Tempo em Dezembro: como poderá ser?
Será que teremos outro mês chuvoso, repleto de trovoadas, frio e muito vento? Parece que Dezembro arrancará com tempo seco e temperaturas acima do normal. Espreite a previsão mensal!
De acordo com o modelo ECMWF, os mapas apontam para o retorno do Anticiclone dos Açores no arranque do mês de dezembro, o que se traduzirá num aumento significativo da pressão atmosférica, significando isto o estabelecimento de tempo mais estável, com pouca ou nenhuma precipitação e subida das temperaturas, sendo que caso se confirme este cenário, esteja acima do normal para o período. O anticiclone dos Açores estará de volta, enviando novamente a instabilidade para norte e o frio para leste, situação típica de inverno.
Volta em força o anticiclone pelo que o mês de Natal começará seco de norte a sul, ainda que possam ocorrer alguns aguaceiros fracos no Minho este sábado, mas sem grande importância. As temperaturas vão estar acima da média para a época, podendo mesmo aproximar-se dos 20°C no sul do país, em particular no Algarve, dos 18 °C em Lisboa, 17 °C no Porto, valores bastante acima das normais climatológicas que dezembro costuma apresentar.
Precipitação e temperatura ao longo do mês
Para os amantes de neve e inverno, estão com pouca sorte uma vez que a previsão está mais favorável para os que adoram sol. Aliás no Algarve estão previstas temperaturas de 20 ºC nos primeiros dias de dezembro com bastante sol, tratando-se de um exclusivo na Europa!
Na primeira semana de dezembro prevê-se que a probabilidade de precipitação total semanal seja inferior ao normal, especialmente nas Regiões Centro e Sul. Na segunda semana, a probabilidade de que os valores de precipitação total semanal sejam inferiores ao normal aumenta ainda mais, afetando todo o território continental.
Na terceira semana não se prevê grande alterações no estado de tempo, mantendo-se a atmosfera numa linha de padrão atmosférico bastante estável, pelo que no que toca a episódios chuvosos ou descida de temperaturas em contraste com as semanas anteriores, não deverá acontecer dada a estabilidade do tempo. Na última semana os valores de precipitação previstos deverão mais uma vez ser inferiores aquilo que costumam ser.
Quanto à temperatura média semanal, prevê-se que na primeira semana de dezembro ela se estabeleça com uma anomalia positiva de 1 ºC a 3ºC para todo o território, significando isto que a probabilidade de ser superior ao normal é bastante significativa. Na segunda semana esta previsão mantém-se, sendo que na terceira semana do mês não existem dados estatisticamente significativos que apontem para uma alteração relevante no possível estado de tempo. Na última semana os valores de temperatura média semanal deverão manter-se na linha dos manifestados nas semanas anteriores.