Tempestade Olivier em Portugal: IPMA emite aviso amarelo de precipitação para estes 10 distritos

Chuva, trovoada e granizo serão os principais efeitos da tempestade Olivier em Portugal continental, a partir das próximas horas. Conheça as áreas mais afetadas.
Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal estão sob aviso amarelo, devido à precipitação, que poderá ser acompanhada de trovoada. Este permanecerá em vigor até às 21h de hoje.
No geral, este dia contará com alguma nebulosidade e com suspensão de poeiras, que aliadas à chuva prevista, resultará em chuva de lama. Poderão haver períodos de chuva forte, especialmente nos distritos sob aviso amarelo, não descartando episódios de chuva fraca noutros locais da região Centro.
O IPMA lançou avisos também para amanhã, sexta-feira
Amanhã, sexta-feira, a chuva poderá abranger praticamente todo o território, especialmente a partir das primeiras horas da tarde, onde as regiões Centro e Sul poderão registar períodos de chuva forte e trovoada.
Já foram emitidos avisos amarelos devido à precipitação, que poderá ser acompanhada de granizo e trovoada, para os distritos de Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal. Este estará em vigor entre as 12h e as 18h, à exceção de Faro, cujo aviso entra em vigor à meia-noite e permanecerá até às 6h.

Faro também estará sob aviso amarelo devido à agitação marítima. Este entrará em vigor às 3h do dia 11 e permanecerá até às 12h do mesmo dia. Todos estes avisos estão relacionados com a aproximação da tempestade Olivier ao território continental.
O fim de semana poderá ser de contrastes
No sábado, esperam-se alguns períodos de chuva dispersa na região Centro, durante a madrugada, devendo, nas primeiras horas da manhã concentrarem-se na faixa litoral e interior, com tendência a intensificarem-se ao longo das horas, especialmente nas regiões Norte e Centro.
Para o domingo de Ramos, esperam-se alguns períodos de chuva fraca na faixa litoral, durante a madrugada. Ao início da tarde esta poderá ser moderada em vários pontos do Centro e Sul do país, devendo dissipar-se ao final do dia.
Esta instabilidade deverá manter-se no arranque da próxima semana, com chuva no Norte do país, a partir das primeiras horas da tarde de segunda-feira, que poderá abranger outras regiões do continente nas horas seguintes.