Tempestade Olivier afeta Madeira amanhã e quinta-feira com aguaceiros. Continente também estará exposto a esta depressão

A tempestade Olivier vai afetar o arquipélago da Madeira na quarta e na quinta-feira, 9 e 10 de abril, provocando aguaceiros pontualmente fortes. Nos dias seguintes Olivier deslocar-se-á em direção a Portugal continental. Saiba a previsão completa!

Esta terça-feira, 8 de abril, o estado do tempo continuou a ser dominado pela estabilidade atmosférica, com um ambiente seco e soalheiro em grande parte da nossa geografia, embora no arquipélago da Madeira já tenham surgido, hoje de manhã, as primeiras mudanças geradas pela aproximação da tempestade Olivier (a 15ª depressão atlântica de grande impacto da temporada 2024/2025).

Ao longo da manhã de hoje a passagem de uma grande frente fria trouxe aguaceiros localmente fortes, ocasionalmente acompanhados de trovoada, sobretudo na Costa Sul e nas Regiões Montanhosas da Ilha da Madeira.

Efeitos prováveis da passagem da tempestade Olivier pelo arquipélago da Madeira

Amanhã - quarta-feira, 9 de abril - a tempestade Olivier irá aproximar-se vertiginosamente do arquipélago da Madeira. Embora esta depressão não afete diretamente o arquipélago, os aguaceiros gerados no bordo leste de Olivier serão suficientes para causar condições meteorológicas instáveis nesta Região Autónoma portuguesa.

Preveem-se mais de 20 mm de precipitação acumulada até ao final do dia de quinta-feira, 10 de abril, em várias zonas da Ilha da Madeira (zonas manchadas em tons arroxeados).

Este episódio de chuva e aguaceiros, geralmente fracos, mas pontualmente moderados a fortes, deverá começar ao início da tarde de quarta-feira (9), por volta das 13:00, surgindo de forma irregular em termos de distribuição espacial, e de maneira intermitente ao longo do tempo até ao final do dia de quinta-feira (10). Numa fase inicial será mais provável e frequente na metade ocidental da Ilha da Madeira.

Porém, espera-se que ao início da noite a instabilidade se alastre a toda esta geografia insular. As localidades potencialmente mais regadas pela precipitação até ao final do dia de quinta-feira (10) no arquipélago da Madeira são: Seixal, São Vicente, Ponta do Sol, Jardim da Serra e Curral das Freiras. Estão previstos mais de 20 mm de chuva acumulada para as próximas 48 horas.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao novo canal WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

O IPMA não emitiu qualquer aviso para a Região Autónoma da Madeira, apesar do risco de precipitação pontualmente forte à escala local, sobretudo na primeira metade do dia de quinta-feira, 10 de abril. Provavelmente tal dever-se-á ao facto de o reflexo à superfície da tempestade Olivier não se prever tão expressivo na Madeira, como por exemplo, para o arquipélago do nosso país vizinho - as Canárias.

Destaque-se ainda o vento fraco, que soprará maioritariamente do quadrante Leste nas próximas 48 horas na Região Autónoma da Madeira, bem como a pequena descida das temperaturas mínimas.

A tempestade Olivier vai condicionar o tempo em Portugal continental

Ao longo do dia de quinta-feira (10) prevê-se que a tempestade Olivier se desloque gradualmente para norte, em direção ao su-sudoeste de Portugal continental. Como já foi referido, ainda haverá aguaceiros, geralmente fracos na Região Autónoma da Madeira na quinta (10), sendo mais prováveis, frequentes e de moderada a forte intensidade na manhã desse dia. A precipitação terá tendência a diminuir no arquipélago durante a segunda metade de quinta-feira, 10 de abril.

As primeiras 12 horas de quinta-feira, 10 de abril, são aquelas em que se prevê o período de maior instabilidade gerado pela passagem (indireta) da tempestade Olivier pelo arquipélago da Madeira.

A nebulosidade crescerá sobre o território de Portugal continental e a atmosfera começará a dar sinais de iminente instabilidade. Ao longo da tarde ocorrerão aguaceiros fracos e muito dispersos no Norte e Centro-Norte, geralmente a sul do rio Douro, mas por vezes a norte deste curso de água. Porém, é no Algarve e em outras zonas situadas a sul do rio Tejo que os aguaceiros se tornarão mais intensos ao final da tarde graças à aproximação da tempestade Olivier.

Está à vista um novo episódio de aguaceiros e trovoadas, que provavelmente se prolongará por sexta e sábado, 11 e 12 de abril, afetando, em maior ou menor medida, todo o território do Continente.

No entanto, é preciso realçar que a precipitação do tipo convectivo é normalmente intermitente, isto é, não vai estar sempre a chover, podendo inclusive haver abertas e períodos soalheiros em alternância com períodos em que o tempo estará mais tempestuoso. Os mapas indicam uma probabilidade razoavelmente elevada de este estado do tempo variável, instável e húmido se arrastar para os primeiros dias da Semana da Páscoa 2025.