Tempestade Nuria atinge Portugal continental na próxima madrugada: conheça os efeitos e as zonas mais afetadas

Chuva, vento e agitação marítima serão os efeitos da tempestade Nuria em Portugal nas próximas horas. Todos os distritos e o arquipélago da Madeira estão sob aviso amarelo.
O dia de hoje contará com aguaceiros dispersos, com tendência a concentrarem-se nas regiões Centro e Sul, à medida que as horas passam. Contudo, na próxima madrugada, e devido à aproximação da tempestade Nuria ao continente português, dar-se-á um agravamento no estado de tempo.
O continente e o arquipélago da Madeira estão sob aviso amarelo
O IPMA já ativou avisos amarelos para todo o país, à exceção dos Açores, devido à chuva, vento e agitação marítima. Estes deverão permanecer em vigor, no máximo, até à meia-noite de sábado, dia 5.
Na Madeira, à exceção das Regiões Montanhosas que estão sob aviso amarelo devido ao vento desde as 10:47h de hoje e permanecerão até à meia-noite, a Costa Norte, Costa Sul e Porto Santo encontram-se sob aviso amarelo devido também ao vento, que fica em vigor igualmente até à meia-noite do dia 4, e à agitação marítima, que deverá permanecer em vigor até às 6h de amanhã, dia 4.

Quanto ao continente, todos os 18 distritos estão sob aviso amarelo devido à precipitação, que poderá ser acompanhada de trovoada, e entrarão em vigor amanhã, dia 4. Os distritos de Beja, Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal estão sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e agitação marítima, sendo que os avisos para chuva e vento estarão ativos a partir das 21h de hoje. Coimbra também estará sob dois avisos amarelos. Um para a precipitação e outro para o vento, que estarão em vigor ao longo do dia de amanhã, dia 4.
Efeitos esperados a partir das últimas horas de hoje
É esperado que nas últimas horas de hoje a chuva comece a intensificar-se na região Sul, subindo em latitude para as restantes regiões nas horas seguintes e persistindo durante boa parte do dia, começando a dissipar-se nas últimas horas da tarde, também de Sul para Norte.
O vento também será protagonista. As rajadas irão aumentar de velocidade de forma significativa nas últimas horas de hoje e durante a próxima madrugada. Estas poderão alcançar os 80 km/h no litoral algarvio e os 90km/h nas cotas mais elevadas da Região Centro, nas primeiras horas de amanhã. Ao longo do dia é expectável que estas se mantenham entre os 60 e os 70 km/h, especialmente no litoral oeste.
Estas condições de tempo deverão estabilizar entre o final do dia de amanhã e a madrugada de sábado, onde se espera um dia com alguns períodos de chuva fraca a moderada, devendo esta dissipar-se ao longo das horas.
No domingo espera-se a chegada de uma nova linha de instabilidade que deverá resultar em chuva em todo o território continental, ainda que esta se dissipe totalmente ao final do dia, dando lugar a um início de semana sem chuva e soalheiro.