Tempo húmido e ‘cinzento’, até quando vai estar assim?

O tempo em Portugal tem estado instável e muito húmido nos últimos dias. Ao largo de vários países europeus, como Espanha, França e Reino Unido, a depressão Nadine tem deixado chuva e ventos fortes. O que está a acontecer no nosso país? Saiba a previsão do tempo aqui, connosco!

praia Algarve sol nuvens chuva junho tempo
O tempo em junho tem estado altamente variável. O que vai acontecer nos próximos dias?

O vento predominante de Oeste ou Noroeste, por vezes do quadrante Sul, consoante as regiões e diferentes topografias, vai continuar a alimentar a atmosfera que vamos sentir em Portugal ao longo destes próximos dias. Nalguns casos, o tempo estará ameno, suave e pouco chuvoso, como é o caso do vento Sul, que sopra, fraco a moderado, para as Ilhas da Madeira.

Neste mundo, que já se pode considerar ‘pós-pandémico’, Portugal continental e Ilhas estão a experienciar um atípico mês de junho, que faz lembrar o de 2018. A chuva de junho, faz lembrar a instabilidade de abril ou o ‘frio de rachar’ do mês de janeiro e, por isso mesmo, a lareira já foi acesa, em vários pontos do país, desde Montalegre, passando por Coimbra ou até mesmo em Portalegre.

Enfim, a tormentosa depressão que deixou chuva e ventos fortes em Espanha, sobretudo na metade Norte, no Reino Unido, França e Irlanda nos últimos dias, também está a afetar o nosso retângulo à beira-mar plantado, ainda que de forma muito mais ‘suave’.

O tempo na geografia continental nos próximos dias

O Sol regressa a grande parte do território continental no próximo domingo, dia 14. Quanto à chuva, por vezes moderada a forte, e até intensa, como a que ocorreu hoje entre o meio-dia e as 13h, vai continuar, amanhã, sábado, dia 13.

A nebulosidade continuará a pairar, ainda durante o dia de amanhã em toda a geografia luso-continental, exceto no Noroeste Minhoto e em partes do Porto e do Douro Litoral.

Com base no modelo ECMWF, nosso modelo de maior confiança e fiabilidade, por lá, as nuvens ainda continuarão durante boa parte da jornada dominical. O sol aparecerá a espaços, mas sempre com pendor para uma enorme variabilidade atmosférica.

O tempo nas Ilhas

Na Região Autónoma dos Açores o tempo adverso vai evidenciar-se ao longo dos próximos dias. Entre 13 e 17 de junho, uma depressão vai passar ao largo desse Arquipélago, atingindo Grupos Oriental, Central e Ocidental.

Quanto à Região Autónoma da Madeira, o vento soprará de Sul – Sudeste, com menor intensidade que no continente e nas Ilhas dos Açores. Já sabe, para previsões meteorológicas sempre atualizadas para Portugal, as Ilhas dos Açores e da Madeira, e para o Mundo, não se esqueça, consulte o nosso site!