Tempestade Daniel não será a única em Portugal esta semana
Os primeiros dias de mais uma semana chuvosa serão marcados pela tempestade Daniel. A chuva será abundante em todo o país, para além das fortes rajadas de vento. Saiba tudo aqui!

Dezembro tem sido um mês bastante húmido. À exceção da primeira semana que foi soalheira e seca, a principal protagonista da atmosfera tem sido a chuva, acompanhada às vezes pelo vento forte.
A semana arranca com tempo adverso provocado pela chegada da tempestade Daniel, (nomeada em primeira mão pela AEMET), fazendo disparar os avisos meteorológicos de risco moderado para todo o país. As próximas horas serão de chuva intensa, ventos fortes e agitação marítima, para além da formação de gelo e neve.
Precipitação forte e persistente em todo o país
A tempestade Daniel tem origem num centro de baixa pressão que tem estado a entrar em força a partir do Minho. O modelo ECMWF prevê muita chuva de norte a sul do país, desde Melgaço e Miranda do Douro, até Faro. Sem exceções. As primeiras chuvas já caíram hoje e vão continuar a cair. Ainda assim, pela tarde devem começar a abrandar o ritmo. Amanhã, Daniel só será notícia por causa da agitação marítima.
Os arquipélagos da Madeira e dos Açores também vão registar acumulados interessantes de chuva, nomeadamente no Funchal e em Ponta Delgada.
Esta semana são notícia em #Portugal as #tempestades que vão deixar chuvas localmente fortes e persistentes ️
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) December 16, 2019
Destacam-se os dias 16, 18 e 19 de dezembro ️
Minho acumulará até 95 l/m2... e o Algarve atingirá pelo menos 40 l/m2!
️ Mais mapas em: https://t.co/YgFQCwYoPu pic.twitter.com/B8q86sUfzP
O vento também se vai destacar, sobretudo nos distritos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco, e toda a região do Alentejo e do Algarve. Está aviso amarelo devido ao vento forte de Sul com rajadas máximas entre 80 e 100 km/h.
Neve e mar agitado
A potência do Daniel já desencadeou avisos meteorológicos em toda a nossa geografia. Na costa ocidental de Portugal continental, vigora o aviso amarelo devido à ondulação marítima de noroeste, com ondas entre 4 e 5 metros de altura. Esta situação também se aplica à costa algarvia, devido às ondas que podem chegar aos 5 metros de altura, por causa da tempestade se localizar mais a sul do que o habitual.
Recorde-se também que as temperaturas provocadas pelo surgimento da Daniel serão baixas, as típicas desta época. Assim, deverá nevar nas próximas horas, com cota entre os 1000 e os 1400 metros de altitude no noroeste peninsular, com possibilidade de baixar até aos 800 metros durante o dia de amanhã.
Nas próximas horas em #Portugal continental vai cair #neve e gelo, aviso amarelo vigora até às 03h de 17 de dezembro ️
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) December 16, 2019
O #ECMWF estima que atinja algumas localidades do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Interior ️
️ Consulte mais mapas em: https://t.co/3eR5ice3Kt pic.twitter.com/YVnU5DvV0p
A chegada de Daniel traz boas notícias, porque vai descarregar acumulados de chuva interessantes nos territórios mais necessitados, como Alentejo e Algarve. Assim, segundo projeta o modelo Europeu de previsão, esta tempestade vai deixar água em todo o território continental, com as regiões Norte e Centro em destaque.
Nova tempestade a caminho?
Amanhã a chuva dá tréguas, sendo o único dia sem chuva, apesar da nebulosidade densa e do elevado teor de humidade. Aliás, Daniel não será a única tempestade que nos vai afetar esta semana. A partir de quarta-feira espera-nos uma nova vaga de chuvas desencadeadas por diversas frentes atlânticas que poderão estender-se até ao fim de semana. As chuvas e o vento forte deverão ser acompanhados de trovoada e possivelmente granizo. O Inverno chegou!