa e Viana do Castelo, e as máximas podem atingir os 8º C na Guarda (sendo esta a temperatura mais baixa), e os 18 ºC em Faro, seguidos de 17 ºC para Lisboa.
Contudo, e apesar de o início desta semana ser marcado por tempo adverso, estima-se que a partir de terça-feira a chuva abandone o território, pelo menos, por enquanto.
Terça-feira, a chuva vai, mas o frio intensifica-se
Terça-feira deverá amanhecer sem chuva, com céu parcialmente nublado na maior parte do país, apesar de contar com boas abertas em vários distritos do Norte e Centro e céu limpo no Sul. O vento deverá, também, diminuir de velocidade em todo o país.
Contudo, denotar-se-á uma ligeira diminuição das temperaturas, tanto máximas como mínimas, um pouco por todo o país. Desta forma, a mínima mais baixa deverá ser de -1 ºC para a Guarda, seguido de 0 ºC para Bragança e de 1 ºC para Castelo Branco.
Já as máximas não deverão ultrapassar os 8 ºC na Guarda, os 10 ºC em Bragança e os 14 ºC em Castelo Branco, sendo que a mais elevada deverá ser registada a sul, no distrito de Faro, onde os termómetros podem alcançar os 17 ºC.
Como podemos observar no mapa acima, as temperauras estão, em alguns locais do país, 6 ºC abaixo do normal para a época, apesar de no interior esta anomalia não seja tão significativa, podendo, por vezes, estar acima da média.
As temperaturas observadas são referentes às 6h da manhã do dia 5 de março, terça-feira.
Quarta-feira, haverá alguma diferença no estado de tempo?
À semelhança de terça-feira, quarta não deverá contar com chuva, apesar de poder haver uma intensificação da nebulosidade no Norte e Centro do país, sendo que mesmo no sul, as nuvens poderão estar de volta, e o vento poderá voltar a acelerar, ainda que de forma pouco significativa.
Em relação às temperaturas, volta a denotar-se uma descida das mesmas, mas desta vez, com mais incidência para a faixa litoral e para o sul do país. Santarém poderá contar com 2 ºC de mínima e 15 ºC de máxima, Beja e Coimbra podem registar 3 ºC de mínima e 17 ºC e 16 ºC de máxima, respetivamente. O distrito do Porto pode contar com 4 ºC de mínima e 14 ºC de máxima. Mesmo assim, os distritos do interior Norte e Centro serão os mais frios, com a Guarda a registar -1 ºC de mínima e 9 ºC de máxima.
E os arquipélagos?
Os Açores podem contar com chuva no grupo oriental no início da semana, podendo esta alastrar-se para os outros grupos, na terça-feira. Também se denota uma descida das temperaturas, principalmente das mínimas, onde na quarta-feira deverão descer até aos 9 ºC em Angra do Heroísmo e Santa Cruz da Graciosa, sendo que as máximas poderão ser de 13 ºC e 14 ºC, respetivamente.
Quanto à Madeira, o cenário é idêntico. Poderá chover ao longo dos próximos dias, na ilha principal, e as temperaturas mínimas também poderão descer de forma gradual, atingindo os 10 ºC na Calheta, seguidos de 11 ºC em São Vicente. Já as máximas deverão atingir os 17 ºC e os 19 ºC, respetivamente, e o Funchal poderá registar 20 ºC de máxima, também na quarta-feira.
A semana manter-se-á assim?
Posto isto, a semana terá um início chuvoso que se transformará em dias mais secos e frios, mas, os nossos modelos mostram que a partir de quinta-feira o cenário pode voltar a mudar, com a vinda de mais chuva, contudo, tendo em conta a distância temporal, aconselhamos a consultar a nossa previsão com regularidade, para estar a par das mudanças.