Tempo da próxima semana em Portugal: uma “imparável” nortada, alguns chuviscos e frescura atlântica, até quando?

O tempo da próxima semana em Portugal prevê-se marcado por uma forte nortada que, persistente, acentuará a sensação térmica de frescura. Há possibilidade de chuviscos e, o calor, aumentará efemeramente. Quando? Eis a previsão!

previsão do tempo; nortada; frescura; verão; Portugal;
A nortada será um dos elementos meteorológicos a assumir o protagonismo do estado do tempo na última semana de julho em Portugal continental, ao soprar com moderada a forte intensidade.

Este fim de semana prevê-se caracterizado por uma subida da temperatura máxima no sábado (22), sobretudo nas Regiões Norte e Centro de Portugal continental. Já para domingo (23), espera-se que uma boa parte do nosso país registe uma ligeira descida da temperatura máxima, em particular no Norte e no Centro, contudo, ao invés, o Baixo Alentejo e o Algarve deverão sofrer uma suave subida térmica.

Espera-se que a nortada continue a persistir, com moderada a forte intensidade, sendo especialmente expressiva durante a tarde e em específico nas áreas geográficas a sul do Cabo da Roca, Barlavento Algarvio e terras altas. Nestas regiões as rajadas poderão alcançar 65 km/h. Ao contrário desta sexta (21), o fim de semana não registará chuva, apesar de alguma nebulosidade matinal que depois dará lugar a céu pouco nublado ou limpo no resto dos dias de sábado (22) e domingo (23).

Primeira metade da próxima semana: começa fresca e depois aquece

Neste fim de semana e nos primeiros dias da próxima semana, o padrão de circulação atmosférica que tem condicionado o estado do tempo em Portugal continental e Espanha vai repetir-se. Ao passo que o poderoso anticiclone em altitude que trouxe calor extremo a várias regiões de Espanha e a outros países da Europa do Sul e Mediterrânica continuará completamente à margem do nosso país, espera-se que um vale depressionário fique praticamente “estacionado” no Noroeste da Península Ibérica.

Em Portugal, isso traduzir-se-á em muita nebulosidade matinal e/ou noturna, chuviscos ou chuva fraca, pouco frequente, provavelmente na segunda (24) e no litoral a norte do Cabo da Roca, podendo alcançar o interior - especificamente as serras do extremo norte. De acordo com o nosso modelo de referência (ECMWF), as temperaturas vão exibir valores normais ou abaixo da média em praticamente toda a nossa geografia continental na última semana de julho (24-30).

Assim, este panorama à escala sinóptica não irá mudar muito nos próximos dias (segunda, dia 24, terça, dia 25 e quarta, dia 26), apesar de alguns pequenos movimentos a escalas mais pequenas que resultarão, por exemplo, na precipitação fraca já acima referida, em particular no Noroeste de Portugal, mas também na manutenção da frescura estival - massas de ar atlânticas e vale depressionário - acentuada pela nortada e com reflexo na descida generalizada das temperaturas.

Além das frescas massas de ar atlânticas e da nebulosidade - que durante parte dos dias não permite um aquecimento tão grande do ar e a consequente subida da temperatura do ar - o facto de o anticiclone dos Açores estar mais fraco e a oeste do que o normal, também contribui para o facto de estarmos até agora a viver um julho relativamente fresco/normal do ponto de vista térmico, sobretudo no litoral de Portugal.

Calor previsto para quinta-feira, dia 27: subida temporária das temperaturas à vista?

A incerteza na previsão meteorológica aumenta com a distância temporal e, como para quinta-feira (27) ainda faltam vários dias - praticamente uma semana - é difícil saber que temperaturas estarão nesse dia.

No entanto, de acordo com as últimas atualizações do modelo Europeu, quinta-feira (27) poderá ser um dia significativamente mais quente em relação àqueles que o precederam, ainda que não esteja prevista uma situação de calor excessivo.

temperatura; calor; verão; previsão do tempo; Portugal
Para a próxima quinta-feira, 27 de julho, o calor poderá assumir algum destaque nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Algarve, com previsão de temperaturas máximas no intervalo dos 35 ºC a 38 ºC.

Os valores térmicos poderão pontualmente superar a média climatológica de referência nesse dia, em particular na Beira Baixa, Alentejo e Algarve (máximas entre 35 ºC e 38 ºC), sendo que no resto do país rondariam os valores normais.

Ainda assim, os dias seguintes, de sexta (28) em diante seriam marcados por uma normalização térmica, dentro da média para julho, daí a efemeridade do calor que se prevê que possa ocorrer na quinta (27).