Tempestade Herminia: o IPMA lançou avisos laranja para 12 distritos de Portugal continental. Saiba quais, aqui!
À exceção de Évora, Santarém e Portalegre, todos os distritos estão sob aviso amarelo e laranja devido ou à precipitação, ou ao vento forte, ou à agitação marítima ou à neve.
O estado de tempo em Portugal continental poderá mostrar uma acalmia durante o dia de hoje, sábado (25), dando lugar a um dia com boas abertas em boa parte do país.
Vemos a acumulação de precipitação para os próximos dias, onde é percetível a incidência no Norte do país, ainda que a mesma se estenda a todo o país.
Contudo, a partir das últimas horas do dia ou do início da próxima madrugada, a chuva voltará ao continente, acompanhada de vento e agitação marítima. Estes são efeitos associados à mais recente nomeada tempestade Herminia.
Entre domingo e segunda-feira esperam-se períodos de grande instabilidade e já há avisos laranja para vários distritos
A chuva, que dará entrada no nosso território a partir do noroeste, rapidamente se irá estender à restante região Norte, Centro e, possivelmente, Sul. Numa fase inicial, os episódios de chuva deverão ser fracos a moderados no geral, à exceção do Norte, onde poderão ser fortes e persistentes.
Na madrugada de segunda-feira a intensidade da chuva aumenta, especialmente nas regiões Centro e Sul. Nesta última com maior incidência no Alentejo, segundo os nossos mapas.
Com a chuva, volta o vento forte e a agitação marítima. Neste momento, estão 12 distritos sob aviso laranja. São eles Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Braga e Viana do Castelo são, até à data, os únicos com dois avisos laranja cada. Um para precipitação, em vigor das 18h do dia 26, até à meia-noite do dia 27, e outro para agitação marítima, em vigor das 18h do dia 26, até às 6h do dia 28.
Nos restantes distritos, os avisos laranja são para a agitação marítima, onde são esperadas ondas com altura máxima de até 11 metros. Estes avisos entrarão em vigor às 18h de amanhã, dia 26, e permanecerão até às 6h do dia 28, terça-feira.
Quanto ao vento, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estarão sob aviso amarelo entre 26 e 27 de janeiro. Este aviso indica rajadas de vento de até 80km/h, que podem ir até aos 95 km/h nas terras altas.
Também há vários avisos amarelos para a ocorrência de neve
Para além dos avisos supracitados, Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão sob aviso amarelo devido à queda de neve. Este aviso estará em vigor entre as 18h do dia 27, segunda-feira, e as 6h do dia 28.
Nos distritos do Norte, há possibilidade de queda de neve acima dos 900 metros e acumulações a partir dos 1000 metros de altitude. Já nos distritos do Centro, a queda de neve deverá ocorrer acima dos 1000 metros e a acumulação será mais provável acima dos 1200 metros de altitude.
No mapa acima vemos claramente que as regiões montanhosas do Norte e Centro, especialmente do Norte, deverão acumular até mais de 15 cm de neve nos próximos dias. Ainda assim, caso as previsões se mantenham, as temperaturas deverão diminuir o que, aliado à ocorrência de precipitação, poderá resultar em acumulações acima dos 20 cm até à reta final da semana. Ao que tudo indica, a maior acumulação será no Norte do país.
E os arquipélagos?
Em relação ao arquipélago da Madeira, há avisos amarelos para a agitação marítima na Costa Norte e para o Porto Santo, que prevêm ondas de noroeste com entre 4 a 5 metros de altura. Estes estarão em vigor entre as 6h do dia 27 até às 7h do dia 28.
No arquipélago dos Açores, os grupos Ocidental e Central encontram-se sob aviso amarelo para agitação marítima e vento, enquanto o grupo Oriental estará sob aviso amarelo para a agitação marítima. Aqui os primeiros avisos entram em vigor às 00:00h do dia 26 e terão duração máxima até às 12h do dia 27.