Tempo em maio em Portugal: chuva e trovoada ou impõe-se o calor?

Normalmente, o mês de maio é caracterizado por uma grande variabilidade e irregularidade meteorológica. Tanto ocorrem dias de sol e muito calor, como dias com amplitudes térmicas significativas, ou até mesmo outros repletos de aguaceiros e trovoadas. Confira a previsão mensal para Portugal continental!

previsão do tempo; meteorologia; maio; portugal
O tempo em maio de 2022 em Portugal, como será? Mais chuva e trovoada, ou o sol e o calor ganharão terreno?

Março “vestiu-se” de inverno, abril tem sido muito variável, fazendo lembrar a climatologia típica do mês de fevereiro, e agora resta tentar perceber como se vai comportar o mês de maio. Os meses de primavera (março e abril) e, previsivelmente maio, têm sido muito mais instáveis e chuvosos do que o inverno extremamente seco e anormalmente quente que tivemos, devido, essencialmente, a dois motivos: enfraquecimento dos ventos fortes que rodeiam o ar frio em latitudes altas e o fenómeno do aquecimento súbito estratosférico, de tal maneira que o ar frio armazenado durante o inverno inteiro no círculo polar conseguiu soltar-se e penetrar em latitudes mais baixas.

Também temos estado à mercê da evolução do La Niña no Pacífico central, que por norma deixa um tempo quente e seco em Portugal continental e Espanha, no entanto, até agora quem vai “ganhando a batalha” é a rutura do vórtice polar. Este comportamento do vórtice polar “empurrou” mais chuva para o nosso país, o que atenuou ligeiramente a grave seca em que estamos mergulhados. Abaixo segue a previsão do tempo para o mês de maio de 2022 em Portugal continental, com a análise comparativa dos mapas de prognóstico do Centro Europeu (ECMWF) e do Americano (NOAA).

O modelo Europeu prevê semanas amenas e com pouca chuva

O nosso modelo (Meteored ECMWF) prevê temperaturas ligeiramente mais altas do que o habitual em maio, dividindo o país em três “franjas”. A mais ocidental, e que compreende a linha de costa entre o distrito de Viana do Castelo e Faro, antecipa valores térmicos dentro da normal climatológica de referência.

anomalia temperatura; portugal;
O nosso mapa de anomalia térmica antecipa um maio ligeiramente mais quente do que o normal em quase todo o país.

Contudo, existem sinais estatisticamente significativos e indicativos de anomalia positiva (mais calor do que o normal) para a porção central do território (temperaturas até 1 ºC acima do habitual). A maior parte do território continental deverá registar valores térmicos ligeiramente acima do normal. Por último, para a faixa do território mais distante do mar, ou seja a mais oriental e situada no interior perto da fronteira com Espanha, desde Bragança até Évora, prevê-se valores de temperatura até 1,5 ºC acima do habitual.

Para os Açores prevê-se temperaturas dentro do normal e menos chuva do que o habitual, ao haver anomalia de precipitação negativa. Na Madeira, o mesmo cenário no que concerne às temperaturas, havendo pouca oscilação e variabilidade térmica ao longo do mês. Quanto à chuva prevê-se valores inferiores ao normal na metade ocidental da ilha e dentro do habitual na metade oriental.

anomalia de precipitação; portugal
O padrão pluviométrico de maio, projetado pelo modelo europeu, revela níveis inferiores ao habitual para a chuva, algo que contrasta com o previsto pelo modelo americano.

No que diz respeito à precipitação os mapas antecipam menos chuva do que o habitual de norte a sul de Portugal continental. As anomalias negativas serão, em geral, entre -5 e -20 mm do que o normal. Contudo, o destaque vai para o Minho, Área Metropolitana do Porto e uma pequena porção da Região Centro (Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Leiria) onde a pluviosidade total acumulada em maio poderá ser de até -30 mm.

Este cenário sugere o aparecimento de um anticiclone de bloqueio ou uma poderosa crista estacionária em todo o sul da Europa e no Mediterrâneo, com depressões e frentes a circular em latitudes muito altas, sem descartar ondulações pontuais do jato.

A meteorologia de maio de 2022, de acordo com a NOAA

Por outro lado, o modelo americano prevê um mês de maio com o tempo típico para a época do ano. Não antecipa nenhuma anomalia significativa no que diz respeito à temperatura e à precipitação, e, sendo assim, o cenário mais provável será o de um tempo variável: dias mais estáveis e soalheiros, a alternar com outros mais instáveis, e com aguaceiros vespertinos a ganhar protagonismo, frio matinal e horas centrais do dia a apelar ao uso de manga curta.

O modelo americano salienta valores “normais” de chuva e temperatura para maio. Por norma, em maio já faz calor em Portugal continental, especialmente durante as horas centrais do dia, com máximas que superam regularmente os 20 ºC, podendo atingir ocasionalmente os 25 ºC e mesmo os 30 ºC, sobretudo no interior, nas regiões das Beiras, Alentejo e Algarve. Em relação à chuva, não há nada que sugira um padrão fora do comum, contudo, maio costuma ser bastante chuvoso, ainda que com o predomínio de aguaceiros e trovoadas de carácter irregular.