Tempo de sol e calor, volta a mudar: o que vem aí?
A atmosfera em Portugal continental tem estado muito quente, soalheira e estável. A segunda metade do mês de maio providenciou, até agora, vários 'banhos de sol'. Mas o tempo volta a mudar em breve. O que vai acontecer? Confira a previsão aqui!
O tempo em Portugal continental tem sido quente, estável e muito soalheiro. Na última semana, o calor e a calma anticiclónica, que tiveram continuidade no fim de semana, ontem e hoje, prolongaram-se no tempo cronológico. Apesar de uma evidente variabilidade na intensidade do vento, o tempo quente, mas sobretudo muito seco, com pouca humidade e por vezes, alguns períodos de maior nebulosidade, vai continuar por mais alguns dias.
No entanto, há mudanças a caminho na atmosfera que abrange o nosso país. Por agora, persistirá um predomínio barométrico de altas pressões, de temperaturas elevadas, com anomalia térmica positiva evidente. As temperaturas, sobretudo as máximas, têm contribuído para este calor anómalo na reta final de maio. Estamos às portas do verão climatológico e numa altura em que, de acordo com as cartas sinóticas, a atmosfera deverá voltar a mudar de face. O que acontecerá ao tempo, muito em breve?
Sol, praia e mar em tempos de pandemia
O vento, proveniente dos quadrantes Norte, Este e/ou Sul, vai continuar a soprar com alguma intensidade. Soprará moderado, por vezes forte e com maior incidência, sobretudo, nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, metade ocidental do Algarve, terras altas do Norte, Centro e Sul.
As temperaturas, que têm sido elevadas, vão continuar a mostrar valores bem acima da normal climatológica de referência. Estaremos numa onda de calor? De facto, territórios que possuem litoral como o distrito do Porto, atingiram hoje os 30 ºC, e outros distritos, como o de Leiria ou de Beja, fizeram com que o termómetro alcançasse os 33 ºC e 34 ºC, respetivamente.
Usufrua deste tempo ‘agradável’ o máximo que puder, uma vez que teremos trovoada, possivelmente ‘seca’ a caminho, bem como alguns chuviscos a partir da próxima sexta-feira, dia 29. Hoje mesmo já surgiram nuvens de trovoada em alguns territórios como vemos na imagem abaixo. A tendência da Meteorologia até quinta-feira, dia 28 de maio, será de tempo soalheiro e pouco nublado, embora com alguma instabilidade dispersa, na generalidade da geografia lusa.
Tempestade a caminho?
Na sexta-feira, isso muda, antecipando-se um fim de semana, de novo tormentoso, em termos meteorológicos. A atmosfera deverá voltar a fazer ressoar o ribombar dos trovões! Os núcleos de trovoada previstos, de momento, incidirão sobretudo, no interior Norte e litoral Centro (Coimbra) do país, e mais localizados na região Centro, segundo o modelo ECMWF.
Nestes tempos de Covid-19 aproveite o tempo meteorológico, use e abuse do protetor solar para proteger dos raios UV, e ‘escape’ para a natureza. Afinal, o sol ainda está aí para ‘dar e vender’ durante mais algum tempo!