Temperaturas extremas em Portugal: porquê e até quando?
A temperatura, em Portugal Continental, tem sido bastante elevada nos últimos dias, o que já deu origem a vários avisos, que neste momento cobrem todo o território, sendo que 12 deles são avisos vermelhos. Estes deverão manter-se até ao final do dia de amanhã.
As máximas esperadas para esta semana podem chegar aos 45ºC no distrito de Santarém. No entanto, a maior parte dos distritos pode chegar e ultrapassar os 40ºC. Apenas Viana do Castelo, Porto e Faro deverão manter-se entre os 32ºC e 35ºC. (Estas informações estão em constante atualização, pelo que nem sempre é possível ser assertivo, devido ao timing.)
Este cenário que está a afetar várias cidades europeias, deve-se essencialmente, ao anticiclone dos Açores associado a um fluxo de leste enquadrado neste centro de alta pressão, que transporta ar quente e seco para a Europa.
Não obstante, a depressão que está a causar trovoada seca em alguns locais do país, e que poderia contribuir para uma diminuição da temperatura, moveu-se para sul e entrou nesta circulação de ar quente e seco, o que favoreceu ainda mais o transporte desta massa de ar.
Espera-se que entre sábado e domingo, as temperaturas comecem a baixar, principalmente no norte do país, contudo, poderão voltar a aumentar de novo a meio da próxima semana.